Manchetes

Se foi só para obter as fontes, Sergio Moro errou feio

Para o jornalista Kennedy Alencar, Moro teria abusado na medida de condução coercitiva de jornalista para suposta tentativa de obtenção de fontes. Ricardo Noblat, jornalista do O Globo, e entusiasta das ações do juiz do Paraná, também não concordou com a ação. A ex-presidente Dilma Rousseff denunciou ação ilegal de Sérgio Moro. E para você, querido leitor, é legal ou ilegal?

Leia a íntegra da opinião de Kennedy Alencar;

>>

Pelo que se sabe até agora, o blogueiro Eduardo Guimarães foi vítima de uma medida abusiva. O juiz Sérgio Moro ordenou sua condução coercitiva para depoimento na Polícia Federal hoje em São Paulo.

De acordo com a defesa do blogueiro, o motivo teria sido o interesse em saber a fonte que transmitiu a Guimarães a informação sobre a condução coercitiva de Lula no ano passado. Questionada pela jornalista Mônica Bergamo, da “Folha de S. Paulo”, a assessoria de Moro respondeu: “Sem comentários”.

Não é uma resposta razoável. São necessárias explicações mais detalhadas da parte de Moro. O sigilo da fonte é uma garantia constitucional. Quebrá-lo fere a liberdade de informação e expressão.

É preocupante a atitude do juiz federal de Curitiba, que já quis dar lição à “Folha de S.Paulo” sobre o que o jornal deveria publicar. Tampouco cabe ao magistrado determinar quem pode ou não atuar como jornalista. O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu em 2009 que é inconstitucional a exigência de diploma de jornalismo e registro profissional no Ministério do Trabalho para o exercício da profissão de jornalista.

A Operação Lava Jato tem sido marcada por vazamentos. Não dá para adotar dois pesos e duas medidas em relação a quais vazamentos podem ou não ser tolerados por policiais, procuradores e juízes. Aceitar isso é flertar com perigosa tentação autoritária.

Pelo princípio da transparência tão defendido por Moro e integrantes da Lava Jato, a opinião pública merece saber quais foram as justificativas para a condução coercitiva de Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania.

*

Outro lado

Ao final da tarde, a jornalista Monica Bergamo obteve resposta da assessoria de imprensa da Justiça Federal do Paraná. Segundo a assessoria, o juiz não considera que Guimarães seja jornalista. Afirma ainda que ele é investigado por quebra de sigilo criminal no âmbito da Lava Jato.

*

Não misturar alhos com bugalhos

Em relação à Operação Turing, que investiga funcionários públicos e blogueiros do Maranhão suspeitos de vazar informação em troca de dinheiro, foram dadas justificativas para os procedimentos adotados hoje pela Polícia Federal.

 

Publicado no Blog de Kennedy Alencar

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax