Manchetes

Secretarias de Osasco são focos de Covid-19

Rogério Lins faz live dizendo para todos se cuidarem mas os serviços da Prefeitura são fontes de transmissão da Covid-19

Por Servidores de Osasco em Luta – Ao mesmo tempo em que o Prefeito de Osasco fala para a população manter os cuidados de prevenção e o isolamento social sempre que possível, faz com que os servidores idosos e com doenças crônicas do grupo de risco sejam obrigados a trabalhar presencialmente (mesmo podendo fazer teletrabalho).

Muitos servidores estão contraindo Covid-19 e demoram para serem afastados visto a dificuldade de fazer os testes na rede pública. Já que a Prefeitura de Osasco obrigou os funcionários a retornarem aos postos de trabalho, o mínimo que poderia ser feito é a testagem em massa. O Prefeito até tinha colocado num decreto que todos os servidores seriam testados na volta ao trabalho presencial, mas dias depois tirou isso do decreto!

O resultado não poderia ser outro senão uma explosão de contágios entre os servidores! Relatos apontam que dezenas de funcionários estão com suspeita de Covid-19 na Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SETRE). Suspeita-se porque essas informações são escondidas dos servidores e os gestores e o secretário não informam os casos confirmados de Covid-19, o que gera um clima de medo, insegurança e estresse nos trabalhadores. A omissão por parte dos cargos comissionados sobre os possíveis infectados deixa todos desinformados e os trabalhadores não têm chance nem de verificar se também foram contaminados!

Não é à toa que estão aparecendo dezenas de casos num mesmo ambiente de trabalho! Veja, se os servidores estão sendo contaminados e eles são os mesmos que atendem a população, logo, existe um risco muito alto de estarem contaminando os munícipes!

Isso tudo ocorrendo numa Secretaria que tem diversas salas lotadas, sem a possibilidade de fazer o distanciamento de 1,5 m e com um refeitório que até pouco tempo ficava lotado na hora do almoço.

O mesmo ocorre na Secretaria de Assistência Social (SAS), onde recentemente o Secretário publicou uma Portaria acabando com as medidas de prevenção, como o revezamento dos trabalhadores, o escalonamento para evitar os horários de pico, e ainda por cima exigiu que retornassem os atendimentos em grupos com crianças e adolescentes! Enquanto o Prefeito não permite a volta às aulas, a SAS coloca as crianças e adolescentes (e suas famílias) em risco, ainda mais em ambientes de trabalho que não são adequados sequer para se fazer o distanciamento social.

Já a Secretaria de Saúde foi a primeira a decretar que os servidores idosos voltassem a trabalhar presencialmente! Logo a Saúde que deveria dar o exemplo de prevenção e não colocar em risco a vida das pessoas idosas que são sabidamente o grupo com maior risco de morte! E não estamos falando de unidades de saúde que são essenciais no enfrentamento à Covid-19; em todas as unidades de saúde os trabalhadores idosos foram intimados a voltar ao trabalho presencial!!!!

Para piorar, os trabalhadores da Prefeitura de Osasco estão tendo muita dificuldade de conseguir se afastar quando estão com sintomas de Covid-19, e são obrigados a continuar trabalhando até conseguirem um atestado médico, tendo contato por vários dias com os colegas e a população (mesmo com tosse e outros sintomas!)

É inadmissível que, com mais de 170 mil mortos e mais de 6 milhões de infectados, os gestores públicos ainda estejam agindo com tamanha irresponsabilidade!

Muitos desses gestores são vistos constantemente sem máscaras em suas repartições, o que demonstra que não dão a mínima importância para a pandemia e para as vidas que foram ceifadas ou que estão entubadas nas UTIs dos hospitais.

Assim, o que vemos é uma mistura de irresponsabilidade com negacionismo!

No entanto, nem todas as secretarias agem desse jeito genocida! Parece que a vida de alguns servidores valem muito mais do que de outros: a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) publicou Portaria onde permite que todos os servidores do grupo de risco possam ficar em casa, inclusive sem necessariamente apresentarem laudo médico! Permitem que fiquem em casa, os servidores que consideram em condição especial, como os que possuem filhos que estão sem poder ir para a escola, ou os que tiveram contato com pessoas diagnosticadas, ou que cuidam de familiares idosos ou enfermos, além de diversas outras medidas de prevenção (distanciamento, lotação máxima de 50%, etc). Isso mostra que é possível preservar a vida dos servidores e manter os trabalhos dos serviços públicos, portanto o que vale para a SEPLAG deveria valer para todas as Secretarias (com pequenas adaptações, se necessário).

Como, numa mesma Prefeitura, alguns servidores têm sua vida preservada e outros são literalmente expostos à morte?

Isso só está acontecendo porque o Prefeito, em agosto, alterou seu próprio decreto, de março, para permitir que cada secretário agisse a seu bel prazer! (Será que tem a ver com a campanha eleitoral?)

Que Prefeito é esse que se desresponsabiliza sobre a vida de seus próprios servidores? E coloca em risco também a vida da população?

Os trabalhadores das secretarias municipais de Osasco exigem:

  • Que todos os trabalhadores em trabalho presencial, sem exceção independente do cargo ou função, façam os testes necessários para saber se testam positivo ou não;
  • Que trabalhadores com febre, tosse e que tiveram contato com pessoas contaminadas sejam afastados até sair o resultado do teste;
  • Que trabalhadores com suspeita de covid-19 sejam imediatamente conduzidos a quarentena, e seus colegas contactantes também sejam testados e isolados;
  • Que haja escala de atendimento entre os servidores para evitar aglomeração;
    Atendimento em regime de teletrabalho para o grupo de risco;
  • Que os servidores que estarão em atividade presencial atendam com horário marcado para evitar aglomeração;
  • Que os postos de atendimentos sejam adaptados com placas de proteção, tenham disponibilizados máscaras e álcool gel para os trabalhadores e munícipes, e garantam o distanciamento de 1,5 m;
  • Que se faça valer o decreto municipal e a obrigatoriedade indiscriminada de materiais de proteção; Toda ação de cargos políticos chamados de “chefias” que caracterizem abuso ou assédio será denunciada.

Por Servidores de Osasco em Luta!

Osasco, 09 de dezembro de 2020

[email protected]

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax