ManchetesOpinião

SP: Em semana de atribuição, professores exigem respeito

Opinião do Professor Marco Aurélio

Esta semana, os professores estaduais começam a sua atribuição de aulas. Conforme estabelece o Estatuto do Magistério Paulista, Lei Complementar 444 de 27 de dezembro de 1985. A APEOESP, em seu suplemento especial 5 afirma que, depois de inúmeras reuniões com gente da Secretaria Estadual da Educação, todas as escolas deverão respeitar a classificação dos professores, como diz o Estatuto em seu artigo 45, capítulo IX.

Embora o governo estadual do governador insista em não respeitar o Estatuto, com as suas resoluções, a APEOESP reafirma as deliberações do Estatuto, ao garantir o direito de escolher as classes para todo professor da rede.

Para que você leitor tenha uma ideia, nas nossas escolas públicas estaduais falta de tudo, de papel higiênico a sulfite. De giz a computadores ou data shows funcionando. Além dos programas como o do kit literário, das Lan House, dos centros de línguas, dos programas de reclassificação e inclusão. Sem contar os baixíssimos salários, que ferem o piso nacional de salários e as inúmeras categorias tipo O e F, que transformaram os professores da rede pública estadual em neo-escravos. Obra produzida pelo PSDB.

Rede Estadual perde 44 mil e quinhentos professores em dois anos

Em 2016, a rede estadual de ensino tinha cerca de 207 mil professores. Dois anos antes, a rede tinha 251,9 mil educadores. Dados de 2014 mostram que 57 mil eram temporários, cerca de 23% do total de educadores. Mesmo com a redução do número de professores, a quantidade de temporários não reduziu-se, principalmente por conta da desistência de muitos profissionais concursados.

Todas as informações mostram que o governo estadual vem reduzindo sua rede com a estratégia de superlotação e fechamento de salas e períodos (principalmente o noturno) em todo o Estado de São Paulo, desde a reeleição do governador em 2014. De 2014 para 2015, a redução foi de 6,48%. Se esse percentual for o mesmo para 2016 e 2017, temos uma redução de mais 12,96%. O que representa 19,42% em três anos, uma redução de praticamente 900 mil alunos em todo o estado de São Paulo, de um governo que diz valorizar a educação mas que reorganiza a rede com redução de vagas.

             Mais de 5 mil estudantes nas ruas de São Paulo contra a reorganização de Alckmin

Além disso, a maioria dos professores concursados convocados tem deixado a atividade logo depois de assumirem seus cargos por várias razões: péssimas condições de trabalho, salários baixos, falta de uma política de aumento salarial, gestões autoritárias e tratamento neo escravo ao conjunto da categoria. Calcula-se que mais de 50% de todos os concursados deixaram a rede nos últimos anos. Ah, nossa rede vem encolhendo ano a ano, através do fechamento permanente de salas

Nosso dia de atribuição coloca em evidência todos esses problemas. Mas espero, sem dúvida nenhuma, que o acordo construído entre a APEOESP e a Secretaria Estadual de Educação possam colocar no devido lugar o respeito ao profissional da educação paulista, principalmente com a classificação dos professores, pelo tempo na rede, na escola e pela sua posição funcional.  Até o final do mês, dia 31 de janeiro de 2018, a rede estadual deverá prosseguir com as atribuições, também com as categorias O e F.

 

Marco Aurélio Rodrigues Freitas é jornalista, biomédico, historiador e professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Escreve todas as semanas no site Planeta Osasco.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Marco Aurélio

Marco Aurélio Rodrigues Freitas, Jornalista, Biomédico, Historiador e Professor das redes municipal e estadual de São Paulo. Crônicas no Planeta Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax