ManchetesOpinião

Liberdade para Osasco e o Brasil – Por Marco Aurélio

OPINIÃO DO PROFESSOR MARCO AURÉLIO       

Dia 19/10/2017 – MANCHETE NO WEB DIÁRIO. “Manifestantes contra Doria serão exonerados” Vereador Ribamar foi taxativo em mandar embora comissionados que jogaram ovo em carro de Doria…

Dia 19/10/2017 – MANCHETE NA FOLHA DE SÃO PAULO. Governo promete cargos ao Centrão antes da decisão da segunda denúncia. Planalto destrava nomeações de siglas como PP, PR e PTB que estavam represadas.

Dia 18/10/2-17 – MANCHETE MENOR NO ESTADO DE SÃO PAULO. Portaria do trabalho escravo provoca reações.

Dia 17/10/2017 – MANCHETE MENOR NO ESTADO DE SÃO PAULO. Governo dificulta pena por trabalho escravo.

Dia 16/10/2017 – MANCHETE NO ESTADO DE SÃO PAULO. Vídeo de delação provoca crise entre Maia e Planalto. Para equipe de Temer, Câmara poderia ter evitado publicação em seu portal de depoimento de Lúcio Funaro.

Separei algumas manchetes dos principais jornais de São Paulo e uma do Web Diário.  Em todas, a gente percebe um mundo paralelo, bem diferente do nosso. Em Osasco está proibido fazer manifestação, a punição é a demissão proposta por um vereador … No Brasil, o Governo Federal troca apoio por cargos e nem liga para seu record de condenação popular, que está em 95%. Já o Senado livra Aécio e nos revela que existem dois Brasis, o da elite que vive acima das leis e o nosso Brasil, dos pobres mortais, onde a lei e os impostos não nos perdoam.

Acreditem leitores, o Trabalho Escravo ficou em segundo plano. Para um país que foi o último do mundo a acabar com a escravidão africana no mundo em 1888, puni-la no século XXI parece não ser prioridade desse governo, nem um sonho dos ruralistas desde a Constituinte de 1988. Os ruralistas e o Centrão sempre questionaram o combate à escravidão, mesmo sabendo que a ONU, a Constituição Brasileira e o Código Penal Nacional condenam o trabalho escravo. O Brasil vive um retrocesso sem tamanho, fruto de um governo que parece demais com a Ditadura Militar. Será que teremos mesmo eleições gerais no ano que vem, contrariando ruralistas, PMDB e PSDB?

 

Em Osasco, nada é diferente. Um vereador, envolvido em gestos e palavras violentas contra uma outra vereadora da Câmara Municipal, decidiu agora ameaçar trabalhadores com demissões, esquecendo que a cidade tem um Prefeito e que a liberdade é um direito mundial desde a Revolução Francesa. Liberdade, como narra o ator Paulo José no filme curta “Ilha das Flores” é isso:

O ser humano se diferencia dos outros animais pelo telencéfalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por ser livre.  Livre é o estado daquele que tem liberdade.  Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.

O que coloca os seres humanos na Ilha das Flores, depois dos porcos na prioridade de escolha de alimentos é o fato de não terem dinheiro nem dono.

Narração de Paulo José, filme curta-metragem ILHA DAS FLORES, de 1989. Produção: Casa do Cinema – Porto Alegre.

Marco Aurélio Rodrigues Freitas é jornalista, historiador, biomédico e professor das redes municipal de estadual de São Paulo. Escreve todas as semanas no site Planeta Osasco. 

 

 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Marco Aurélio

Marco Aurélio Rodrigues Freitas, Jornalista, Biomédico, Historiador e Professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Crônicas no Planeta Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax