Destaques

Há 100 anos era descoberta a insulina importante tratamento à diabetes

De sentença de morte a uma doença tratável. A vida de quem sofria com diabetes mellitus ganhou um novo rumo com a descoberta da insulina. Em 30 de julho de 1921, pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, injetaram um extrato pancreático em um cão diabético sem pâncreas e observaram uma queda acentuada do açúcar no sangue. Até então, quem tinha a doença era submetido a uma dieta rigorosa e vivia no máximo dois anos após o diagnóstico.
A pesquisa nasceu oito meses antes quando o médico canadense Frederick Banting rabiscou algumas ideias em uma folha de caderno. Para desenvolver o estudo, Banting procurou um grande especialista em metabolismo de carboidratos, o professor John Macleod, da Universidade de Toronto.
Em maio de 1921, Banting deu início aos experimentos em animais com o auxílio do estudante Charles Best. Durante esta fase da pesquisa, o doutor Banting vendeu o próprio carro e investiu o dinheiro nos testes pré-clínicos. No final de julho daquele ano, os cientistas isolaram a insulina e obtiveram resultado promissor no teste em um cão.
Com a colaboração do professor de bioquímica James Collip, o extrato foi purificado e testado em humanos. Em janeiro de 1922, a fórmula foi aplicada pela primeira vez em um paciente: um garoto de 13 anos, internado em estado grave no Hospital de Toronto, que apresentou redução na taxa de açúcar em apenas um dia.
O tratamento ganhou repercussão internacional e o novo medicamento passou a ser produzido por uma farmacêutica.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax