Especiais

Quais são as melhores receitas de sucos para gota?

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Num relance

  • A gota é uma forma comum de artrite que pode ser muito dolorosa.
  • A gota é o resultado de um acúmulo de ácido úrico tóxico no corpo, levando a depósitos de cristais nas articulações e sob a pele.
  • O suco pode ajudar a prevenir a gota e melhorar os sintomas da gota, combinando ingredientes específicos que fornecem hidratação e ajudam a eliminar o ácido úrico.

Nunca esquecerei o dia em que vi um colega mancando para o trabalho, mal conseguindo andar. Ele parecia estar com muita dor, e trabalhando com ele o dia todo, eu podia ver o quão severamente isso o estava afetando. Quando lhe perguntei sobre a causa? Gota.

Eu já tinha ouvido falar disso antes, e vagamente associado a comer muita comida rica, mas eu nunca tinha visto os efeitos, que eram realmente debilitantes. Isso me levou a olhar um pouco mais de perto a gota e fazer algumas pesquisas.

Na mesma época, uma tia idosa também me disse que havia sido diagnosticada com gota. Isso realmente me fez pensar sobre meu próprio estilo de vida e me certificar de que não me tornei um sofredor de gota.

Na época, eu estava seguindo um programa de sucos para perda de peso e me perguntei se os sucos poderiam ajudar minha tia. Depois de um pouco de investigação nutricional, criei algumas receitas de sucos para gota para minha tia experimentar – eu as incluí para que você possa conferir por si mesmo!

Então vamos começar do começo:

O que é gota?

A gota é uma das formas mais comuns de artrite. É extremamente doloroso e causado por uma quantidade excessiva de ácido úrico a longo prazo no corpo. Isso pode resultar na formação de cristais de ácido úrico, que são depositados como caroços duros e pontiagudos nas articulações e sob a pele. O ácido úrico também pode causar pedras nos rins.

A gota afeta mais comumente os dedos dos pés e das mãos, mas também pode afetar todas as outras articulações dos braços e pernas. Os sintomas comuns são:

  • Dor
  • Articulações vermelhas, quentes e inchadas
  • Rigidez e movimento reduzido

O que causa a gota?

O ácido úrico é produzido no corpo quando a purina – uma proteína para fazer DNA e muitas outras substâncias importantes – é quebrada.

O excesso de ácido úrico é normalmente eliminado pelos rins, mas as condições podem ocorrer quando o corpo produz muito ácido úrico e os rins são incapazes de excretar ácido úrico suficiente para manter um bom equilíbrio. (fonte)

Isso pode resultar de coisas como:

  • Comer muitos alimentos ricos em purinas
  • Consumir muito álcool
  • Tomar alguns medicamentos, especialmente a longo prazo
  • Exposição ao chumbo
  • Um defeito enzimático que pode inibir a degradação das purinas

E se eu achar que tenho gota?

Se você tiver quaisquer sintomas que possam fazer você suspeitar de gota, é importante procurar orientação médica. Os sinais de gota mencionados acima não são exclusivos da gota – eles podem ser evidências de um tipo diferente de artrite ou até mesmo de outra condição. Um diagnóstico médico preciso é essencial.

Depois que a gota for diagnosticada, seu médico o aconselhará e poderá prescrever medicamentos para ajudar a melhorar seus sintomas. No entanto, principalmente devido à natureza da gota, a dieta e a nutrição podem desempenhar um papel fundamental para ajudá-lo a gerenciar a doença.

Gota e Nutrição

Uma consciência geral da dieta e seu efeito sobre a gota pode tornar sua vida muito menos dolorosa. Há alguns ótimos conselhos sobre a gestão geral da gota aqui. Saber quais alimentos evitar também pode ser um bônus real.

Os seguintes alimentos são inúteis no tratamento da gota:

  • carne vermelha
  • Miudezas (carnes de órgãos)
  • Frutos do mar
  • Álcool
  • Alimentos e bebidas ricos em açúcar

É interessante notar que, embora as fontes animais de purina possam aumentar o risco de gota em até cinco vezes, as fontes vegetais como espinafre, aspargo, ervilha, couve-flor e cogumelos contêm alguma purina, mas não parecem aumentar a probabilidade de gota. . (fonte)

Suco para gota

O suco pode ajudar a gota, misturando alguns ótimos alimentos naturais para aliviar a dor, reduzir a inflamação e diminuir a quantidade de ácido úrico em seu corpo.

Outra vantagem do suco é que ele fornece uma dose concentrada de nutrientes que são fáceis para o sistema digestivo e fáceis para o corpo absorver e usar rapidamente.

Pesquisas indicam que os surtos de gota são mais prováveis ​​quando consumimos grandes refeições. O suco pode fornecer ao corpo suas necessidades nutricionais em doses menores e, portanto, reduz o risco de gota. (fonte)

O suco também fornece uma fonte natural de doçura que pode ajudar a reduzir o desejo por alimentos que podem piorar a gota, como rosquinhas açucaradas, biscoitos e doces.

Quais alimentos podem ajudar a gota?

Muitas frutas e vegetais receberam luz verde para reduzir os sintomas e prevenir ataques de gota.

Os especialistas recomendam equilibrar a ingestão de frutas com vegetais, pois uma alta ingestão de frutose (o açúcar da fruta) sozinha tem sido associada a um maior risco de gota.

Bagas

Além de uma variedade de outros nutrientes benéficos, as bagas geralmente são ricas em vitamina C – um poderoso antioxidante e anti-inflamatório que pode ajudar a aliviar a dor nas articulações e proteger contra danos celulares causados ​​por radicais livres. (fonte)

Algumas pesquisas indicaram que uma dose diária de 1500 mg de vitamina C pode reduzir o risco de gota em 45%. (fonte)

Não é surpresa que o Guia Alimentar da Gota recomende uma dose diária de suco de morango ou amora para prevenir ataques de gota e reduzir os sintomas.

Cranberries são ácidos, o que levou a alguma controvérsia sobre sua eficácia na gota, mas muitas pessoas os acharam benéficos, especialmente ao usar a fruta crua como parte de um coquetel de suco.

Cerejas

O suco de cereja definitivamente merece uma menção especial em relação à gota. Em um estudo, pessoas que sofrem de gota relataram quase 20% menos episódios de gota em comparação com pessoas que não bebiam suco de cereja. (fonte)

Pepino

Pepinos são uma ótima fonte de hidratação e são altamente alcalinos. Essas propriedades podem ajudar a diluir e neutralizar os ácidos no sangue, o que diminui a formação de cristais de ácido úrico. Eles também são uma grande fonte de vitaminas antioxidantes C e K e uma ampla gama de diferentes minerais.

Carela

A cabaça amarga, melão amargo ou karela é uma fruta de aparência estranha. Embora tenha um sabor amargo, contém grandes quantidades de vitamina C, folato e muitos outros nutrientes benéficos no controle da gota. Na verdade, tem sido usado em países como a Índia há séculos como tratamento para a doença. (fonte)

Vegetais verdes e folhosos

Vegetais como couve, couve, couve chinesa, brócolis, repolho, couve de Bruxelas, nabos (raiz e verduras), alface romana, agrião e rúcula contêm níveis muito baixos de açúcares que ajudam a equilibrar os açúcares das frutas ao fazer sucos para a gota.

Eles contêm uma enorme variedade de nutrientes benéficos, incluindo ferro, vitaminas do complexo B, cálcio, antioxidantes luteína, zeaxantina e vitaminas C e K, que ajudam a apoiar a função renal saudável.

Abacaxi

O abacaxi não é apenas uma ótima fonte de vitamina C, mas também é a única fruta que contém bromelina – uma enzima conhecida por suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Pesquisas indicam que a bromelaína é tão eficaz quanto os medicamentos anti-inflamatórios não esteróides, como o ibuprofeno, quando se trata de reduzir a inflamação. A bromelaína também demonstrou promover a circulação sanguínea e bloquear as substâncias no corpo que causam inchaço e dor.

Todas essas propriedades da bromelina a tornam ideal para reduzir os sintomas da gota. (fonte)

Batatas doces

De acordo com o Center for Science in the Public Interest, a batata-doce é o vegetal mais saudável que você pode comer. Em termos de gota, eles são uma ótima fonte de antioxidantes e têm propriedades anti-inflamatórias naturais para ajudar a acalmar as crises articulares. (fonte)

Eles também contêm importantes compostos vegetais chamados antocianinas, que demonstraram reduzir significativamente as concentrações de ácido úrico, bem como eletrólitos que ajudam a equilibrar os fluidos no corpo e melhorar a função renal. (fonte)

Pimentas Vermelhas Doces

Estes são uma ótima fonte de vitamina C, antioxidantes e outros compostos vegetais como flavonóides. Estes podem reduzir a inflamação e a atividade dos radicais livres, equilibrar fluidos e eletrólitos e melhorar a função renal – todos efeitos úteis no tratamento da gota.

Precauções ao fazer suco para gota

A gota é uma condição médica muitas vezes controlada com a ajuda de medicamentos. Se você quiser embarcar em um programa de sucos para aliviar seus sintomas, é melhor fazê-lo em consulta com seu médico, especialmente se estiver tomando medicação.

Outro ponto importante é continuar tomando seus medicamentos regulares. Embora o suco para a gota possa reduzir sua necessidade de medicação ao longo do tempo, isso deve ser feito apenas sob orientação médica.

Se a gota estiver afetando as articulações das mãos, pode ser difícil preparar produtos frescos, especialmente vegetais mais duros. Existem muitas empresas diferentes, como esta, que fabricam utensílios de cozinha especializados e outros equipamentos que podem tornar a vida muito mais fácil para quem sofre de artrite.

Receitas de sucos para gota

Essas receitas visam especificamente reduzir os sintomas da gota, além de prevenir o aparecimento da gota em primeiro lugar. Sinta-se à vontade para usar suas próprias ideias para agrupar ingredientes anti-gota para criar receitas alternativas. É importante ter muita variedade!

#1 Refrigerador de Pepinos

Este suco é ótimo para hidratação, contém muitos antioxidantes e apoia a função renal.

  • 1 xícara de couve
  • 1 pedaço de raiz de gengibre de 1 polegada
  • 1 xícara de batata doce
  • 6 talos de aipo
  • ½ limão
  • 1 pepino médio
  • 1 maçã média
  1. Suco de couve, gengibre e batata doce
  2. Suco de aipo e limão
  3. Suco de pepino e maçã
  4. Despeje e sirva

#2 Analgésico de Abacaxi

Este suco contém bromelina, um analgésico natural, além de antioxidantes e anti-inflamatórios para acalmar a inflamação, hidratar e acalmar as articulações.

  • raiz de gengibre de 1 polegada
  • ½ abacaxi médio
  • 1 limão
  • 1 pepino médio
  • 2 maçãs médias
  1. Suco de gengibre, abacaxi e limão
  2. Suco de pepino e maçã
  3. Adicione gelo e sirva imediatamente

#3 Limpador Karela

Karela ajuda a limpar e eliminar toxinas e melhora a circulação. O gengibre é um anti-inflamatório natural e ajuda a equilibrar o sabor.

  • ¼ -½ xícara de karela picada
  • gengibre de raiz de pedaço de 2 polegadas
  • 1 xícara de manga
  • 2 talos de aipo
  • 1 cenoura média
  • 1 maçã média
  1. Suco de karela, gengibre e manga
  2. Suco de aipo, cenoura e maçã
  3. Sirva imediatamente

#4 Doce Deleite

Muitos sofredores de gota descobriram que a combinação de batata-doce com abacaxi ajuda a reduzir os sintomas da gota.

  • ½ abacaxi médio
  • ½ limão
  • 1 pepino médio
  • 1 batata doce média
  1. Suco de abacaxi e limão
  2. Esprema o pepino e a batata-doce
  3. Despeje sobre o gelo e sirva

#5 Bagas de Cereja Doce

Este suco doce e saboroso é repleto de antioxidantes de vitamina C, anti-inflamatórios naturais e nutrientes para ajudar a equilibrar fluidos e eletrólitos.

  • 1 xícara de morangos
  • 1 xícara de mirtilos
  • ½ xícara de cranberries
  • 1 xícara de cerejas sem caroço
  • 1 batata doce grande
  • 1 maçã média
  1. Suco de todas as bagas e cerejas
  2. Esprema a batata-doce e a maçã
  3. Sirva e delicie-se

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.