Manchetes

Na segunda semana, mais de 160 mil professores já aderiram a greve

O sindicato que representa os professores estaduais de São Paulo, a Apeosp, afirma que 159 mil professores estaduais estão em greve, o que representa 59% da categoria. Já a Secretaria Estadual da Educação diz apenas 2,4% aderiram à paralisação na segunda-feira (23), como mostrou o Bom Dia São Paulo.
 
A reportagem fez um levantamento em várias escolas e observou que muitos alunos estão com atividades interrompidas, mas há unidades que mantêm rotina normal.
 
Os professores querem um aumento de 75,33% para equiparação salarial com as demais categorias com formação de nível superior, rumo ao piso do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística para Estudos Socioeconômicos), com jornada de 20 horas semanais de trabalho. Os professores protestam ainda contra fechamento de classes e contra salas superlotadas.
 
Na tarde de sexta-feira (20), a categoria decidiu manter a greve, que foi aprovada na sexta-feira (13). A categoria afirma que o governo ainda não abriu negociações salariais, apesar de quatro pedidos de audiência. Além disso, o sindicato alega que a Secretaria de Educação acenou com 10,5% de aumento para apenas 10 mil professores que se saíram bem em uma prova, ignorando outros 220 mil profissionais da rede. O governo diz que deu reajustes acumulados de 45% nos últimos quatro anos.
 
A Secretaria Estadual de Educação (SES) defende que houve valorização da categoria. “Nos últimos quatro anos houve um aumento acumulativo de 45% o que elevou o piso salarial paulista ao patamar 26% maior do que o nacional. Os professores ainda podem conquistar o reajuste salarial de 10,5% por meio da valorização pelo mérito ou por prática pedagógica e de 5% por meio de qualificações adquiridas durante a carreira”, aponta a secretaria.
 
Ainda de acordo com a pasta, “mensalmente são R$ 700 milhões empenhados nos salários dos professores, uma média de R$ 8 bilhões anualmente”.
 
Inicialmente publicado por Portal Metropole
IMG Bol

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax