Manchetes

A visão de uma osasquense em Vancouver, Canadá

Diário de Bordo (Log Book), por Ana Polo

Vancouver, no Canada, a cidade da diversidade cultural.

Logo nos primeiros dias em Vancouver, uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a quantidade de imigrantes que encontrei nas ruas. Durante uma caminhada, indo para o tribal our conhecendo pontos turísticos, é muito comum ouvir línguas das mais diferentes e distantes da nossa, ou mesmo do inglês.

Não é à toa que o Canadá é conhecido mundialmente como um país que abraça todas as culturas. Aqui, a impressão que tenho é a de que não há espaço para xenofobia e discriminação e talvez, por conta disso, os cidadãos vivam em tamanha harmonia.

O país também desenvolve constantemente projetos que buscam acolher as minorias e combater a intolerância. Nas escolas, há muitos casos de alunos de outras nacionalidades e falar sobre o multiculturalismo nas salas de aulas é fundamental para que eles se sintam parte da comunidade.

As leis e políticas públicas também foram readequadas. Um dos destaques foi o Ato do Multiculturalismo, realizado em julho de 1988, no qual o país declarou que todos os cidadãos residentes no Canadá tinham os mesmos direitos e oportunidades.

É por conta desses e outros aspectos que as cidades canadenses recebem imigrantes do mundo todo. A minha homestay, por exemplo, é de Filipinas, país localizado no continente asiático. Ela está aqui há mais de vinte anos e todos os meses recebe estudantes que, assim como eu, querem aprender inglês e desfrutar de paisagens maravilhosas.

Como disse no início do texto, nas ruas de Vancouver é possível encontrar diversos sotaques e nacionalidades. E para nós, intercambistas, essa diversidade cultural também faz parte do aprendizado – através dela, descobrimos e conhecemos um pouco mais a pluralidade do mundo.

Ana Polo é nossa primeira correspondente, tem 22 anos, é graduada em Letras e realiza seu primeiro intercambio internacional. Viajou para Vancouver, escolhida duas vezes a melhor cidade do mundo para se viver e sede dos jogos olímpicos de inverno em 2010. Vancouver no Canada tem uma população de 604 mil habitantes e um território de 114 km2.

Se você nasceu ou morou em Osasco e está em outra nação agora, estudando, passeando ou trabalhando, traga seu relato para o PlanetaOsasco.com !

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax