ManchetesOpinião

Arroz doce, com açúcar, canela e afeto

Opinião do Professor Marco Aurélio – Adoro arroz doce. Se pudesse teria essa sobremesa todos os dias em minha mesa. O arroz doce é uma receita de origem asiática. Na Índia, por exemplo, é comum encontrar arroz com açúcar em preparações de pratos típicos dos casamentos hindus. Na Tailândia, ele leva coco e é servido com fatias de manga e muito pouco açúcar.

O arroz doce chegou na Europa no século XIII. No Brasil, veio junto com a canela na época da colônia. A canela, que os portugueses iam buscar nas índias para vender na Europa, como tempero da moda.

Na época do Império, no Rio de Janeiro, as pessoas ricas, a maioria de origem portuguesa, faziam como uma de suas sobremesas preferidas justamente o arroz doce. Hoje, popular em todo o Brasil, o arroz doce adquiriu outras variações, como o uso do leite condensado (muito comum em nossas escolas), além do uso do doce de leite ou coco.

Nessa época de festas juninas, a gente encontra o arroz doce em todos os lugares. É o doce preferido por todos. Na Quermesse da Catedral de Santo Antônio em Osasco, as mulheres católicas voluntárias fazem o melhor arroz doce do mundo. Vale a pena conferir.

Os doces como canta Chico Buarque, nos trazem afeto, amor e seguram todos em casa “com açúcar, com afeto/ fiz seu doce predileto/ para você parar em casa/ qual o quê …” é um trecho de uma linda música do velho Chico.

Marco Aurélio Rodrigues Freitas é jornalista, biomédico, historiador e professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Escreve todas as semanas no site Planeta Osasco.

 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Marco Aurélio

Marco Aurélio Rodrigues Freitas, Jornalista, Biomédico, Historiador e Professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Crônicas no Planeta Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax