ManchetesOpinião

Duas vidas de inovação e política

CRÔNICAEm Osasco, 107 anos do voo de Dimitri. Na Europa, morre Mario Soares, aos 92 anos.

               Dimitri Sensaud de Lavaud                                                         Mario Soares

O colega jornalista, Gabriel Martiniano, publicou no Planeta a história de Dimitri Sensaud de Lavaud, em homenagem ao primeiro voo da América Latina, ocorrido em Osasco no dia 07 de janeiro de 1910, às 5:50 da manhã. Dimitri foi um engenheiro fantástico que nasceu na Espanha em 14 de setembro de 1882 e veio para Osasco no final do século XIX com quinze anos, estabelecendo-se em Osasco. Filho do comendador francês Evaristhe Sensaud de Lavaud com a russa Alexandrine Bognoff, Dimitri viveu em vários países da Europa, antes de mudar para o Brasil.  Falava russo, inglês, francês, espanhol, grego, italiano e português.

Costumo dizer que a vida é sempre surpreendente. No dia em que comemoramos o primeiro voo da América Latina, morre na Europa, aos 92 anos, o grande Mario Soares, ex-presidente e ex-primeiro ministro de Portugal. Como canta Milton Nascimento, o trem da chegada é o mesmo trem da partida.

Dimitri Sensaud de Lavaud realizou o primeiro voo da América Latina em Osasco na descida da Rua João Baptista. Mas, também era um grande inventor. Inventou o câmbio automático. Mudou a história da aviação no Brasil e virou um dos principais personagens da nossa cidade. Sua casa, o chalé Brícola, construída com tijolos da Olaria de Antônio Agu, sócio de seu pai, é hoje o Museu de Osasco, criado em junho de 1976, pelo prefeito Francisco Rossi. Dimitri faleceu em Paris, aos 64 anos.

Mario Soares, foi um dos líderes da Revolução dos Cravos, que tirou Portugal de uma Ditadura de 48 anos e trouxe o país de volta para a democracia nos anos 70 e depois para a União Europeia, iniciada em 1986 através da adesão do bloco comum europeu. Soares foi preso 12 vezes e fundou o Partido Socialista Português na Alemanha em 1973. Aos 92 anos. Portugal perde o líder Mario Soares, que cumpriu dois mandatos de cinco anos como chefe do governo português. O cravo, símbolo da Revolução Portuguesa, serviu de inspiração na criação do PDT de Leonel Brizola.

Os dois mudaram a história de seus respectivos países, com seus gestos inovadores e políticos.  Dimitri trazendo para a América e para Osasco o avião, invenção fantástica de Santos Dumont, quatro anos antes.  Mario Soares, criando o Partido Socialista e liderando a Revolução dos Cravos, que acabou com uma Ditadura de 48 anos em Portugal e deu início à descolonização das colônias portuguesas na África.

Chalé Brícola, residência de Dimitri Sensoud de Lavaud. Hoje, Museu de Osasco.

 

Marco Aurélio Rodrigues Freitas é jornalista e professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Escreve todas as semanas no site Planeta Osasco.   

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Gabriel Martiniano

Jornalista profissional, fundador da Ticketbras e cidadão de Osasco

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax