Biblioteca

Óleo de coco para caspa: nossos 3 principais tratamentos para coceira no couro cabeludo

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

O óleo de coco vem ganhando cobertura da imprensa como um superalimento saudável nos últimos anos, com muitos outros supermercados e lojas locais agora estocando uma variedade de óleos de coco. Além de ser usado na culinária e na alimentação, o óleo de coco é versátil o suficiente para ser usado como tratamento tópico para a pele e o cabelo.

O óleo de coco é usado há milhares de anos como um tratamento natural para a eliminação eficaz da caspa. Um ácido graxo único, o ácido caprílico encontrado no óleo de coco, demonstrou ter um forte efeito no combate ao fungo Malassezia, conhecido por ser responsável pela dermatite seborreica e caspa.

Rico em minerais e antioxidantes, o óleo de coco estimula a cicatrização rápida do couro cabeludo e do cabelo prevenindo qualquer retorno futuro da caspa. Além disso, o óleo de coco hidrata o couro cabeludo e nutre o cabelo. O óleo de coco é frequentemente encontrado em muitos produtos cosméticos, incluindo xampus e condicionadores.

Os benefícios do óleo de coco

O cheiro de coco sempre me lembra a praia, ilhas exóticas distantes enquanto bebo pina coladas no bar. É certamente muito mais atraente do que os odores químicos agressivos que você pode obter com xampus medicinais ou outros tratamentos contra caspa. E por mais que gostemos de óleo de coco, os fungos que vivem em nosso couro cabeludo não!

O óleo de coco, extraído da polpa do coco maduro, é rico em vitaminas e ácidos graxos que possuem propriedades hidratantes e antibacterianas. Os ácidos graxos de cadeia média ajudam a atacar e matar qualquer fungo e vírus ou bactérias que possam estar presentes no couro cabeludo. Eles não apenas aliviam os piores sintomas da caspa, mas também atacam a causa subjacente da caspa, mantendo o couro cabeludo e os ombros limpos.

O óleo de coco também é excelente para promover cabelos saudáveis, funcionando tão bem ou, em alguns casos, melhor do que xampus ou condicionadores especializados. Os ácidos graxos e a vitamina E penetram profundamente no couro cabeludo e nos fios de cabelo e reparam por dentro. Logo acima da temperatura ambiente, o óleo de coco suaviza e pode ser facilmente aplicado no cabelo e couro cabeludo ou combinado com outros óleos essenciais, incluindo óleo de alecrim, tea tree ou cânfora. O uso de óleo de coco lhe dará aquela cabeça de cabelo manejável, sem caspa, macia e brilhante que você sempre quis, e suas madeixas também terão um cheiro ótimo!

Como o óleo de coco ajuda a se livrar da caspa?

O óleo de coco é muitas vezes comparado a uma bomba nuclear que mata as forças inimigas invasoras no couro cabeludo. Muitas pessoas culpam a má higiene, couro cabeludo oleoso, couro cabeludo seco, clima frio, estresse ou acúmulo de produtos pela causa da caspa, mas esses são apenas fatores que pioram a caspa. A principal causa da caspa é um fungo semelhante a uma levedura chamado Malassezia. As propriedades antifúngicas naturais do óleo de coco eliminam o excesso de fungos, matando a caspa e criando condições que impedem que a caspa piore.

Vejamos algumas das outras propriedades do óleo de coco que o tornam tão poderoso no tratamento da caspa e na prevenção do seu retorno:

O óleo de coco protege o couro cabeludo

Os polifenóis combinados com a vitamina E encontrados no óleo de coco têm um efeito antioxidante no couro cabeludo, protegendo-o dos danos oxidativos dos radicais livres. As células enfraquecidas são mais suscetíveis a infecções e morte celular, o que contribui para o crescimento de caspa ou descamação da pele. A vitamina E é um dos melhores antioxidantes para a pele, pois penetra na pele fornecendo nutrientes onde são mais necessários.

Um couro cabeludo saudável está melhor equipado para combater o fungo que causa a caspa e, ao mesmo tempo, impedir a recorrência da mesma.

Óleo de coco hidrata o couro cabeludo

O óleo de coco é conhecido por ser um excelente hidratante para a pele, sendo frequentemente usado em muitos protetores solares ou após tratamentos solares. Se a caspa é agravada por um couro cabeludo seco ou pelo uso de muitos xampus anticaspa, o óleo de coco pode reidratar o couro cabeludo. Quando o couro cabeludo está muito seco, as células da pele começam a morrer e descamam, causando mais sintomas semelhantes à caspa. A vitamina E e outros ácidos graxos de cadeia média, como ácido láurico, caprílico e cáprico, penetram profundamente no couro cabeludo e nos fios do cabelo para evitar mais perda de umidade.

O óleo de coco estimula a circulação sanguínea e o crescimento das células no couro cabeludo

Depois de atacar a causa subjacente da caspa, os folículos danificados e as células da pele do couro cabeludo precisarão de reparos e novas células frescas para substituí-los. O óleo de coco ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo ao redor do couro cabeludo, fornecendo todos os nutrientes e oxigênio importantes para as células, acelerando o processo de reparo e o crescimento de novas células.

O óleo de coco também contém antioxidantes que aumentam o crescimento enquanto protegem as células contra danos oxidativos ou arranhões excessivos de um couro cabeludo irritado ou inflamado.

O óleo de coco previne infecções fúngicas e ataca bactérias

Os ácidos graxos de cadeia média do óleo de coco também possuem propriedades antifúngicas que atacam e, com o uso regular, inibem o retorno da infecção por malassezia responsável pela maioria dos casos de caspa. Alguns outros tratamentos podem apenas remover o excesso de fungo e não impedir que ele volte, e é por isso que a caspa pode ser um problema tão persistente para algumas pessoas.

As propriedades antibacterianas do ácido láurico e cáprico encontradas no óleo de coco são eficazes no ataque às bactérias que podem resultar de um couro cabeludo oleoso ou dermatite seborreica. Quando os folículos capilares ficam entupidos com óleos naturais, ou sebo, as bactérias prosperam e o corpo tenta combater essa infecção enviando mais anticorpos, causando mais inflamação e desconforto no couro cabeludo.

Coçar leva a mais células de descamação da pele e caspa. Ao atacar as bactérias, toxinas e sujeira nos folículos, o óleo de coco chega à raiz do problema e estimula o sistema imunológico.

Óleo de coco para acalmar o couro cabeludo e prevenir a coceira

Flocos de pele morta e caspa no cabelo ou na roupa podem ser irritantes, mas não é nada comparado à coceira e inflamação do couro cabeludo que ocorre. Os efeitos analgésicos e antiinflamatórios do óleo de coco entorpecem levemente o couro cabeludo com uma sensação de resfriamento, ajudando a reduzir a irritação e reduzindo a quantidade de ‘neve’ da cabeça. Menos arranhões também significam menos chance de quebrar a pele e mais infecções ou, em casos extremos, danos ao cabelo que podem causar queda de cabelo mecânica.

Como usar o óleo de coco em seu couro cabeludo e cabelo

Agora que vimos como o óleo de coco ajuda a eliminar a caspa, você pode estar se perguntando como usamos esse óleo poderoso para obter os melhores resultados? Embora muitos xampus e condicionadores comercialmente disponíveis contenham óleo de coco, usar um óleo de coco orgânico virgem dará melhores resultados. Os óleos virgens são mais ricos em nutrientes poderosos e livres de quaisquer outros produtos químicos, incluindo alvejantes ou desodorantes.

O óleo de coco pode ser usado sozinho como uma massagem com óleo quente ou como discutido anteriormente com outros botânicos naturais que aumentam sua capacidade de atacar a caspa e condicionar o cabelo e o couro cabeludo. Vejamos três dos remédios caseiros mais eficazes usando óleo de coco para o tratamento da caspa.

#1 Massagem quente com óleo de coco

Uma massagem com óleo quente pode ser ideal quando você está com pouco tempo e precisa nutrir o cabelo com pressa. O uso de óleo de coco permite que o calor e o óleo penetrem profundamente no couro cabeludo e limpem a sujeira e os óleos que levam à caspa.

  1. Aqueça 2 a 3 colheres de sopa de óleo de coco no fogão a uma temperatura quente para que você ainda possa tocar, mas não queime ou escalde o couro cabeludo.
  2. Massageie o couro cabeludo usando as pontas dos dedos e esfregue o óleo restante no cabelo.
  3. Deixe por 30 minutos ou cubra com uma touca de banho e deixe durante a noite se tiver tempo, antes de lavar o cabelo com um shampoo de limpeza suave para remover o óleo.

Repita duas vezes por semana até ver os sinais de caspa desaparecerem.

#2 Óleo de coco e suco de limão

O ácido ácido no suco de limão trabalha para restaurar o equilíbrio normal do pH do couro cabeludo, o que ajuda a inibir o crescimento da caspa causando levedura no couro cabeludo. Os efeitos adstringentes do suco de limão ajudam a manter os níveis ideais de sebo no couro cabeludo, evitando que fique muito seco ou excessivamente gorduroso. Quando combinado com óleo de coco, o suco de limão pode ser um poderoso antídoto natural para a caspa.

  1. Combine partes iguais de suco de limão com óleo de coco virgem e aqueça em temperatura baixa.
  2. Aplique no couro cabeludo, esfregando profundamente no couro cabeludo por cinco a 10 minutos.
  3. Após 20 a 30 minutos, lave com um xampu suave e enxágue com água morna.

Pessoas com cabelos mais escuros ou coloridos devem ter cuidado ao usar suco de limão, pois ele pode clarear naturalmente ou reagir com cores, especialmente se exposto à luz solar direta. Usado uma ou duas vezes por semana, você deve ver rapidamente uma melhora nos sintomas e a caspa começa a desaparecer. Como bônus, seu cabelo ficará com um cheiro fresco e limpo também.

#3 Óleo de coco e óleo de alecrim

Quando a caspa está causando intensa irritação e inflamação por coçar, o óleo de alecrim combinado com óleo de coco pode ser o tratamento ideal. O óleo de alecrim aumenta a microcirculação no couro cabeludo, promovendo mais cicatrização e eliminação das células mortas da pele e da caspa que se acumulam.

  1. Combine 2 a 3 colheres de sopa de óleo de coco virgem com apenas algumas gotas de óleo de alecrim.
  2. Massageie a mistura profundamente no couro cabeludo e no cabelo antes de cobrir com uma touca de banho ou toalha quente por pelo menos 30 minutos.
  3. Lave a mistura com um xampu suave e sem sulfato e repita todas as noites por duas semanas ou até que a coceira e a caspa tenham parado.

Conclusão

Muitos outros ingredientes naturais aumentam a eficácia do óleo de coco, incluindo o óleo de jojoba, que dissolve o excesso de sebo e reduz a produção de óleo ou iogurte, que usa suas enzimas e ácidos naturais para eliminar completamente a caspa. O uso de óleo de coco pode ajudar a controlar um problema de caspa e também pode condicionar profundamente seu cabelo para uma cabeça de cabelo brilhante e saudável, como visto neste pequeno vídeo do Youtube.

Então, abrace aquele cheiro fresco de óleo de coco e sonhe com praias distantes enquanto se livra daquela caspa irritante ou couro cabeludo seco e com coceira.

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.