ManchetesOpinião

Opinião: Os dias eram assim. Os dias são assim.

Opinião do Professor Marco Aurélio Segunda-feira, dia 17 de abril, a Globo estreará uma minissérie que mostra uma época que acreditávamos estar superada, a era da Ditadura Militar no Brasil. “Os Dias Eram Assim” nos fazem também pensar como Os Dias São Assim”.

Os dias eram assim: intolerância ideológica, censura nos jornais e na vida cotidiana; manobras na política e nas relações humanas; mortes; torturas; exílios; músicas de protesto como as da MPB; anistia nos anos 70; e luta por eleições diretas dos anos 80 do século passado.

Hoje, os dias são assim: intolerância ideológica; censura e preconceito nas mídias e em nossas vidas; manobras entre o capital e a política partidária de todos os partidos políticos com empresários; massacres e torturas midiáticas; escolhas de políticos que se dizem não políticos e acreditam poder enganar o povo; manifestações artísticas de protesto contra uma elite saudosa da agenda econômica da Ditatura Militar dos anos 60 e 70.   

Nos dois momentos da história, tivemos que viver e reinventar nossas vidas, apesar de tudo. “Apesar de você, amanhã há de ser outro dia”, cantava Chico Buarque.

Na nossa Osasco, a semana foi assim: começou no domingo, com a vitória do grupo governista do PT para o Diretório Municipal, com um suporte político inédito. Nunca na história do PT local houve isso, tanta gente de fora levando gente de dentro para votar nos governistas.  

Mas como a vida é dinâmica, os dias seguintes foram assim, bons para quem quer ver a vida sem óculos escuros.  Segunda-feira: o presidente eleito do PT Municipal deu uma entrevista no Webdiário chocante e reveladora, disse que não via nada demais em ter o PT participando do atual governo municipal. Terça-feira:  o MP bloqueia os bens de todos os vereadores e do atual prefeito, envolvidos no famigerado escândalo dos fantasmas da Câmara Municipal; deu até na Globo. Quarta-feira: o PSD local publica um documento para tornar público que agora está fora da base aliada, ou seja, está fora do governo municipal; como justificativa dizem: o prefeito fez uma opção pelo PT do JP e mais nada até agora.

 

Leia parte do documento do PSD:

“… Os recentes fatos ocorridos na cidade divulgados através da grande mídia com as notícias de ocorrências de pancadões, chacinas, ônibus incendiados, moradores assustados com a sensação de caos e pânico, saúde precária, crise política entre aliados, falta de cumprimento da política salarial de servidores, falta de comando e liderança, foram alguns dos fatores decisivos que contaram para o posicionamento do partido…”

Bom, quinta e sexta-feira, as pessoas seguiram uma agenda religiosa, afinal todo mundo é filho de Deus.  Feliz Pascoa a todos os leitores do Planeta.

 

 

Deus lhe Pague

Chico Buarque de Holanda.

Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir
A certidão pra nascer e a concessão pra sorrir
Por me deixar respirar, por me deixar existir
Deus lhe pague

Pelo prazer de chorar e pelo “estamos aí”
Pela piada no bar e o futebol pra aplaudir
Um crime pra comentar e um samba pra distrair
Deus lhe pague

Por essa praia, essa saia, pelas mulheres daqui
O amor malfeito depressa, fazer a barba e partir
Pelo domingo que é lindo, novela, missa e gibi
Deus lhe pague

Pela cachaça de graça que a gente tem que engolir
Pela fumaça, desgraça, que a gente tem que tossir
Pelos andaimes, pingentes, que a gente tem que cair
Deus lhe pague

Por mais um dia, agonia, pra suportar e assistir
Pelo rangido dos dentes, pela cidade a zunir
E pelo grito demente que nos ajuda a fugir
Deus lhe pague

Pela mulher carpideira pra nos louvar e cuspir
E pelas moscas-bicheiras a nos beijar e cobrir
E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir
Deus lhe pague.

Marco Aurélio Rodrigues Freitas é jornalista e professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Escreve todas as semanas no site Planeta Osasco. 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Marco Aurélio

Marco Aurélio Rodrigues Freitas, Jornalista, Biomédico, Historiador e Professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Crônicas no Planeta Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax