Manchetes

Santana de Parnaíba moradores organizam abaixo assinado para salvar lago

Por Cintia Sales – Pegos de surpresa pela prefeitura, que esgotou em dois dias o lago localizado no Bairro Refúgio dos Bandeirantes este mês, os cidadãos de Santana de Parnaíba protocolaram junto à prefeitura um pedido de informações sobre projetos para a área e licenciamento ambiental para a obra.

O bairro Refúgio dos Bandeirantes está localizado na beira da estrada dos Romeiros, entre Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, atualmente concentra um número considerável de famílias e comércios, entretanto é conhecido principalmente pelo aterro sanitário da TECIPAR, que recebe o lixo de quase todas as cidades vizinhas. Neste bairro, onde a população acostumou-se a ver e cheirar os caminhões de lixo, existe, há mais de 40 anos um lago de mais de 15000m², o qual atrai visitantes até de outras cidades para pescar, nadar ou simplesmente reunirem-se às suas margens, em torno deste lago diversos comércios se desenvolveram e atualmente são uma das principais fontes de renda do bairro.

Por muitos anos o Refúgio dos Bandeirantes foi um bairro ignorado pela administração municipal de Santana de Parnaíba, porém nos últimos anos, a especulação imobiliária da cidade despertou diversos interesses em áreas ainda em desenvolvimento. O asfalto chegou, e as obras de uma unidade de saúde já se iniciaram, a grande dúvida dos moradores é o que será feito do lago. Segundo relatos, o atual prefeito, Elvis Cezar, teria afirmado durante a campanha de 2016 que o bairro receberia um Parque Municipal e que este incluiria o lago em seu projeto, sendo o primeiro da cidade neste modelo, porém tais palavras permaneceram somente na lembrança dos eleitores, já que a Prefeitura não apresentou qualquer projeto ou fez qualquer declaração de que isto seria de fato realizado.

Na última semana iniciou-se no bairro a construção de uma UBS, uma notícia que deveria ser somente motivo de alegria levantou preocupações quando as máquinas deixaram o terreno da obra e foram em direção ao lago. “Eu vi quando o trator foi até lá e abriu o lago, em meia hora a água tava quase toda seca.”, afirmou um dos moradores. Outros relataram que depois de algumas reclamações as máquinas retornaram ao local e refizeram a barreira, porém de maneira precária, uma vez que a vegetação que estruturava a terra não está mais presente.

João Victor de Morais Leite, morador do bairro e um dos organizadores do abaixo assinado afirmou que o desejo da população não é impedir que as obras aconteçam, mas que os moradores do bairro sejam ouvidos e contemplados. “Nós sabemos do problema que um lago aberto representa para a prefeitura, entendemos a preocupação com doenças e acidentes, mas queremos que todos saibam que secar o lago não é uma solução, nós queremos a construção de um parque em seu entorno, que valorize e proteja o meio ambiente enquanto serve de equipamento de lazer para a população de maneira segura e organizada. Nós sabemos que isso é possível, é só olhar o exemplo do Parque Municipal de Barueri”.

De acordo com a Lei de Acesso à informação, a Prefeitura de Santana de Parnaíba tem vinte dias para apresentar aos munícipes o projeto e o licenciamento ambiental da obra a ser realizada no lago do bairro Refúgio dos Bandeirantes, o tempo está correndo.

Texto e foto Cintia Sales

Colaboração André Bastianon

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax