Manchetes

Trabalhadores protestam contra sistema privado de pensões – no Chile

Via Jornal GGN e Público.pt – Protestos que chegaram a mobilizar mais de um milhão de pessoas no Chile, em 50 cidades do país, pedem que o governo acabe com o sistema privado de pensões, que foi estabelecido durante a ditadura de Augusto Pinochet. O sistema obriga o depósito das contribuições dos trabalhadores em contas que são geridas por entidades privadas e designadas como Administradoras de Fundos de Pensão (AFP).

Os trabalhadores que pedem o fim do sistema privado dizem que ele perpetua as desigualdades, além de não garantir que os aposentados tenham dignidade em sua velhice. A presidente Michelle Bachelet apresentou ao Congresso, nas últimas semanas, propostas para rever o sistema, mas o movimento “No+AFP” considerou as medidas insuficientes.

Leia mais abaixo:

Do Público.pt

Governo de Michelle Bachelet sob pressão para rever modelo estabelecido durante a ditadura militar de Pinochet. Trabalhadores contribuem com 10% dos seus salários, mas em vez do retorno de 70% prometido só estão a receber em média 35% – e em 90% dos casos, as reformas são metade do salário mínimo.
 
Uma jornada nacional de protesto contra o sistema privado de pensões, estabelecido durante a ditadura militar de Augusto Pinochet, mobilizou mais de um milhão de pessoas em 50 cidades do Chile, metade das quais na capital Santiago.
 
Os manifestantes exigem que o Governo acabe com este sistema, que obriga ao depósito das contribuições dos trabalhadores em contas individuais semelhantes a poupanças reforma, geridas por entidades privadas designadas como Administradoras de Fundos de Pensão (AFP). Segundo denunciaram, este é um modelo que “perpetua as desigualdades” e que não garante a dignidade na velhice aos trabalhadores reformados.
 
“Não descansaremos enquanto não conseguirmos que as nossas contribuições para o pagamento de reformas deixem de estar ao serviço dos grupos económicos e passem a estar ao serviço dos seus verdadeiros proprietários: os trabalhadores”, declarou o coordenador do movimento cidadão “No+AFP”, Luis Mesina, citado pela BBC Mundo.
O sistema de pensões privado foi criado em 1981 pelo Governo de Pinochet – abrangendo toda a sociedade excepto as Forças Armadas, a polícia e outras agências de segurança, que mantiveram o seu esquema mais generoso. O sistema é constituído por seis fundos de pensões, que em conjunto gerem activos de 143,5 mil milhões de euros.
 
Quando introduziu o sistema privado, o Presidente Augusto Pinochet garantiu que ospagamentos das pensões equivaleriam a um mínimo de 70% do último salário antes da reforma. Os trabalhadores passaram a contribuir com 10% dos seus vencimentos para os fundos, mas quando alcançaram a reforma não receberam a pensão prometida – estão a receber em média 35% dos salários.
 
Segundo a Fundación Sol, 90% dos reformados chilenos cujos descontos foram depositados em contas geridas pelas AFP recebem pensões mensais inferiores a 154 mil pesos (ou 205 euros), que são cerca de metade do salário mínimo estabelecido no Chile.
 
Sob pressão, a Presidente Michelle Bachelet já tinha apresentado há duas semanas várias propostas de revisão do sistema ao Congresso: a introdução de pagamentos das empresas para o sistema, através da cobrança de uma contribuição de 5% por cada trabalhador; o corte nas comissões dos gestores do sistema e o estabelecimento de uma pensão mínima universal. No entanto, estas mexidas foram consideradas insuficientes pelo movimento “No+AFP”, que não desarma da luta: sem alterações mais significativas, os manifestantes prometem convocar uma greve geral em Novembro.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax