Destaques

Osasco pode entrar na mira de Janot se proibir discussão de gênero – WebDiario (Blogue)

Leis que proíbem discussão de gênero nas escolas são alvos do procurador geral da República, Rodrigo Janot. Ele já questiona, no STF, leis aprovadas em 7 municípios brasileiros. Em Osasco, vereador Daniel Matias ignorou inconstitucionalidade do projeto e tenta manobras internas para colocá-lo em votação

Rodrigo Janot

Rodrigo Janot (Foto: Divulgação)

(polí[email protected])
 
Ganha força a possibilidade da aprovação do projeto de lei 41/2017, de autoria de Daniel Matias (PRP), levar a Câmara de Osasco a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN). Daniel quer proibir a discussão de gênero nas escolas municipais. O projeto do vereador também pode colocar o Legislativo osasquense em rota de colisão com o procurador geral da República, Rodrigo Janot, que questiona no STF (Supremo Tribunal Federal) leis semelhantes aprovadas em sete cidades brasileiras. O motivo é o mesmo: a proposta é inconstitucional.

A vereadora Régia (PDT), relatora da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal, deu parecer contrário e apontou a inconstitucionalidade do projeto. O presidente da CCJ, vereador Tinha di Ferreira, pediu o arquivamento com base na Assessoria Jurídica da Casa que apontou diversas irregularidades constitucionais no projeto. Mesmo assim, o vereador, que também é pastor, insiste em manter o projeto e colocá-lo para votação em plenário. Para Daniel, gênero deve ser discutido na família. A alegação dele tem o aval de uma forte bancada religiosa na Câmara.

Para impedir que mais municípios aprovem leis semelhantes, o procurador geral da República ingressou com ações no Supremo Tribunal Federal (STF) contra as cidades de Nova Gama (GO), Cascavel (PR), Paranaguá (PR), Blumenau (SC), Palmas (TO), Tubarão (SC) e Ipatinga (MG). No entender de Janot essas leis municipais têm fundo religioso e estimulam o sofrimento, violência, marginalização e evasão escolar de homossexuais.

A vereadora Régia caminha na mesma direção de Janot. Ela afirma que a Câmara abriu um precedente “perigoso” por deixar tramitar uma proposta inconstitucional que, no futuro, poderá ser alvo de uma ação na Justiça. Uma das ações Janot, segundo o portal da revista Época, afirma que o “não reconhecimento social da diversidade sexual acirra condutas discriminatórias que se repetem também no espaço da escola, transformando-o em local de sofrimento e violência para a população LGBT, provocando evasão escolar, marginalização e outras formas de violência”. Doutora Régia alega que em Osasco uma lei neste sentido aumentaria a cultura do ódio e da discriminação. 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax