Destaques

Cães e gatos podem ganhar registro em Osasco – WebDiario (Blogue)

Proposta do vereador Ricardo Silva prevê registro de animais por meio de identificação

Ricardo Silva

Ricardo Silva (Foto: Renato Silvestre)

(polí[email protected])

Na Câmara de Osasco, dois projetos sobre direitos e cuidados com os animais devem entrar, em breve, na pauta de votação, todos eles de autoria do vereador Ricardo Silva (PRB). Dentre as medidas previstas está, inclusive, a criação de um sistema de registro de cães e gatos. O parlamentar também indicou a criação de uma gratificação para os médicos veterinários vinculados à prefeitura.

Um dos projetos prevê a criação do Conselho Municipal do Bem-Estar do Animal e do Fundo Municipal do Bem-Estar do Animal. De acordo com a proposta, os dois órgãos ficarão vinculados à Secretaria da Saúde, com atividades desenvolvidas pela secretaria do Meio Ambiente e pelo Núcleo de Controle de Zoonoses.  

O Conselho terá 14 atribuições, que vão desde a promoção e defesa dos “direitos e obrigações vinculadas à proteção da vida animal, opinando e propondo soluções às denúncias sobre questões relativas à violação de tais direitos” à “propor a realização de ações permanentes para campanhas de doação de animais, registro de animais através de identificação eletrônica ou visual, vacinação de animais contra as doenças de espécies específicas e controle populacional através de esterilizações cirúrgicas”, dentre outras.

O Conselho será composto por 12 membros com mandatos de dois anos, sendo cinco representantes da prefeitura; um da Câmara; e seis da sociedade civil. Já os recursos para manutenção do Fundo serão constituídos de doações de pessoas físicas ou jurídicas; valores provenientes de multas aplicadas em decorrência de maus tratos aos animais; doações, auxílios, contribuições, transferências, de entidades nacionais e internacionais governamentais ou não; aplicações financeiras; e convênios, acordos e contratos.

Outro projeto sugerido por Ricardo Silva é a criação de um “menu estático” no site da prefeitura para divulgação de fotos e informações de animais perdidos ou em condições de abandono para adoção. 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax