Biblioteca

Usando óleos essenciais para dor e inflamação: um guia de como

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Uma garrafa de óleo de lavanda com um pouco de lavanda.

Todos nós somos afetados pela dor em diferentes graus em nossas vidas diárias. Se você tiver sorte, é apenas uma dor de cabeça ocasional ou cãibra muscular. Se você não tiver sorte, ela vem na forma de dor crônica e persistente, como dor nas costas ou uma lesão antiga que nunca mais foi a mesma.

Junto com a dor vem a inflamação – concebida como mecanismo de defesa e cura do seu corpo, é responsável pela vermelhidão, inchaço e dor latejante. Hoje em dia, somos rápidos em buscar uma solução farmacêutica – e eles funcionam de forma brilhante, mas há uma alternativa natural que vale a pena considerar. Eu escrevi este guia sobre como usar óleos essenciais para dor e inflamação para ajudá-lo a aprender mais.

Como funcionam a dor e a inflamação?

Uma pessoa deprimida com um braço quebrado.Todos nós sabemos como é a dor, mas deixe-me explicar um pouco mais sobre como ela surge e a função que ela serve. A dor é um sinal de alerta de suas terminações nervosas. Ele chama sua atenção e permite que você saiba que algo está errado. Pode variar de muito leve a excruciante.

Existem muitos tipos diferentes de dor com muitas causas diferentes. A dor aguda (por exemplo, dor de cabeça, lesão esportiva ou cãibra) tem uma duração mais curta, enquanto a dor crônica (artrite, dor nas costas ou doença de longa duração) pode durar toda a vida.

A inflamação anda de mãos dadas com a dor. Quando você sofre uma lesão ou seu corpo percebe algo fora do comum, ele começa a enviar sangue extra com células imunológicas defensivas para a área. Isso causa inchaço, vermelhidão, calor e latejamento. Também envolve as terminações nervosas, resultando em dor.

Por que usar óleos essenciais para dor e inflamação?

A medicina moderna forneceu uma solução rápida e facilmente acessível para pequenas dores e inflamações. Você provavelmente tem paracetamol (analgésico) ou ibuprofeno (anti-inflamatório e analgésico) em seu armário. Se não, está disponível em sua farmácia local ou até mesmo supermercado a qualquer momento.

Várias folhas de especiarias em torno de um pequeno recipiente de óleo.No entanto, essas pílulas mágicas não vêm sem efeitos colaterais. Se você usá-los com muita frequência, pode acabar com danos no fígado a longo prazo. Você também pode sentir dores de cabeça rebote e o ibuprofeno, em particular, pode causar úlceras estomacais. Então, pessoalmente, tento usar remédios naturais sempre que possível.

Efeitos colaterais com óleos essenciais são inexistentes quando usados ​​corretamente. Não só isso, mas eles são mais baratos que os medicamentos e fornecem uma solução mais holística. Claro, não estou dizendo para abandonar seus analgésicos, mas use-os com moderação – apenas quando a dor for intensa e os métodos naturais falharem.

Óleos essenciais para dor e inflamação

1. Óleo de hortelã-pimenta

O L-mentol é um composto naturalmente presente na hortelã-pimenta e plantas similares. Isso é o que dá ao óleo de hortelã-pimenta suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Tem um efeito de resfriamento que, assim como a aplicação de uma bolsa de gelo, alivia a dor e modera a inflamação. Muitas vezes você encontrará hortelã-pimenta como um componente de massagens musculares para dores esportivas.

Adquira na Amazon

2. Óleo de Alecrim

Um estudo em animais publicado no “Biological & Pharmaceutical Bulletin” mostrou que o ácido rosmarínico preveniu a inflamação (fonte). O beta-cariofileno é outro componente do óleo de alecrim que também pode ser eficaz no alívio da dor.

Adquira na Amazon

3. Óleo de pimenta caiena

O óleo de pimenta caiena (e a maioria das pimentas picantes) contém capsaicina – um composto que confere um efeito de aquecimento. Como uma almofada de aquecimento, isso pode ajudar a reduzir a dor quando aplicado topicamente.

Adquira na Amazon

4. Óleo de Camomila

A camomila é amplamente conhecida por seu efeito relaxante e sedativo. Não só ajuda a dormir, mas também relaxa os músculos tensos e doloridos, aliviando a dor.

Adquira na Amazon

5. Óleo de Lavanda

A lavanda é outro óleo com efeitos relaxantes e sedativos. Um estudo descobriu que, quando usado em um tratamento de acupressão, o óleo de lavanda ajudou a reduzir a dor lombar em 39%. O cheiro também é ótimo!

Adquira na Amazon

6. Óleo de eucalipto

Esta árvore australiana tem um impacto poderoso quando se trata de propriedades curativas. É antibacteriano e antifúngico, alivia a congestão e também tem propriedades anti-inflamatórias e de alívio da dor.

Adquira na Amazon

7. Óleo de Gengibre

O óleo de gengibre tem componentes que inibem os sinalizadores químicos envolvidos na dor. Foi realizado um estudo com idosos com dor crônica no joelho. Estudos descobriram que a massagem com óleo de gengibre diminuiu a dor, rigidez, inchaço e dor.

Adquira na Amazon

8. Óleo de tomilho

O óleo de tomilho contém carvacrol, um composto que se acredita ser responsável por seus efeitos anti-inflamatórios. Atua de maneira semelhante a muitos medicamentos farmacêuticos – reduzindo as enzimas envolvidas na inflamação em até 75%

Adquira na Amazon

9. Óleo de Funcho

O óleo de erva-doce contém anetol, que pode ser responsável por suas propriedades anti-inflamatórias. Estudos em animais mostraram que o óleo de erva-doce ajudou com o desconforto menstrual. Tem um efeito antiespasmódico, ou seja, relaxa os espasmos musculares que podem ser a fonte de muitos tipos de dor.

Adquira na Amazon

10. Óleo de Gualtéria

A gaultéria contém uma forma natural de aspirina. Não é de surpreender que tenha sido usado historicamente como um tônico para a dor.

Adquira na Amazon

(fontes: 1, 2, 3, 4, 5)

Como usar óleos essenciais para dor e inflamação

Camomila.Para dor de cabeça, misture 4 gotas de óleo essencial com 1 colher de sopa de óleo transportador e massageie as têmporas por cerca de 5 minutos. Alternativamente, você pode usar algumas gotas de óleo em um pano ao lado de sua cama, ou um difusor ou queimador de aromaterapia para inalar o vapor do óleo.

Para músculos doloridos, adicione algumas gotas de óleo a um banho e deixe de molho por 30 minutos. A água morna aumentará o alívio da dor e o efeito anti-inflamatório.

A massagem é sempre uma ótima solução para a dor, pois estimula o fluxo sanguíneo de cura para a área afetada. Se você conseguir alcançar o local dolorido, massageie por cerca de 10 minutos com óleo essencial diluído (10 gotas de óleo essencial para 1 oz de óleo transportador). Se você puder encontrar um voluntário disposto a massageá-lo, melhor ainda.

Usar uma compressa quente ou fria é um remédio comum para a dor. Você pode melhorar o efeito com óleos essenciais. Tome um litro de água quente ou fria e adicione 4 gotas de óleo essencial. Use esta mistura para aquecer ou resfriar sua compressa, espremendo o excesso antes de usar. (fonte)

Precauções

A maioria dos óleos essenciais pode causar irritação se usado sem diluir. Nunca aplique óleo puro diretamente na pele. Sempre leia o rótulo do óleo antes de usar para quaisquer precauções específicas e misture com um transportador (por exemplo, coco ou azeite) conforme recomendado. Nunca permita que o óleo essencial entre em contato com os olhos.

Alguns óleos essenciais não são adequados para mulheres grávidas ou pessoas com certas condições médicas.

Sempre verifique com seu médico se isso se aplica a você e evite esses remédios se não tiver certeza. Sempre procure óleos essenciais de alta qualidade de fontes respeitáveis ​​- existem falsificações por aí. Não só um óleo falso não produz nenhum benefício para a saúde, mas também pode causar irritação ou reação alérgica.

Conclusão

Espero que este guia tenha ajudado a informá-lo sobre o uso de óleos essenciais para dor e inflamação. O que eu mais amo nesses remédios naturais é o efeito holístico. Você não está apenas tomando uma pílula e continuando normalmente. O uso de óleos essenciais obriga você a tirar algum tempo para relaxar e se concentrar na cura – isso por si só é um fator positivo.

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.