Biblioteca

Método de limpeza com óleo para pele do rosto e acne

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Jovem, atraente garota tentando esconder o rosto da câmera.

Num relance

  • O método de limpeza com óleo é uma técnica de limpeza da pele que envolve a aplicação de tipos específicos de óleo na pele para remover sujeira e detritos.
  • A limpeza com óleo é uma técnica muito eficaz que funciona usando óleo para suavizar e soltar o óleo e os detritos da pele, para que possam ser removidos facilmente
  • O método de limpeza com óleo é adequado para todos os tipos de pele – incluindo pele oleosa

Você já teve um daqueles momentos em que, vasculhando a internet, você se depara com um pequeno trecho de informação que faz você se sentar e prestar atenção? Este foi o meu caso quando ouvi pela primeira vez sobre a limpeza da pele com óleo.

Nunca tive a melhor pele do mundo e, à medida que amadureci, fiquei cada vez mais preocupado com a quantidade de produtos químicos que usamos em nossos corpos.

Na verdade, eu estava navegando para ver se conseguia encontrar algumas receitas de cosméticos caseiros com ingredientes naturais quando me deparei com um comentário descartável sobre o método de limpeza com óleo. Bem, isso foi o suficiente para me interessar. Pesquisei um pouco e estou usando o método de limpeza com óleo há alguns meses. Devo dizer que estou impressionado com os resultados.

Então pensei em compartilhar com vocês o que aprendi sobre o método de limpeza de pele com óleo, como fazê-lo e o que os especialistas têm a dizer sobre isso.

Qual é o método de limpeza com óleo?

A ideia de usar óleo para limpar nossa pele parece um pouco estranha no começo – nos disseram há anos que os óleos que são produzidos naturalmente pela pele devem ser limpos regularmente de nossos rostos à medida que se misturam com maquiagem, poeira e pequenas partículas de sujeira.

Então, por que gostaríamos de adicionar ainda mais óleo à mistura?

Aqui está o pedaço de ciência

Se olharmos para o processo de limpeza de uma perspectiva científica, as coisas começam a fazer um pouco mais de sentido. Em primeiro lugar, vamos considerar a limpeza da pele apenas com água. Água e óleo não se misturam; eles se separam em duas substâncias distintas, não importa o quanto você tente misturá-las.

Isto é devido à natureza das moléculas de óleo e água. Uma molécula de água tem uma carga positiva muito pequena em uma extremidade e uma carga negativa na outra extremidade. Isso significa que as moléculas de água se ligam muito bem, por conta própria, por meio de ligações de hidrogênio, formando uma barreira que as moléculas de óleo não podem penetrar. (fonte)

Entre no palco à esquerda: sabonete. O objetivo do sabão é quebrar as ligações que mantêm as moléculas unidas, permitindo que as duas substâncias se misturem e formem o que é chamado de emulsão.

No entanto, a mistura de sabão, óleo e água forma diferentes compostos químicos que ficam na nossa pele como resíduo. Isso pode ser muito duro para a pele – especialmente para o rosto, secando-o e deixando-o com uma aparência opaca.

Isso levou ao desenvolvimento de uma vasta gama de produtos de limpeza facial que estão disponíveis no mercado hoje. Esses produtos, no entanto, não são isentos de problemas.

Alguns produtos exageram um pouco e retiram muito do óleo natural que produzimos. Isso leva a um círculo vicioso onde a pele reconhece a perda de óleo natural e supercompensa.

Outro problema com alguns produtos de cuidados com a pele é que eles contêm substâncias – especialmente fragrâncias – que podem irritar a pele. A boa notícia é que existe uma solução mais simples e natural?

Como funciona o método de limpeza com óleo?

O primeiro e mais importante ponto a ser observado é que o óleo tem a capacidade de se misturar e dissolver outro óleo. Isso nos dá a primeira pista de que realmente pode haver algo neste método de limpeza de óleo.

Embora muitos de nós possam não gostar da ideia de espalhar óleo por todo o rosto, é importante lembrar que o óleo é extremamente importante para o funcionamento normal da pele. O óleo é produzido naturalmente pelo corpo para ajudar a lubrificar e impermeabilizar a pele.

A ideia básica por trás do método de limpeza com óleo é que o óleo massageado na pele se misture com nossos óleos naturais e impurezas. Além disso, um pouco de calor é usado para suavizar a pele, abrir os poros e facilitar a limpeza.

O método de limpeza de óleo e acne

A acne é uma condição da pele caracterizada pela inflamação das glândulas sebáceas e folículos pilosos que, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia, podem ser irritados pela transpiração, maquiagem, protetor solar e dieta. (fonte)

A maioria das pessoas que sofrem de acne conhece vários métodos de tratamento diferentes, desde medicamentos, peelings químicos a laser e outras formas de terapia de luz. Muitos desses tratamentos são úteis até certo ponto no controle da acne, mas têm suas desvantagens, como efeitos colaterais negativos ou despesas consideráveis. (fonte)

Embora o óleo seja frequentemente considerado o vilão quando se trata de pele e acne, como já discutimos, não é o óleo que é o problema; são os poros bloqueados e as impurezas presas.

O método de limpeza com óleo oferece aos sofredores de acne a oportunidade de limpar profundamente a pele com ingredientes naturais para diminuir os bloqueios na pele, permitindo que as impurezas escapem.

Embora não existam estudos científicos até o momento que digam categoricamente que o método de limpeza com óleo é eficaz para a acne, isso realmente não é surpreendente. O tipo de pele que um indivíduo combinou com as misturas de óleo quase ilimitadas que podem ser produzidas significa que a limpeza de óleo não é uma ciência exata que é facilmente estudada.

Curiosamente, no entanto, muitos sofredores de acne relatam melhorias muito positivas e muitas vezes notáveis ​​nos sintomas da acne após o uso do método de limpeza com óleo. Nem todos concordam, no entanto; algumas pessoas acham que isso piora seus sintomas, embora em muitos casos, a mistura de óleo, a técnica e a duração do período de teste não sejam especificadas. (fonte)

Quais óleos usar?

Nem todos os óleos são iguais, especialmente quando se trata de saúde da pele. É essencial selecionar óleos que funcionem bem com sua pele, e há um pouco de espaço para experimentação aqui.

Os benefícios do óleo de mamona foram bem documentados ao longo da história. Possui uma composição química única, embora seja conhecido como laxante quando tomado internamente, o óleo de rícino possui muitos outros benefícios comprovados para a saúde, incluindo propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias. (fontes 1, 2)

O único problema ao aplicar o óleo de rícino na pele é que é um líquido muito espesso e viscoso. Para facilitar a aplicação do óleo de mamona, muitas pessoas optam por misturar o óleo de mamona com outro óleo mais fino.

Se sua pele estiver muito seca, você pode tentar usar algum óleo rico e hidratante, como amêndoa, abacate ou jojoba. Os óleos de nim, avelã, girassol e prímula são óleos adstringentes e antibacterianos que são bons para a pele propensa a acne.

Você pode realmente usar qualquer óleo que quiser para misturar com o óleo de rícino. Algumas pessoas gostam de adicionar algumas gotas de óleos essenciais à sua mistura, mas é aconselhável verificar se tudo o que você adiciona é apropriado para sua pele.

As proporções exatas dos óleos dependem de você e do seu tipo de pele, mas em geral uma mistura entre 10 e 60% de óleo de rícino e entre 40 e 90% de óleo de oliva ou girassol funciona bem para a maioria das pessoas.

Como regra geral, quanto mais oleosa for sua pele, maior a porcentagem de óleo de rícino que você deve usar em sua mistura. O que quer que você decida usar como uma garrafa de mistura para o seu óleo, certifique-se de tomar muito cuidado para limpá-lo e esterilizá-lo entre cada lote.

Da mesma forma, certifique-se de lavar bem as toalhas de rosto, usando uma quantidade generosa de detergente em uma lavagem a quente.

Efeitos de diferentes óleos

Uma palavra de cautela sobre o azeite de oliva e o óleo de coco – normalmente é grande estima em relação aos benefícios de saúde e beleza, muitas pessoas relatam um aumento nas erupções cutâneas e resultados indesejáveis ​​ao usar um desses dois óleos para o método de limpeza do óleo.

O óleo de coco tem propriedades comedogênicas, o que significa que pode bloquear os poros. Algumas pessoas acham que o óleo de jojoba tem um efeito semelhante, embora outros discordem.

Se você tem a pele extremamente seca, também precisa ser cauteloso ao usar o óleo de rícino. Pode ser muito seco, então use uma baixa porcentagem de óleo de rícino em sua mistura. Se a sua pele começar a secar, você pode querer perder completamente o óleo de rícino e experimentar óleos diferentes.

Mulher aplicando o método de limpeza de óleo para a pele do rosto e acne.

Como usar o método de limpeza com óleo

Embora o método de limpeza do óleo seja relativamente simples, é importante seguir o procedimento correto. Aqui está o meu guia passo a passo sobre como fazer uma limpeza de óleo:

  1. Despeje uma quantidade generosa de seu óleo misturado na palma da sua mão. Esfregue as palmas das mãos para distribuir uniformemente o óleo e aquecê-lo.
  2. Aplique o óleo no rosto e comece a massagear o óleo na pele com pequenos movimentos circulares. Isso suavizará a pele, soltará o óleo e os detritos e removerá os resíduos de cosméticos e protetores solares do dia a dia.
  3. Aproveite o tempo para massagear completamente o óleo em todas as áreas da pele. Você pode gastar um pouco de tempo extra em áreas problemáticas.
  4. Quando você sentir que o óleo foi massageado profundamente na pele e os poros estão saturados com óleo, pegue um pano de rosto limpo e mergulhe-o em água muito quente. Torça a água, de preferência sem queimar as mãos!
  5. Aplique o pano de rosto fumegante na pele e deixe-o esfriar enquanto estiver em contato com a pele.
  6. Limpe suavemente a pele com um pano de rosto frio, lave-o em água quente novamente e aplique no rosto mais uma ou duas vezes. Resista à tentação de esfregar a pele com a toalha de rosto; isso não é necessário com o método de limpeza com óleo.
  7. Para finalizar, pegue uma pequena quantidade de sua mistura de óleo e aplique levemente em sua pele.

O que esperar

Muitas pessoas relatam resultados brilhantes após o primeiro tratamento de limpeza com óleo. Outros acham que os resultados não vêm tão rapidamente, e algumas pessoas experimentam um agravamento da condição da pele antes que as coisas melhorem.

Tal como acontece com os tratamentos faciais de salão, não é incomum que o método de limpeza com óleo induza erupções inicialmente, pois a pele se livra de todas as impurezas que ficaram presas.

Também é normal que algumas pessoas sintam que sua pele fica mais oleosa depois de iniciar o método de limpeza com óleo, mas a maioria das pessoas acha que isso se acalma à medida que a pele responde equilibrando a quantidade de óleo que produz.

Considerações finais sobre o método de limpeza com óleo para pele do rosto e acne

Depois de pesquisar todas as informações sobre limpeza de óleo, parece que o mecanismo de ação está bem baseado em princípios científicos. A aplicação de óleo na pele ajuda a dissolver os óleos naturais e as impurezas. Embora não haja muita evidência científica para o método de limpeza com óleo, muitas pessoas o consideram muito útil.

É importante combinar a mistura certa de óleos com o seu tipo de pele e usar os procedimentos corretos para uma limpeza eficaz do óleo. Uma vez que você tenha esses fatores certos, a limpeza com óleo é muito fácil de fazer e muitas vezes muito econômica, dependendo do óleo que você escolher.

No caso específico da acne, novamente há muito pouca evidência para afirmar categoricamente que funciona, mas na prática muitas pessoas o consideram altamente eficaz para melhorar seus sintomas.

Pessoalmente falando, estou usando o método de limpeza com óleo há alguns meses. Descobri que tem sido uma verdadeira ajuda para tornar minha pele mais clara e brilhante com menos espinhas.

Na minha opinião e de acordo com as informações que encontrei durante minha investigação, o método de limpeza com óleo definitivamente vale a pena tentar, mas é importante monitorar de perto a condição da sua pele para ver se funciona para você.

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.