ManchetesOpinião

Nossa crise vem de longe

A crise que vive Osasco, com a prisão de 14 vereadores não tem precedentes em nossa história. Nem na História do Brasil. Por mais que alguns fujam do debate sobre o processo político que não termina agora e começou há muito tempo, é necessário ler dois cenários: primeiro, o cenário político, que agregou forças para a disputa eleitoral, culminando num resultado de crise permanente e prevista por todos que acompanham a política.

Segundo, o cenário jurídico eleitoral, que procura respostas apenas para a prisão e libertação, escamoteando a disputa entre poderes no campo jurídico brasileiro, o que prejudica em muito o processo de combate à corrupção vivido no país.

Claro que muitos focam no personagem político RL, como se a sua posse representasse o equilíbrio das placas tectônicas da política local e a volta da calma climática no panorama do governo municipal. Pura ilusão de quem pensa assim. A partida só começou.

A sua liberdade, por liminar e fiança, e permanência dos demais vereadores em Tremembé, faz que a população se pergunte: por que só ele? Como alguém pode ser solto sem pagar fiança, deixando para segunda-feira? E, por fim, quem vai pagar pela libertação do acusado?

Poderíamos estabelecer comparações com o governo Temer. O grupo Temer, comandado pelo velho Centrão da época da Constituinte de 1988, pensava que o afastamento da presidente Dilma e do PT determinaria automaticamente o fim da crise econômica, política, ética e democrática. Isso não aconteceu e nem acontecerá. Teremos os mesmos e novos problemas em 2017.

Os últimos 28 anos no Brasil trouxeram conquistas definitivas para a população excluída do país. Ulisses Guimaraes chamou a nossa constituição de Constituição Cidadã, capaz de construir um processo de transformação permanente de combate aos desequilíbrios históricos do país, que entre outras coisas, foi o último país no mundo a acabar com a escravidão, não por convicção dos velhos fazendeiros, mas uma necessidade econômica apenas.

O preconceito e a discriminação continuaram.

Há uma parte de nossa elite que sonha voltar ao poder por qualquer via e não esqueceu de nada, pois não aprendeu nada nesses últimos trinta anos.

Há uma parte pequena da imprensa que também pensa e age da mesma forma. Não percebem que são como os velhos capitães do mato, usados para perseguir e capturar negros, sem conquistar nenhuma credibilidade ou respeito junto aos seus patrões e descartados sem dó, quando não interessavam mais.

2017 promete. Promete ser muito pior que 2016 para a velha elite econômica e política brasileira. Mas, sem dúvida, será muito melhor para o povo que quer um Brasil mais igual, mais democrático e com menos exclusão. Feliz 2017, para todos nós, povo brasileiro.

Marco Aurélio Rodrigues Freitas é jornalista e professor das redes municipal de estadual de São Paulo. Escreve todas as semanas no site Planeta Osasco.

 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Marco Aurélio

Marco Aurélio Rodrigues Freitas, Jornalista, Biomédico, Historiador e Professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Crônicas no Planeta Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax