ManchetesOpinião

ENEM – Amanhã tem prova. Opinião do professor MARCO AURÉLIO

AMANHÃ TEM ENEM (EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO) | Dias 05 e 12 de novembro tem ENEM no BRASIL

Opinião do professor MARCO AURÉLIO

Amanhã tem prova do ENEM. São 6,7 milhões de candidatos em 1725 cidades pelo Brasil. Em São Paulo são mais de um milhão de concorrentes. Teremos dois dias de provas: dia 05 e 12 de novembro. O horário delas é pontualmente às 13h30min, os locais das provas abrem ao meio dia (12:00) e fecham às 13:00, pelo horário de Brasília. Por isso, chegue cedo para não virar notícia ruim, daquelas que mostram candidatos desesperados por encontrarem os portões de entrada fechados.

Como temos fuso horário e horário de verão no Brasil, em algumas regiões o fechamento dos locais das provas pode ser mais cedo. No Acre, por exemplo, o fechamento ocorre às 10:00; no Amazonas, Rondônia e Roraima às 11:00; já no nordeste, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Amapá às 12:00. Do Rio Grande do Sul, passando por São Paulo, Rio, Minas, Goiás e Brasília às 13:00.  O ENEM foi organizado nacionalmente pelo ex-Ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e hoje é considerado o terceiro maior exame de vestibular do mundo.

Algumas dicas para você, que vai fazer o exame domingo:

  1. Procure relaxar, comer e dormir bem hoje.
  2. Leia a prova com calma
  3. Responda, primeiro, as questões mais fáceis
  4. Controle o seu tempo. Não esqueça, são 5 horas e meia de prova.
  5. Você tem uma hora para a redação. O normal é deixa-la para o final. Se você achar que o tema é muito tranquilo, pode fazer no meio da prova. Mas, não esqueça, controle bem o seu tempo de prova. O ideal é fazer a redação ao final.
  6. Na redação faça uma introdução, desenvolva o tema e produza uma conclusão. Nunca escreva: ‘na minha opinião’ ou gírias.
  7. Por fim, algumas possibilidades de temas para redação. No ano passado foi Intolerância Religiosa. Esse ano há quem aposte em Corrupção, Homofobia, Educação ou Saúde.
  8. Esqueça a polêmica jurídica que ocorre no Supremo. Faça seu ENEM e muito boa prova.

 

Marco Aurélio Rodrigues Freitas é jornalista, historiador, biomédico e professor das redes municipal de estadual de São Paulo. Escreve todas as semanas no site Planeta Osasco. 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Marco Aurélio

Marco Aurélio Rodrigues Freitas, Jornalista, Biomédico, Historiador e Professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Crônicas no Planeta Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax