Biblioteca

Vermelho, Branco Ou Rosa. Qual vinho você deve beber e por quê?

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Vários vinhos armazenados em uma adega com o título

O vinho é realmente uma das maiores bebidas alcoólicas para enfeitar nosso humilde planeta! Não há nada tão bom quanto um copo gelado de vinho rosé em um dia quente, um pouco de vinho branco com uma saborosa refeição de frango ou um pouco de vinho tinto rico servido com bife e macarrão.

De todos os álcoois, o vinho é provavelmente o único que faz mais bem do que mal. Enquanto a maioria das bebidas alcoólicas apenas fornece mais açúcar, calorias e álcool tóxico, o vinho realmente oferece alguns benefícios à saúde.

Mas qual vinho é o melhor? Neste post, vamos dar uma olhada em tudo o que você precisa saber…

O que você precisa saber sobre vinhos

Vários tipos de vinho em copos.

Não existem apenas três tipos de vinhos, mas na verdade existem seis:

1. Vinho tinto

Uvas pretas são usadas para fazer vinho tinto, incluindo as peles para adicionar pigmento. A principal diferença entre os vinhos tintos e os demais é a presença de taninos, que vêm das peles.

2. Vinho rosé

O vinho rosé também é feito a partir das uvas pretas escuras, mas as peles são removidas após um breve contato. Este vinho contém muito poucos taninos, daí o sabor naturalmente doce.

3. Vinho branco

As uvas brancas são usadas para fazer vinhos brancos, embora alguns sejam feitos com uvas pretas. Não há contato com a pele, portanto, sem cor.

4. Vinhos espumantes

Esses vinhos podem ser feitos de praticamente qualquer tipo de uva e contêm bolhas de dióxido de carbono – portanto, são efervescentes. A maioria das pessoas chama esse tipo de vinho de Champagne, mas apenas o vinho espumante feito na região de Champagne pode ser rotulado assim.

5. Vinhos fortificados

Esses vinhos não são apenas vinhos tradicionais, mas espíritos mais fortes como Brandy são adicionados ao vinho. A adição de álcool mais forte causa um maior teor de açúcar e há menos fermentação.

6. Vinhos de sobremesa

Esses vinhos são mais ricos em açúcar, pois são colhidos tardiamente ou secos em esteiras de palha para concentrar o açúcar. Eles são doces e, portanto, servidos como sobremesa.

Todos esses tipos de vinho são saborosos, mas nem todos oferecem os mesmos benefícios.

Quem bebe o quê?

Um copo de vinho tinto ao lado de uma garrafa de vinho e uvas em uma cesta.

Você sabia que foram feitos estudos examinando os tipos de pessoas que bebem certos tipos de vinho? De acordo com um estudo:

  • Quem bebe vinho tinto tende a beber com mais frequência do que quem bebe vinho branco ou rosé.
  • Aqueles que bebem vinho branco tendem a se contentar com sua posição na carreira.
  • É mais comum que os bebedores de vinho tinto sejam casados ​​e tenham um diploma.
  • Os bebedores de vinho branco tendem a se contentar em ficar em casa e amar as férias.
  • Os bebedores de vinho tinto geralmente são mais relaxados quando se trata de preferências de vinho.
  • Os bebedores de vinho rosé gostam de experimentar coisas novas e diferentes.
  • É comum que os bebedores de vinho branco bebam a mesma safra regularmente.
  • 55% dos bebedores de vinho rosé deixaram a escola aos 18 anos.
  • 86% dos bebedores de vinho tinto estão em um casamento feliz e estável.
  • 85% dos bebedores de vinho rosé e branco são solteiros e não procuram um relacionamento ou estão em um relacionamento feliz e solteiro.

O que suas preferências de vinho dizem sobre você?

Os vinhos mais saudáveis

Garrafas de vinho armazenadas em uma adega.

Todos nós sabemos que o vinho é saudável, mas você sabe Como as saudável? Alguns vinhos oferecem maiores benefícios à saúde do que outros, então aqui estão os vinhos que você definitivamente deveria experimentar:

  • Cabernets/Madirans – Esses dois tipos de vinho vêm de uvas tannat, que são conhecidas por conter níveis muito altos de antioxidantes conhecidos como procianidinas. O antioxidante pode melhorar a saúde do coração e do sistema vascular, e até foi comprovado que aumenta a expectativa de vida.
  • Pinot Noir – De todos os vinhos, o Pinot Noir tem as maiores concentrações do resveratrol, composto que combate o câncer, principalmente os cultivados em climas frios que recebem muita chuva.
  • Merlot/Syrahs — O sabor desses vinhos é diferente de Cabs e Madirans, e também contêm mais procianidinas. Syrah é feito com groselha preta adicionada ao vinho, e Merlot é feito com uvas azuis.

Estes são os três vinhos que você quer beber MUITO, pois oferecem os melhores benefícios para a saúde. Sim, existem muitos outros tipos de vinhos tintos, mas estes listados acima são os melhores dos tintos.

Quando se trata de vinho rosé e branco, você obtém muito sabor doce, mas quase nada em termos de antioxidantes. A cor vermelha escura do vinho tinto é a prova do teor antioxidante, mas os vinhos brancos e rosados ​​quase não têm cor. É como comparar um repolho roxo com um repolho verde comum – ainda há algum valor, mas nem de longe tanto!

Aqui está um pequeno vídeo mostrando as diferenças entre vinho tinto, rosé e branco.

Seco ou Doce?

Você sabia que os vinhos secos oferecem maiores benefícios à saúde do que os vinhos doces?

Os vinhos tintos que têm um perfil de sabor mais seco tendem a ter níveis mais altos de antioxidantes como flavonóides e procianidinas. Esses antioxidantes são produzidos pelos taninos que vêm da casca das uvas e são os que oferecem todos os benefícios à saúde. Cabernets e Madirans são aqueles com os maiores níveis de flavonóides, embora todos os vinhos tintos sejam carregados com antioxidantes.

Os vinhos mais doces geralmente têm níveis mais baixos de flavonóides, oferecendo menos benefícios à saúde. Se você está procurando um vinho inteligente para o coração, é melhor ir sempre seco!

Benefícios para a saúde do vinho tinto

Vinho derramando em um copo de vinho de uma garrafa.

Então, sabemos que a maioria dos benefícios para a saúde vem do vinho tinto, mas quais benefícios você pode obter bebendo mais vinho?

Aumente a Energia

Você sabia que o vinho contém culturas vivas semelhantes às que habitam seus intestinos? O vinho é uma forma de probiótico, e beber vinho ajuda a estimular o crescimento de bactérias saudáveis ​​em seus intestinos. Pode desbloquear mais energia em seu corpo.

Estender a vida útil

Você estaria interessado em saber que beber vinho tinto é a melhor maneira de viver mais. Enquanto as cervejas escuras podem oferecer alguns benefícios à saúde, apenas o vinho tinto oferece um aumento de longevidade.

Prevenir o envelhecimento

O vinho tinto contém polifenóis, que comprovadamente combatem os efeitos do envelhecimento. Uma ou duas taças de vinho tinto por dia podem ajudar a manter a pele jovem, combater as toxinas e reduzir o impacto da idade no corpo.

Risco reduzido de diabetes

Curiosamente, aqueles que bebem um ou dois copos de vinho tinto por dia têm um risco 30% menor de desenvolver diabetes do que aqueles que não bebem nada. Com o diabetes sendo uma das principais ameaças em nosso país, é lógico que beber vinho é o caminho mais inteligente a seguir!

Declínio Mental Retardado

Para os bebedores de vinho tinto, você pode esperar que sua função cerebral diminua muito mais lentamente à medida que envelhece.

Combata o Colesterol

O vinho tinto contém antioxidantes especiais que podem ajudar não apenas a diminuir o nível de colesterol total, mas também a aumentar a produção do colesterol “bom”. Aumentar um pouco o colesterol bom é a melhor maneira de diminuir o colesterol ruim em geral e ajudará a proteger suas artérias contra danos.

Risco reduzido de doença cardíaca

De acordo com a Clínica Mayo, estudos em camundongos descobriram que o vinho tinto pode ajudar a reduzir o risco de coagulação e inflamação. A coagulação como resultado de danos arteriais é o que leva a ataques cardíacos e derrames, e a inflamação geralmente leva à pressão alta e a outras doenças cardíacas. Ao reduzir esses dois problemas, o vinho tinto reduz drasticamente o risco de doenças cardíacas.

Impulsionar a imunidade

Difícil imaginar que beber uma taça de vinho tinto seja a chave para combater esse resfriado, não é mesmo? Curiosamente, os antioxidantes em seu copo de vinho aumentam seu sistema imunológico, reduzindo o risco de resfriados comuns em até 40%. Isso se deve ao fato de que os antioxidantes combatem infecções, previnem danos celulares e eliminam os radicais livres.

Coisas incríveis, né? Hora de eu abrir essa rolha e me servir de um copo de boa saúde!

Você sabia: O vinho tinto estimula o apetite, por isso é melhor quando bebido com um pouco de comida.

Quanto Vinho?

Copos de vinho tinto e branco.

Agora vem a parte complicada: saber quanto beber.

Todos os benefícios de saúde listados acima não são o resultado de beber cinco ou seis copos de vinho por dia (Desculpe, senhoras do The View!). Na verdade, quase todos os estudos sobre os benefícios do vinho tinto provaram que apenas UM copo de vinho tinto por dia é o melhor caminho a percorrer.

Os estudos sempre usarão o termo “moderado” ao descrever o consumo de vinho, ou seja, entre um e dois copos por dia. Mais do que isso, você começa a perder os benefícios para a saúde devido ao aumento da ingestão de calorias e aos efeitos do álcool em seu corpo.

Com apenas um copo de vinho tinto por dia, você ficará saudável sem exagerar no álcool!

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.