Destaques

São Paulo promove hoje dia de vacinação contra o sarampo

O governo de São Paulo realiza hoje (22) o Dia D de vacinação contra sarampo no estado. Desde cedo, 1.502 postos de saúde estão abertos até as 17h para ampliar a adesão da população à vacinação.
A adesão dos municípios ao Dia D é facultativa. Dos 645 municípios paulistas, haverá vacinação em 194.
A vacinação contra o sarampo começou no dia 15 de julho e vai até o dia 31 de agosto. A vacina protege ainda contra rubéola e caxumba.
As doses estão sendo aplicadas em pessoas com idade entre 6 meses e 29 anos que ainda não tomaram as duas doses previstas no calendário nacional de imunização. Além disso, também são vacinados adultos de 30 a 49 anos de forma indiscriminada.
O calendário nacional de vacinação prevê, na rotina dos postos, a aplicação da vacina tríplice aos 12 meses (dose 1) e também aos 15 meses (dose 2) para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Além disso, há a dose zero para bebês com seis meses ou mais.
O Programa Estadual de Imunizações estabelece que crianças e adultos, com idade entre um ano e 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Acima desta faixa, até 60 anos, é preciso ter uma dose. A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses, bem como para pessoas imunodeprimidas e gestantes. 
Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica neste ano, até 13 de agosto, foram registrados 701 casos confirmados de sarampo e um óbito, de uma criança da cidade de São Paulo. Em 2019, foram 17.676 casos e 14 mortes.
A cobertura atual de vacina no estado é de 78,7% para a dose 1 e de 56,7% para a dose 2 na rotina. De 306 mil crianças vacinadas no estado, 240,7 mil receberam a primeira dose e 173,5 mil a segunda. Com a intensificação da campanha em julho, voltada para pessoas entre 6 meses e 29 anos, 648,3 mil foram vacinadas.

A capital paulista aderiu ao Dia D da vacinação contra o sarampo. Além dessa vacina, a capital aplica também a vacina contra a gripe (Influenza). O objetivo, segundo a prefeitura de São Paulo, é prevenir a gripe e auxiliar no diagnóstico de covid-19 [a doença provocada pelo novo coronavírus].
A campanha ocorre em todas as unidades de saúde e em 300 postos volantes espalhados pela cidade de São Paulo, instalados em supermercados, praças, shoppings, drogarias, associações de bairro, igrejas e estações de trem e de Metrô. Nestes locais, o uso de máscara é obrigatório.
Na capital, a vacina do sarampo é indicada para a população entre 1 e 2 anos de idade e entre 15 e 49 anos. Para crianças entre seis meses e 11 meses, e entre 3 e 4 anos, a vacinação é seletiva e dependerá da situação vacinal.
Já a vacina contra a gripe será aplicada nas pessoas de qualquer idade, que ainda não tenham sido vacinadas, até que os estoques de doses se esgotem.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax