ManchetesOpinião

Opinião – O MENOR PERCURSO, MAIOR CUSTO.

Ser ou não ser a favor da redução da tarifa do ônibus em Osasco. Eis a questão do governo municipal.

O Prefeito de Osasco está com uma bela batata quente nas mãos. Reduzir ou não reduzir as tarifas de transporte municipal, eis a questão.  Com recessão forte, queda da arrecadação, pressão das empresas de ônibus e dos movimentos populares, um modelo ultrapassado e baseado no duopólio do transporte municipal, pouca margem de negociação e sem apoio da Câmara Municipal, a vida do prefeito não está fácil, mas governar é assim mesmo. Faz parte …

Desde 2014 estamos numa crise econômica no Brasil, que vem reduzindo muito as receitas públicas, cerca de 13,7% só nos últimos doze meses.  Nos municípios, a queda não é nada diferente. O governo federal, ainda, contou com a entrada de recursos da chamada repatriação (aquele dinheiro mandado irregularmente pelos ricos para o exterior, que a Dilma criou uma lei para traze-lo de volta e que acabou salvando o ano de Temer, que no ano passado foi de 45 bilhões de reais). Mas os municípios não têm isso.

Vivemos uma recessão quase sem fim. A queda da inflação não é obra do Ministro da Fazenda, mas fruto da recessão, pois as pessoas não têm dinheiro para comprar, e as empresas tem que baixar seus preços para poder sobreviver. É só a gente ver a queda dos alugueis, por exemplo.

Em Osasco, o transporte coletivo se confunde com a historia de nossa cidade.  Para contar essa história, vou precisar citar nomes de prefeitos passados, mesmo sabendo que os internautas não gostam muito, mas não tem jeito. Então, vamos lá.  A CMTO foi criada pelo governo PARRO em 1986 para combater o duopólio das empresas de ônibus, com uma primeira linha da Vila Yolanda para o Helena Maria.

Anos antes, o governo anterior de Guaçu Piteri havia acabado com  a Cooperativa que controlava e cuidava do transporte com micro-ônibus, o único grupo econômico que enfrentava o duopólio do transporte em Osasco.

Depois, os governos Giglio/Silas nada fizeram para mudar o cenario do transporte da cidade, apenas seguiram os preços de São Paulo, Ah, a CMTO foi sucateada na época.  No período Emidio, houve um grande debate sobre o Transporte Público, com o objetivo de criar o Bilhete Único. Não nasceu o Bilhete Único, mas surgiu o  Passe Livre para Estudantes de Baixa Renda, o Cartão Bem (para aposentados, estudantes, deficientes e pensionistas) e programas como o Atende, para cadeirantes e pessoas de baixa moblidade.

No governo Lapas, o processo de ampliação do Passe Livre continuou, criou-se um aplicativo para o  usuário e a  modernização e troca de ônibus prosseguiram, pois para quem lembra no período Giglio/Silas os ônibus da CMTO eram ainda do periodo Parro, ou seja, tinham mais de 20 anos de uso. Vale destacar que o governo anterior  enfrentou a crise de 2013, reduzindo as tarifas, uma das maiores reduções de toda a região.

Agora, o aumento, mesmo sendo pesado, não engessou o orçamento, mais é muito pesado. Segundo o governo anterior, Osasco não gasta em subsidio para o transporte coletivo, mas mantém os programas sociais intactos. Cabe ao atual prefeito fazer sua obrigação como governo, debater democraticamente com a sociedade uma solução que seja boa para todos.  Basta ele dizer para os políticos que o apoiaram que ele agora tem que pensar na cidade e nas pessoas.

Governos fazem parte de um processo de avanços e recuos. Dá para avançar, é só o prefeito dizer não para as duas grandes empresas de ônibus, que dominam o transporte público em Osasco,  desde os anos 70 do século passado.

 

Marco Aurélio Rodrigues Freitas é jornalista e professor das redes municipal de estadual de São Paulo. Escreve todas as semanas no site Planeta Osasco. 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Marco Aurélio

Marco Aurélio Rodrigues Freitas, Jornalista, Biomédico, Historiador e Professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Crônicas no Planeta Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax