Biblioteca

Como usar óleos essenciais para ansiedade e depressão

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Uma tigela de lavanda e óleo essencial com o título "Como usar óleos essenciais para ansiedade e depressão".

Se você foi tocado por depressão ou ansiedade, sabe o impacto que isso pode ter na sua qualidade de vida. Se você não tiver, considere-se sortudo. A depressão é extremamente comum e a principal causa de incapacidade em todo o mundo. Estima-se que 350 milhões de pessoas de todas as idades sofram de depressão em todo o mundo. (fonte)

Todo mundo sofre de depressão situacional ou “sentir-se para baixo” às vezes. Com o estresse e a pressão da vida moderna, não é surpresa que, quando estamos lutando para lidar com isso, muitos de nós procuremos uma solução alternativa, como óleos essenciais. Continue lendo para saber mais sobre como usar óleos essenciais para ansiedade e depressão.

O que são óleos essenciais?

Uma pessoa no campo durante o tempo chuvoso ou mal-humorado.

Os óleos essenciais são líquidos aromáticos concentrados feitos a partir de raízes, sementes, flores, frutos e folhas de plantas (fonte). Eles são facilmente vaporizados para liberar um odor forte e agradável. São chamados de óleos “essenciais” por conterem a “essência” da planta, ou seja, compostos químicos presentes na planta que podem trazer benefícios à saúde. (fonte)Os óleos essenciais são usados ​​há milhares de anos no Egito, Grécia, China, Índia e Império Romano como parte de cerimônias, cosméticos primitivos e remédios medicinais. (fonte)

Por que usar óleos essenciais para ansiedade e depressão?

Existem muitas razões para usar óleos essenciais para ansiedade e depressão. Antes de prosseguirmos, devemos diferenciar entre casos leves de sofrimento emocional, que são uma parte normal da vida, e depressão clínica e ansiedade, que são doenças mentais. Embora os óleos essenciais possam ser úteis em ambos os cenários, a depressão e a ansiedade graves requerem um tratamento mais completo.

Os óleos essenciais não devem ser vistos como substitutos de tratamentos tradicionais, como remédios ou terapias de fala, mas como um aprimoramento. Os óleos essenciais oferecem uma abordagem holística. Usar massagem ou aromaterapia força você a tirar um tempo de uma rotina estressante para relaxar e se concentrar em si mesmo. Isso é quase sempre benéfico.

Os óleos essenciais também não têm efeitos colaterais se usados ​​corretamente, ao contrário da maioria dos medicamentos. Às vezes, remédios são necessários, mas se você está sofrendo de estresse leve – tente usar óleos essenciais para algum alívio. Os óleos essenciais também são uma opção muito barata.

Como funcionam os óleos essenciais?

Todos nós sabemos por experiência que os aromas podem ter um efeito poderoso em nossas emoções. O mecanismo de ação dos óleos essenciais não é totalmente compreendido, porém acredita-se que os compostos ativos sejam transportados via olfato diretamente para o cérebro. Lá eles atuam na área controlando emoções básicas como medo, raiva e depressão. Segue-se que a mistura certa de óleos pode ajudar a melhorar nosso humor. (fontes 1, 2, 3)

Os melhores óleos essenciais para ansiedade e depressão

1. Lavanda

Um punhado de lavanda.A lavanda é um dos óleos essenciais mais usados, popular por sua fragrância agradável e efeitos relaxantes. É usado como um auxílio para dormir e remédio para estresse e tensão.

Um estudo deu aos participantes cápsulas de lavanda e depois os fez assistir a um filme que provocava ansiedade. Sua frequência cardíaca e outros sinais de estresse foram monitorados e descobriu-se que o grupo de lavanda tinha níveis de estresse mais baixos do que o grupo placebo. (fonte)

Um estudo no International Journal of Psychiatry in Clinical Practice relatou que o óleo de lavanda tomado por via oral teve eficácia semelhante em pacientes com transtorno de ansiedade generalizada a baixas doses do medicamento anti-ansiedade lorazepam. (fonte)

A inalação de óleo essencial de lavanda aliviou a ansiedade em pacientes odontológicos (fonte). O óleo de lavanda também reduziu a depressão pós-parto em mulheres de alto risco (fonte) e melhorou o humor em pessoas que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). (fonte)

Adquira na Amazon

2. Camomila

Você já deve ter ouvido falar do chá de camomila por seus efeitos sedativos. Bem, o óleo essencial também é útil. Um estudo descobriu que tem “atividade antidepressiva clinicamente significativa” quando tomado como uma cápsula oral. (fonte)

Outro estudo no Journal of Clinical Psychopharmacology descobriu que as cápsulas de camomila têm “atividade ansiolítica modesta em pacientes com transtorno de ansiedade generalizada leve a moderada”. (fonte)

Adquira na Amazon

3. Rosa

Uma rosa.Um estudo utilizou uma inalação e um banho de pés de 10 minutos com óleo de rosa em mulheres na “fase ativa do trabalho de parto”. Os níveis de ansiedade neste grupo foram significativamente menores do que no grupo controle que recebeu um banho de pés com água pura. (fonte)

Adquira na Amazon

4. Ylang Ylang

Um estudo na Coréia usou a inalação de uma mistura de óleos essenciais, incluindo ylang ylang, para reduzir o estresse em pacientes com hipertensão. Seu pulso, pressão arterial e níveis sanguíneos de cortisol, marcador de estresse, foram monitorados e comparados com um grupo controle. Concluiu-se que os óleos essenciais foram um tratamento eficaz para reduzir o estresse psicológico. (fonte)

Adquira na Amazon

5. Bergamota

Bergamota.Um estudo usou uma mistura de bergamota com óleos essenciais de lavanda para ajudar a tratar a ansiedade e a depressão. A mistura foi aplicada na pele do abdômen. Vários parâmetros diferentes foram registrados – pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura da pele. Os participantes também foram solicitados a avaliar sua condição emocional em termos de relaxamento, vigor, calma, atenção, humor e alerta.

Comparado com o grupo placebo, o óleo essencial causou diminuições significativas da taxa de pulso e da pressão arterial. Emocionalmente, o grupo do óleo essencial se classificou como ‘mais calmo’ e ‘mais relaxado’ do que o grupo de controle. (fonte)

Adquira na Amazon

6. Incenso

Um estudo na Coréia mediu o efeito de massagens diárias de óleo essencial nas mãos em pacientes de cuidados paliativos. Uma mistura de bergamota, lavanda e incenso foi usada. Todos os pacientes que receberam este tratamento relataram níveis mais baixos de dor e depressão. A resposta foi maior do que usando apenas a massagem. (fonte)

Adquira na Amazon

Como usar óleos essenciais para ansiedade e depressão

Existem muitas maneiras diferentes de usar óleos essenciais para ansiedade e depressão. Você pode usar a influência do cheiro ou seja, aromaterapia. Um difusor ou queimador de óleo essencial são ideais para isso. Para aliviar o estresse à noite e melhorar o sono, coloque um difusor ao lado da cama.

Folhas de hortelã em um almofariz ao lado de um pouco de óleo.Você pode inalar o vapor do óleo essencial diretamente colocando uma gota nas palmas das mãos, esfregando-as e, em seguida, colocando-as sobre o nariz e inalando. Outra ideia é um colar de óleo essencial para que você possa usá-lo em qualquer lugar.

A massagem usando óleos essenciais misturados com um óleo transportador, como óleo de amêndoa, coco ou semente de uva, é um dos métodos de aromaterapia mais relaxantes. Você deve usar 1 gota de óleo essencial para cada colher de sopa de óleo transportador.

Outra opção muito relaxante é adicionar de 5 a 10 gotas de óleo essencial à sua banheira. Não apenas o vapor terá uma influência calmante, mas o próprio banho fará com que você tire um tempo de um dia agitado para se curar. (fonte 1, 2, 3)

Cuidados

Eu mencionei isso anteriormente, mas é um ponto importante, então vou reiterar – os óleos essenciais devem ser um complemento ao tratamento convencional de ansiedade e depressão, não uma alternativa. Apenas em casos muito leves você deve tentar tratar seu estresse apenas com óleos essenciais. Os profissionais de saúde poderão dar-lhe os melhores conselhos, dependendo da sua situação particular.

Nunca pare de tomar seus medicamentos sem a aprovação do seu médico. Pode haver um lado sério se você parar de repente. Se você toma um medicamento prescrito ou tem um problema de saúde em andamento, verifique com seu médico se é seguro usar óleos essenciais, pois pode haver interações, não pare de tomar remédios.

Sempre use óleos puros e de alta qualidade e dilua com um transportador antes de aplicar na pele. Alguns óleos podem ser irritantes ou sensibilizantes para a pele, portanto, sempre observe as precauções no rótulo. (fonte)

Conclusão

Espero que os óleos essenciais o ajudem em sua jornada para uma boa saúde mental. Adoro tomar banho com um pouco de óleo essencial de lavanda quando estou estressada. Isso me dá 30 minutos de paz – mesmo que isso signifique fechar a porta do banheiro e chutar as crianças para a casa dos amigos por algumas horas!

Referências: 1, 2, 3, 4, 5

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.