Manchetes

Análise: Chacina ou Terrorismo em Osasco?

Chacinas foram direcionadas aos “comuns”

Nitidamente orquestradas, as ‘chacinas’ (um plural quase inédito para o mesmo espaço de tempo em Osasco) não escolheu alvos. A gravidade da ação é ainda maior que o simples número frio de baleados e mortos.

Foram atingidos pais de família, trabalhadores, cidadãos comuns; junta-se a eles –em menor número- pessoas com a eterna alcunha de “com passagem”.  Como se justificasse, por si só, a diferenciação.

Depois desta quinta-feira a sensação nos bairros e vilas de Osasco e Barueri estará permanentemente em xeque sobre a segurança de qualquer um, em qualquer lugar, trabalhador ou não.

Dada a efemeridade da mídia, o assunto terá se esgotado das redes de tv e jornais em pouco tempo. Mas a sensação de insegurança permanecerá. Quem revidará primeiro? Qual bar será alvo do próximo ataque? Quantos serão mortos na próxima ação? Osasco, Barueri, Jandira, Itapevi, quais outras?

Pois se os alvos foram aleatórios, direcionados apenas pela zona geográfica, a ação não se trata apenas de mais uma chacina. Trata-se de terrorismo.

O Terrorismo aos comuns.

CMIO – COLETIVO DE MÍDIA INDEPENDENTE DE OSASCO – PLANETAOSASCO.COM

 

 

 

Saiba mais / Entenda o caso

Os assassinatos em série desta quinta-feira causaram forte repercussão em toda a região. Os estabelecimentos da Zona Norte da cidade fecharam as portas imediatamente após a constatação dos crimes.

Bares que comumente estariam abertos em horário alternativo foram os primeiros a fechar as portas, indicando aos seus clientes que deixassem o local com rapidez. O gerente de um posto de gasolina –que pediu anonimato- declarou que encerraria o expediente após ter acesso às mensagens de grupos no WhatsApp.

Fotos dos baleados foram amplamente divulgadas, inclusive com imagens que teriam sido feitas antes da chegada da polícia. A sexta-feira feira começa em Osasco com apelos de paz e justiça.

O Parque Imperial, divisa entre Osasco e Barueri, estava completamente deserto. O Pronto-socorro do Mutinga está com policiamento reforçado. Em outro ponto, no Helena Maria, a GCM montava guarda no pronto-socorro Dr. Osmar Mesquita durante toda a madrugada.

Donos de bares procurados por nossa reportagem sinalizaram que preferem manter as portas fechadas na sexta-feira. A sensação de insegurança tomou conta da cidade.

 

Leia mais;

 

 

Noite sangrenta em Osasco

Nota – A cidade de Osasco registrou na noite desta quinta-feira, 13, uma série de assassinatos em bares e vias públicas. Os informes iniciais dão conta de ações de motoqueiros e um carro preto fortemente armado. Fala-se em “chacinas”.

A avenida Diretriz, no Munhoz Jr.,  teria sido palco do primeiro ataque; cerca de 7 bairros da Zona Norte de Osasco estão sob toque de recolher. A polícia confirma a morte de 13 pessoas e, segundo relatos, mais de duas dezenas de baleados.

Moradores dos bairros do Helena Maria, Munhoz Jr., Vila Menk, Rochdalle, Baronesa, Imperial afirmam ter ouvido tiros. Há relatos confirmados de vítimas encaminhadas ao pronto socorro do Mutinga e posterior transferência aos hospitais centrais da cidade (Hospital Antônio Giglio e Hospital Regional).

Confirmado: bares de toda a cidade encerraram expediente no final da noite, alertando seus clientes e funcionários a tomar cuidado ‘redobrado’ ao andar pelas vias.

A sensação de insegurança aumentou após o compartilhamento em grupos do WhatsApp de uma dezena de fotos de corpos baleados.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Gabriel Martiniano

Jornalista profissional, fundador da Ticketbras e cidadão de Osasco

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax