Destaques

Nova remessa da vacina Oxford/AstraZeneca chega ao Rio

Uma nova remessa com 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca chegou ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (23).
Até desembarcar na capital fluminense, a carga de imunizantes percorreu um caminho que começou um dia antes, em Mumbai, na Índia. A entrada no Brasil se deu pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Da capital paulista, após os trâmites alfandegários, o lote seguiu para a Base Aérea do Galeão. Em seguida, as doses foram transportadas em caminhões refrigerados até o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, da Fiocruz, na zona norte carioca.
Em Bio Manguinhos, as vacinas passam por conferência de temperatura e integridade, e recebem etiquetas com informações em português e, depois, são encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.
A previsão é de que as vacinas estejam prontas já na madrugada desta quarta-feira (24) para serem incorporadas ao Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, responsável pela logística de distribuição aos estados.
Esse é o segundo lote importado da Índia. Em janeiro, uma carga com 2 milhões de doses da vacina de Oxford desembarcou no Brasil e a expectativa é que mais 8 milhões cheguem nos próximos dois meses, graças a um acordo entre a Fiocruz, a farmacêutica AstraZeneca e o Instituto Serum, produtor das vacinas no país asiático.
A chegada do imunizante vai permitir a retomada da campanha de vacinação contra a covid-19 na cidade do Rio, interrompida por falta de estoque. O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, disse que a segunda dose está garantida para quem se imunizou na primeira etapa.
A aquisição das doses é uma estratégia paralela à produção local de vacinas pela Fiocruz, a partir do IFA, ingrediente farmacêutico ativo importado da China. A primeira remessa desse insumo já está no Instituto Bio-Manguinhos em quantidade suficiente para produção de mais de dois milhões de doses. A expectativa é de que o Programa Nacional de Imunizações receba o primeiro lote até meados de março.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax