Manchetes

No Brasil, a banalização da morte

Por Vinicius Sartorato – Desejar ou comemorar a morte de alguém, seja quem for, é uma atitude canalha, covarde, doentia e idiota. No caso de Dona Marisa Letícia, esse tipo de atitude tem agregado um pensamento que espalharam por nosso país – e que banaliza o sentido da vida.

A postura dos médicos que quebraram o código de ética da medicina, de pessoas que foram pedir ou festejar a morte diante do hospital, ou mesmo a fala de alguns famosos, como a atriz Luana Piovani, censurando a fala de Lula no velório de sua esposa, demonstram uma mesquinharia sem limites, um verdadeiro absurdo. Mas, o que está por trás dessas ações?

Se formos rígidos, desde a perspectiva histórica, o fascismo ficaria restrito aos anos 20, 30 e 40 na Itália. Entretanto, se considerarmos os elementos constituintes deste tipo de pensamento, veremos claramente como essas idéias ainda estão vivas no Brasil e no mundo – com características diversas.

Sem um líder de grande expressividade no Brasil, o fascismo – ou neofascismo brasileiro, apóia-se na repulsa à democracia, no autoritarismo, na defesa do militarismo, da violência como método, do moralismo, do nacionalismo e no discurso de uma identidade nacional pura, negando as classes sociais.

Marisa Letícia, uma filha de camponeses italianos, operária, poderia passar desapercebida, mas quase sem querer ofendeu a Casa Grande ao virar Dona Marisa Letícia. Mais do que isso, Dona Marisa Letícia, foi a companheira de mais de 4 décadas, que esteve ao lado de Lula, um líder sindical que questionou as estruturas nacionais estabelecidas ao mostrar que grande parte dos brasileiros estavam esquecidos, marginalizados – apesar do discurso nacionalista vigente nos anos 70.

O fato concreto, é que Lula, migrante nordestino, operário, sindicalista, acabou eleito e reeleito presidente da República. Querendo ou não, ainda hoje, Lula é visto pela maior parte da população (atestado por todos institutos de pesquisa – e não sou eu quem diz) como o melhor presidente que o país já teve. Uma verdadeira ofensa para o imaginário das elites do país.

Para àqueles que celebraram ou desejaram a morte de Dona Marisa Letícia – e tentam justificar com um discurso anticorrupção, saibam que até o dia de hoje, ela não havia sido condenada por nenhum crime. E mesmo que tivesse sido condenada, não mereceria tal postura.

Os fascistas, são assassinos da política, escondem a realidade da classe trabalhadora sob um falso discurso nacionalista, não gostam de diálogo e desprezam a democracia e nossa diversidade, sempre buscando “bodes-expiatórios” para culparem os problemas do país. Talvez por isso, tenham desejado tanto a morte de Dona Marisa Letícia – como desejam a de Lula.

Não quero com esse texto dar lição de moral, nem fazer discurso para nada, entretanto quero somente chamar a atenção para a necessidade de respeito e civilidade. Por pior que possa parecer, uma das maiores virtudes da política é o diálogo entre diferentes. Quando Sarney, FHC e Temer foram cumprimentar Lula no Hospital Sírio-Libanês, demonstraram isso.

Não podemos admitir que a barbárie fascista tome conta das nossas casas, das nossas famílias e do nosso país. A barbárie fascista não vê adversários, mas sim, inimigos a serem destruídos.

Vinicius Sartorato, Sociólogo, 35 anos. Mestre em Políticas de Trabalho e Globalização.

 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax