Biblioteca

O óleo de alho pode promover o crescimento do cabelo?

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Dentes de alho ao lado de uma garrafa de óleo de alho.

A maioria de nós aceita a perda de cabelo como uma parte natural da vida, seja como resultado do envelhecimento ou de outras causas. Perder 50-100 cabelos ao longo do dia é normal, mas cabelos finos e irregulares podem ter um efeito negativo em nossos níveis de confiança.

Eu experimentei a perda de cabelo pela primeira vez há alguns anos, minha crença é que foi como resultado de extensas tinturas e uso de xampus comerciais e outros tratamentos. Quando percebi que podia ver meu couro cabeludo através do meu cabelo, fiquei honestamente assustada. Eu não sabia se ia crescer de novo ou piorar.

Existem muitos produtos no mercado que afirmam estimular o crescimento do cabelo, mas eu prefiro os métodos naturais. Eu queria encontrar uma cura o mais rápido possível, e uma das opções que encontrei foi o óleo de alho. Eu me perguntei “o óleo de alho pode promover o crescimento do cabelo?” Deixe-me compartilhar minhas descobertas:

O que causa a queda de cabelo?

Existem inúmeras razões pelas quais seu cabelo pode ficar fino e cair. Assim como sua pele, qualquer transtorno ou estresse aparecerá em seu cabelo. Estresse severo pode causar queda de cabelo durante a noite.

Alguns outros fatores são alterações hormonais, genética, má nutrição, alopecia e calvície com a idade. O uso excessivo de produtos químicos, como tinturas de cabelo, xampus e condicionadores comerciais, pode secar o cabelo, tornando-o quebradiço e fraco – levando à perda de cabelo.

Como o óleo de alho promove o crescimento do cabelo?

Alho vermelhoO alho é um vegetal da classe allium que também inclui cebola, alho-poró e cebolinha. É usado principalmente como aromatizante em alimentos, mas tem sido usado tradicionalmente como remédio medicinal devido ao seu teor de nutrientes. (fonte) Aqui estão alguns dos fatos sobre o uso do alho para o crescimento do cabelo:

O alho contém altos níveis do nutriente enxofre. O enxofre é um bloco de construção vital para a queratina, que dá força aos nossos cabelos e unhas e os ajuda a crescer. A aplicação de óleo de alho no couro cabeludo resulta em cabelos fortes e flexíveis. (fonte)

O alho tem propriedades antifúngicas. Uma das infecções fúngicas mais comuns que afetam nosso couro cabeludo é a caspa. Se o seu cabelo está em má forma como resultado de caspa ou outra infecção no couro cabeludo, o óleo de alho pode oferecer uma cura. A alicina no alho foi eficaz contra seis fungos diferentes. (fonte)

O selênio no alho melhora a saúde do cabelo, ajudando o corpo a usar a vitamina E. A deficiência de vitamina E pode causar queda de cabelo. (fonte)

O alho contém vitaminas C, B6 e B1. A vitamina C aumenta o colágeno no cabelo e protege contra a quebra. A deficiência de B6 pode causar queda de cabelo e B1 melhora a circulação do couro cabeludo. (fonte)

Os minerais do alho também melhoram a saúde do cabelo. O cálcio fornece um componente estrutural no cabelo. O cobre previne o crescimento defeituoso do cabelo. O ferro auxilia no crescimento e manutenção do cabelo. O manganês ajuda o corpo a utilizar outros nutrientes importantes para a saúde do cabelo. (fonte)

O alho é conhecido como rubefaciente, ou seja, estimula a circulação sanguínea. (fonte) Seu sangue transporta nutrientes e oxigênio para todas as partes do seu corpo, incluindo suas raízes e couro cabeludo. Isso significa mais nutrição para suas madeixas. Assim como regar uma planta, o sangue que flui para o couro cabeludo leva ao crescimento saudável do cabelo.

Um estudo determinou que o óleo de alho aumentou os efeitos de um gel esteróide para tratar a perda de cabelo devido à alopecia areta. (fonte)

Como fazer óleo de alho em casa

Não confunda óleo de alho com óleo essencial de alho – são coisas completamente diferentes. O óleo de alho que você deseja envolve o dente inteiro esmagado e misturado com um óleo transportador e deixado em infusão. Você pode comprar óleo de alho, mas é muito simples fazê-lo fresco em casa.

Descasque e pique alguns dentes de alho e misture com um óleo transportador, como azeite ou óleo de coco. A proporção deve ser de 1 dente para 1 colher de sopa de óleo. Aqueça a mistura suavemente e depois coloque-a em um frasco fechado em um local escuro por pelo menos uma semana. Quando estiver pronto para usá-lo, coe os pedaços de alho picados. (fonte)

Como usar o óleo de alho para o crescimento do cabelo

Nos remédios populares tradicionais, o alho era usado para queda de cabelo cortando um dente e esfregando-o no couro cabeludo. Isto foi seguido por uma massagem na cabeça com azeite uma hora depois. O cabelo não foi lavado até o dia seguinte. (fonte) Se isso é um pouco hippie (e fedorento) para você, não se preocupe, existem muitas receitas modernizadas para tratamentos capilares com óleo de alho.

Se o cheiro de alho realmente incomoda você, tente adicionar suco de limão ou água de rosas à mistura. Os óleos essenciais também são uma opção – os óleos de alecrim, lavanda e hortelã-pimenta são considerados bons para o crescimento do cabelo, enquanto o eucalipto e a árvore do chá são recomendados para eliminar a caspa. (fonte)

Alho e óleo de coco

O óleo de coco está realmente na moda no mundo da saúde e nutrição hoje em dia – e por boas razões. Tem poderes hidratantes incríveis, e por isso substituiu a maioria dos cremes e loções do meu armário do banheiro.

  • Para fazer um tratamento capilar com alho e óleo de coco, combine óleo de alho e óleo de coco em uma mistura 1:1. Se você mora em um clima mais frio, precisará derreter o óleo de coco primeiro, colocando o frasco em uma tigela com água quente por alguns minutos.
  • Massageie a mistura vigorosamente no couro cabeludo, cubra com uma touca de banho e deixe descansar por 20 minutos
  • Você precisará lavar o cabelo com xampu pelo menos duas vezes para tirar o óleo completamente, especialmente se você tiver tendência a cabelos oleosos.
  • Repita duas vezes por semana

Alho e Mel

O mel é outro maravilhoso hidratante natural, e algumas variedades também têm fortes poderes curativos e antibacterianos. Se você não se importa de gastar um pouco mais de dinheiro, eu recomendo o mel de Manuka. Os benefícios valem o preço.

  • Misture uma colher de sopa de óleo de alho com uma colher de sopa de mel.
  • Aplique apenas no couro cabeludo, cubra com uma touca de banho e deixe por 20 minutos
  • Enxaguar o cabelo
  • Repita duas vezes por semana

Óleo de alho puro

Se você pode tolerar o cheiro, o óleo de alho não diluído é o caminho a percorrer. Não se preocupe, se você lavar bem com xampu perfumado, ninguém ficará sabendo.

  • Massageie 2 colheres de sopa de óleo de alho no couro cabeludo
  • Cubra com uma touca de banho e deixe descansar por 20 minutos
  • Lavar com shampoo
  • Repita uma vez por semana
Shampoo de óleo de alho

Para um impulso extra entre os tratamentos, tente adicionar uma ou duas colheres de sopa de óleo de alho em seu xampu. No entanto, não é recomendado se você é propenso a cabelos oleosos.

(fonte 1, 2)

Cuidados

Sempre faça um teste de remendo antes de aplicar as misturas de óleo de alho na pele. Nunca aplique na pele quebrada e certifique-se de não deixar óleo de alho em seus olhos.

Se você tiver perda de cabelo repentina e inexplicável, converse com seu médico, pois pode ser um sinal de doença em algum lugar do seu sistema. É melhor ficar seguro do que arrepender-se.

Conclusão

A parte mais importante do tratamento da perda de cabelo é encontrar a causa subjacente, se possível. Se você não corrigir o motivo da sua perda de cabelo, nenhuma quantidade de curas ajudará. Felizmente, depois que eliminei tinturas e produtos comerciais de cuidados com o cabelo da minha rotina, meu cabelo voltou lentamente ao seu estado original.

Eu ainda tenho muitos cabelos de bebê esvoaçantes do novo crescimento, mas eles não me incomodam – serve como um lembrete para tratar bem minhas madeixas! Desejo-lhe boa sorte com o uso de óleo de alho para promover o crescimento do cabelo – espero que dê os resultados desejados!

Referências: 1, 2, 3, 4, 5

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.