Destaques

Pesquisadora brasileira integra tribo da ONU de divulgação científica

Posteriormente ter sequenciado os primeiros genomas do novo coronavírus na América Latina, a investigador brasileira Jaqueline Goes de Jesus foi convidada, na última quinta-feira (5), para de uma de pesquisadores da Planejamento das Nações Unidas (ONU). Batizada de #TeamHalo, a iniciativa visa concordar a entre cientistas de totalidade o na pesquisa de vacinas seguras e eficazes contra a covid-19.
Jaqueline ficou conhecida por ter sido uma das responsáveis pelo sequenciamento genético do novo coronavírus dos primeiros casos de covid-19 na América Latina. Entre outras ações, os cientistas integrantes da postam vídeos em redes sociais mostrando o dia-a-dia de trabalho, além-túmulo de responder perguntas do público e esclarecer sobre boatos e informações incorretas.
Segundo a ONU, os cientistas desejam enfatizar a natureza global do trabalho e reconhecer a tributo de milhares de pessoas ao volta do para sustar a pandemia. Os vídeos podem ser acessados no Twitter  e no Tik Tok.
“A campanha envolve profissionais de vários países do mundo e de respeitadas instituições, como a Universidade de São Paulo (USP), Harvard, Imperial College London e Wits University, que estão em busca da vacina para pôr fim à pandemia. Eles aceitaram o desafio de atualizar e aproximar o público de seus trabalhos em perfis nas redes sociais”, informou a ONU
Atualmente, Jaqueline é pesquisadora bolsista da de Apoio à Pesquisa do Ponto de São Paulo (FAPESP), em plano de pós-doutoramento, no Instituto de Medicina Tropical de São Paulo – Universidade de São Paulo (IMT-USP). Para a investigador, a iniciativa favorece uma restante atingível e didática com o público e aviamento a combater a vaga de desinformação que tem levado um número significativo de pessoas a duvidar da potência das vacinas. 
“Trazer informações para a população sobre o que temos feito em uma linguagem mais simples é uma forma de devolver à sociedade todo o investimento que tem sido feito ao longo dos anos. Eu criei um perfil no TikTok para começar a produzir conteúdos para o projeto e estou gostando bastante. Estou aprendendo a usar a ferramenta e descobrindo um mundo de possibilidades criativas”, disse.

@drajaquelinegoes
Vamos falar sobre Conhecimento?###EquipeHalo ##TeamHalo
♬ timbre original – Dra Jaqueline Goes

Além-túmulo da investigador, o Brasil com restante três parceiros: os pesquisadores Natalia Pasternak, Gustavo Cabral de Miranda e Rômulo Neris. Natalia Pasternak atua porquê pesquisadora visitante do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, no Oficina de Evolução de Vacinas (LDV), e diretora-presidente do Instituto Questão de Conhecimento. Gustavo de Miranda lidera a pesquisa de evolução de vacinas contra o novo coronavírus, assim porquê vacinas para chikungunya e zika vírus, no Repartição de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Enquanto  Rômulo Neris tem porquê foco de sua pesquisa de doutorado na Universidade Federalista do Rio de Janeiro (UFRJ) a sorte porquê o sistema imune reage ao novo coronavírus. 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax