Biblioteca

Dormir com meias: sim ou não

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

As meias usadas para dormir com eles estão penduradas em uma cadeira.

Num relance

  • Dormir com meias tem um número surpreendente de benefícios para a saúde.
  • Dormir com meias pode ajudar o sistema termorregulador do seu corpo a funcionar de forma mais eficaz, ajudando você a dormir mais rápido e a evitar suores noturnos.
  • Há também uma série de razões para não usar meias durante o sono, incluindo restringir o fluxo sanguíneo e causar infecções.

O debate sobre se é ou não uma boa ideia dormir de meias vem acontecendo há séculos.

Antigamente, alguns acreditavam que dormir de meias fazia mal, podendo até causar cegueira. Portanto, não é à toa que tem sido um assunto de muita discussão. Felizmente, não há provas científicas de que usar meias na cama cause cegueira!

Aparentemente, metade de nós dorme de meias. Algumas pessoas sentem a necessidade de cobrir os pés para se sentirem protegidas; outros não se sentem à vontade para cobrir os pés na cama.

Então, seja qual for o lado do debate em que você esteja, você definitivamente não está sozinho!

Teorias científicas mais recentes baseadas em como o corpo funciona apresentam alguns argumentos convincentes para usar meias na cama, e alguns praticantes naturopatas defendem ativamente o uso de meias molhadas na cama em alguns casos – mais sobre isso mais tarde!

Então, qual é o segredo das meias na cama?

Vantagens de usar meias na cama

Mulher sentada na cama com um livro enquanto usava meias.

Embora alguns contos da carochinha sugerissem que usar meias na cama faria você se revirar a noite toda, novas pesquisas indicam que isso pode ter o efeito oposto.

Mudanças na temperatura corporal durante a noite podem levar à dificuldade em adormecer, despertar noturno ou má qualidade do sono.

Um desses estudos investigou diferentes métodos de aquecimento dos pés antes e durante o sono e descobriu que ambos os métodos resultaram em pessoas adormecerem mais rapidamente e melhoraram a qualidade do sono. (fonte)

OK, então não é muito sexy, mas usar meias na cama pode ser bom para você – especialmente se você tiver problemas para dormir.

Aqui está o porquê…

O aumento da temperatura causa sonolência

As teorias mais recentes sobre o uso de meias na cama giram principalmente em torno do fato de que elas aumentam a temperatura dos pés. Quando isso acontece, o corpo reconhece o aumento da temperatura e dilata ou abre os vasos sanguíneos para permitir que mais sangue circule e permita que o calor se dissipe.

Desta forma, o calor adicional gerado pelas meias é redistribuído pelo corpo. O ligeiro aumento da temperatura faz com que nos sintamos mais sonolentos e prontos para dormir, principalmente se isso acontecer perto da hora normal de dormir, quando o corpo já está esperando dormir.

Prevenção de suores noturnos e ondas de calor

O aumento da temperatura corporal devido ao uso de meias na cama faz com que o sistema termorregulador do corpo se torne mais ativo. Isso significa que quando ocorrem eventos como suores noturnos ou ondas de calor, o corpo está pronto para lidar com eles de forma eficaz e é mais rápido para reduzir a temperatura.

Ajuda a melhorar problemas circulatórios

A má circulação de problemas como diabetes e doença de Raynaud pode causar diminuição da temperatura nas extremidades (mãos e pés). Como o uso de meias na cama proporciona não apenas um aumento na temperatura geral do corpo, mas também um isolamento extra, pode ajudar a evitar uma diminuição repentina da temperatura nos pés.

Chega de calcanhares rachados

Muitas pessoas sofrem de pele seca e calcanhares rachados, especialmente durante os meses de inverno, quando as temperaturas são mais baixas. Usar meias na cama ajuda nossos pés a reter a umidade, principalmente quando uma camada de hidratante adequada é usada ao dobrar os dedos dos pés antes de dormir!

Meias molhadas na cama?

Alguns praticantes naturopatas recomendam usar um par ou meias úmidas de fibra natural por baixo de um par de meias secas ao primeiro sinal de doenças como tosse, resfriado e febre.

A teoria é que as meias úmidas fazem com que o sistema imunológico pense que está sob ataque. Como resposta, o sistema imunológico torna-se mais ativo em todo o corpo e lida com qualquer ameaça de vírus ou bactéria de forma mais eficaz.

Curiosamente, muitas pessoas relatam que essa abordagem faz com que os primeiros sintomas de muitas doenças comuns desapareçam – literalmente da noite para o dia!

Até agora, não há nenhuma pesquisa científica para apoiar essa teoria, e há alguns casos em que não é uma boa ideia algumas pessoas usarem meias úmidas para dormir.

O melhor conselho aqui é procurar aconselhamento médico adequado e só tentar este método se for aconselhado a fazê-lo por um profissional de saúde devidamente qualificado.

A importância de um bom sono

Obter uma quantidade adequada de sono de boa qualidade é extremamente importante. O sono desempenha várias funções vitais, incluindo:

  • Promovendo a função cerebral saudável
  • Garantir o bem-estar emocional
  • Cura e reparação de células e tecidos – incluindo o coração e os vasos sanguíneos
  • Evitando a obesidade
  • Recarregando o sistema imunológico
  • Melhorando a função do corpo durante o dia
  • Evitar acidentes por erro de julgamento (fonte)

Por que você não deve usar meias na cama

Close-up dos pés na ponta da cama.

O calor adicional gerado pelo uso de meias à noite pode trazer algumas consequências indesejáveis, como:

Infecções

Se seus pés estiverem muito quentes, eles podem suar dentro das meias, criando um ambiente quente e úmido, perfeito para a reprodução de infecções bacterianas e fúngicas. Se você já tem uma infecção bacteriana ou fúngica, é melhor esperar até que isso seja resolvido antes de considerar usar meias à noite.

Circulação pobre

Se as meias que você usa à noite estiverem muito apertadas, principalmente nos tornozelos, isso pode restringir o fluxo sanguíneo para os pés.

Chulé

Muitas pessoas gostam de ter os pés descobertos à noite para permitir que seus pés “respirem” e ajudem a evitar odores dos pés.

Prevenção de quedas

Se você tiver pisos lisos, como laminados ou madeira polida ou pisos de azulejos, as meias podem apresentar um risco maior de escorregar e cair.

Embora isso obviamente não seja um problema quando você está realmente na cama, pode ser algo a considerar se você acordar com frequência à noite, por exemplo, para usar o banheiro.

Quando acordamos, leva um tempo para realmente ficarmos totalmente despertos. Se sairmos da cama durante a noite, geralmente não há tempo para ficarmos totalmente acordados, e isso aumenta o risco de cair. Adicione meias em uma superfície lisa e o risco aumenta drasticamente.

Pessoas idosas e meias à noite

À medida que envelhecemos, o sangue fica mais difícil de circular, principalmente nas mãos e nos pés, e esse pode ser um dos motivos para considerar o uso de meias na cama.

No entanto, é importante ter em mente que, à medida que envelhecemos, nosso equilíbrio tende a piorar gradualmente e acordamos mais à noite, principalmente para ir ao banheiro.

Como já destacamos, andar de meias em pisos lisos pode apresentar risco de queda, o que, principalmente para idosos, pode apresentar risco de lesões como fratura de quadril. (fonte)

Por uma questão de segurança, para idosos e qualquer pessoa que geralmente tenha um equilíbrio ruim, considere comprar meias com material antiderrapante nas solas, como as que encontramos aqui.

Crianças e meias à noite

Não há razão para as crianças não usarem meias à noite. No entanto, os corpos das crianças não são tão bons quanto os adultos na regulação da temperatura corporal, por isso é importante monitorar cuidadosamente as crianças quando elas estão dormindo em camadas adicionais de roupas ou roupas de cama e removê-las imediatamente se mostrarem sinais de superaquecimento.

Coisas a considerar

Pés na água fazendo salpicos.

Existem vários fatores muito importantes a serem considerados ao pensar em usar meias para dormir.

Higiene dos pés

A primeira é a higiene. Quando usamos meias o dia todo, especialmente se tivermos um estilo de vida ativo, o ambiente quente e úmido dentro de nossos sapatos e meias se torna um terreno ideal para bactérias. A higiene dos pés é muito importante para evitar problemas como pé de atleta, fungos nas unhas e outros tipos de infecções.

É essencial que você tire as meias que usou durante o dia, lave e seque bem os pés e coloque meias limpas para usar na cama.

Quais meias?

Outro fator importante das meias é o material de que são feitas. Escolha fibras naturais como algodão, seda para garantir que o ar ainda chegue aos seus pés.

As meias que você usa para dormir devem ser de espessura média – muito finas e não serão muito eficazes, muito grossas e seus pés podem superaquecer e aumentar o risco de crescimento das bactérias naturalmente presentes em nossa pele, possivelmente resultando em infecção.

É importante certificar-se de que suas meias não estão muito apertadas – elas devem ser confortáveis ​​e não deixar marcas na pele pela manhã. Isso sugere que as meias restringiram o fluxo sanguíneo para dentro e para fora dos pés, derrotando o propósito de usá-las em primeiro lugar.

Isso também se aplica às meias de compressão – embora tenham seu lugar nos cuidados com os pés e para melhorar a circulação, as meias de compressão não devem ser usadas na cama, a menos que você tenha sido especificamente instruído a fazê-lo por um médico qualificado.

Da mesma forma, é tão importante certificar-se de que suas meias não estão muito largas, pois elas podem escorregar de seus pés durante a noite e se tornar ineficazes, ou pior, causar um risco de tropeçar se você sair da cama à noite e encontrá-las penduradas, metade dentro e metade fora de seus pés.

Embora a maioria das meias com material antiderrapante em suas solas sejam feitas de fibras sintéticas, é possível encontrar algumas que são em sua maioria de fibra natural, como o par que recomendamos acima.

Como alternativa, trate seus pés com um luxuoso par de meias 100% de fibra natural, como essas meias de linho, e adicione seu próprio material antiderrapante na parte inferior!

Alternativas às meias na cama

Se você realmente não gosta da ideia ou da sensação de usar meias na cama, existem algumas alternativas.

Como sugerido na pesquisa do sono, fazer um banho de pés quente antes de dormir pode melhorar suas chances de adormecer rapidamente. No entanto, é importante fazer isso pouco antes de dormir para que seus pés retenham o calor e seque-os muito bem após o banho de pés. (fonte)

Você também pode adicionar uma camada extra no terço inferior da cama para ajudar a isolar os pés e mantê-los aquecidos.

Uma bolsa de água quente é outro caminho para os dedos dos pés quentinhos – embora deva-se tomar cuidado para que esse método não superaqueça os pés.

Em suma

Assim, podemos ver que a escolha de usar meias na cama é muito pessoal, e há argumentos a favor e contra fazê-lo.

Se você está tendo problemas para dormir, e principalmente se seus pés estão frios à noite, usar meias pode ajudar a melhorar a circulação, aumentar a temperatura do corpo e permitir uma melhor regulação da temperatura do corpo.

Isso pode melhorar sua qualidade de sono e diminuir a quantidade de vezes que você acorda durante a noite, além de reduzir os efeitos de suores noturnos e ondas de calor.

A melhora no padrão de sono pode ter um efeito dramático em nossas atividades diurnas e na qualidade de vida, ajudando a melhorar a concentração e prevenir acidentes.

Se você optar por usar meias na cama, lave e seque muito bem os pés antes de dormir, e certifique-se de que suas meias noturnas estejam limpas, frescas e feitas de fibras naturais para permitir que o ar circule em torno de seus pés.

Certifique-se de que as meias que você usa à noite não são muito largas para impedir que escorreguem dos pés, ou muito apertadas, para garantir que não afetem adversamente a circulação sanguínea em seus pés.

Considere investir em meias com sola antiderrapante, principalmente se você tiver um risco maior de cair.

Se você não gosta da ideia de usar meias, mas quer aquecer os pés, considere adicionar camadas extras de roupa de cama sobre os pés ou usar uma bolsa de água quente, mas certifique-se de seguir os procedimentos de segurança corretos para evitar queimaduras ou superaquecimento seus pés.

Se você tiver alguma condição que afete seus pés, especialmente qualquer infecção bacteriana ou fúngica, consulte seu médico antes de considerar usar meias na cama.

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.