Biblioteca

O que é caspa amarela e como lidar com seus problemas no couro cabeludo?

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Caspa é o termo genérico dado aos flocos de pele morta que caem do couro cabeludo. Estima-se que mais de 50 milhões de americanos sofrem de caspa todos os anos.

Flocos do que supomos ser caspa podem variar em tamanho e ser de cor amarela ou mais comumente brancos, parecendo pequenos flocos de neve.

A caspa amarela tende a ser oleosa e gruda no cabelo, enquanto os flocos brancos geralmente caem do couro cabeludo. A caspa tecnicamente amarela é a única forma de caspa. A descamação da pele causada pela psoríase, couro cabeludo seco ou acúmulo de produtos são apenas isso, pedaços de pele morta. Pode ser fácil confundir as condições, mas a causa subjacente da caspa e da pele seca pode ser muito diferente, cada uma com vários métodos de tratamento.

O que esses flocos significam?

Qualquer tipo de caspa pode ser um problema para o couro cabeludo. Embora a caspa não seja classificada como uma doença grave e não seja contagiosa, a caspa não tratada pode danificar o cabelo e até levar à perda ou afinamento do cabelo. Todos nós podemos sofrer de sintomas semelhantes aos da caspa em algum momento de nossa vida, mas isso não torna menos embaraçoso quando nossos cabelos ou roupas mostram os sinais reveladores de um problema de caspa.

Flocos amarelos de caspa são, na verdade, a única forma verdadeira de caspa, formada por um fungo semelhante a uma levedura chamado Malassezia que ocorre naturalmente em nosso couro cabeludo. A dermatite seborreica é a principal causa da caspa amarela com excesso de óleos conhecidos como sebo, alimentando o fungo causador da caspa. Você pode pensar que a caspa ser uma forma verdadeira ou não é irrelevante, mas entender o que realmente causa os flocos embaraçosos em seus ombros pode ajudar a erradicar a queda de neve.

Felizmente, a maioria das condições de caspa pode ser tratada em casa com produtos de balcão, como xampus e condicionadores medicinais, fórmulas holísticas ou naturais e até mesmo com remédios caseiros de homeopatia caseiros. Saber que tipo de caspa você tem, ou mesmo se é realmente caspa, pode ajudar a controlar o problema. Condições crônicas como a psoríase com características semelhantes a escamas, em vez de flocos de caspa, normalmente requerem atenção ou aconselhamento médico para o alívio da irritação no couro cabeludo.

Pequenos flocos brancos que caem do couro cabeludo são normalmente causados ​​por uma condição do couro cabeludo seco. Muitos fatores desencadeiam ou causam um couro cabeludo seco, incluindo condições climáticas mais frias, uso de xampus com produtos químicos agressivos, dieta, estresse ou um acúmulo deixado para trás por muitos produtos de modelagem. Felizmente, a esfoliação e a reidratação do couro cabeludo geralmente resolvem essa condição. Para se livrar da caspa amarela, primeiro devemos atacar o fungo que a está causando.

O que é dermatite seborreica?

A dermatite seborreica, também conhecida como seb derm, eczema seborreico, seborreia ou pitiríase, é na verdade uma forma de eczema. Acredita-se que afete cerca de 3% da população com maior ocorrência em nossa terceira ou quarta décadas de vida. Para muitas pessoas, essa condição pode ir e vir ao longo de suas vidas. Não é uma condição perigosa ou contagiosa e pode até afetar bebês, conhecidos pelo termo mais amigável, crosta láctea.

A caspa amarela é o principal sintoma da dermatite seborreica. Em comparação com os flocos de pele, ou ‘caspa’ causada pelo couro cabeludo seco, eles são maiores e mais escamosos ou oleosos. Se você passar os dedos pelo cabelo quando estiver com o couro cabeludo seco, provavelmente verá uma pequena chuva de flocos brancos granulados caindo do couro cabeludo. Tente fazer o mesmo com a caspa causada pela dermatite seborreica e os flocos de caspa provavelmente ficarão presos embaixo das unhas.

A dermatite seborreica pode ser encontrada em qualquer parte do corpo onde as glândulas sebáceas estão presentes, incluindo couro cabeludo, testa, peito, laterais do nariz, axilas e parte superior das costas. Além da caspa amarela, a pele exibirá manchas vermelhas e inflamadas que podem ficar incrivelmente coçando durante uma crise particularmente ruim. Malassezia, o fungo ou levedura causador da caspa, é alimentado pelo excesso de sebo que as glândulas sebáceas criam enquanto o corpo tenta combater a infecção ameaçada pela levedura.

O que causa ou desencadeia a dermatite seborreica e a caspa amarela?

Ainda há muita pesquisa a ser feita antes que possamos ter certeza do que causa essa doença de pele comum. Fatores que os cientistas sabem que desempenham um papel no aparecimento da dermatite seborreica incluem:

  • Uma superprodução de óleo de sebo pelas glândulas sebáceas.
  • Um fungo semelhante a uma levedura, Malassezia, ocorre naturalmente na pele, especialmente perto de glândulas produtoras de óleo, como no couro cabeludo.
  • Afinamento da pele que causa uma redução na sua barreira natural ou proteção.
  • Genética; se seus pais sofriam de caspa, é mais provável que você a tenha.

Pessoas com maior risco de seb derme e a caspa amarela resultante ou gatilhos que podem causar um surto podem incluir certas doenças autoimunes como HIV/AIDS, estresse ou fadiga, condições climáticas extremas de frio ou seco, dieta (em particular falta de vitaminas B e zinco) e alguns distúrbios do sistema nervoso, incluindo doença de Parkinson ou acidente vascular cerebral.

Outros gatilhos comuns incluem lavar muito o cabelo, causar irritação ou afinamento da pele, lavar o cabelo com pouca frequência, causando acúmulo de fungos ou bactérias e até mesmo os produtos químicos em uma piscina podem irritar o couro cabeludo e causar uma mudança no equilíbrio do pH.

Como controlar a dermatite seborreica e se livrar da caspa amarela

Primeiro as más notícias; não há cura para a caspa amarela ou seb derme, mas felizmente pode ser muito fácil de controlar. Embora a caspa amarela feia em si não seja um perigo para a nossa saúde, outros sintomas e irritações da caspa podem levar a infecções secundárias ou possível perda de cabelo através de arranhões constantes e uso de tratamentos químicos agressivos.

Leveduras Malassezia ocorrem naturalmente no couro cabeludo, mas em um sofredor de dermatite seborreica o corpo vê isso como uma ameaça e produz mais sebo na tentativa de forçá-lo a sair. O aumento de óleos pode alimentar o fungo, o que faz com que ele cresça e se espalhe para mais do couro cabeludo, onde aparece como caspa amarela gordurosa. Para reduzir a caspa e controlar o sebo, devemos enganar o corpo para não ver o fermento como uma ameaça, desencorajando assim o crescimento do fermento.

Até agora, os cientistas não encontraram uma maneira de enganar o sistema imunológico, mas há muitas maneiras de criar um ambiente hostil. Remover ou reduzir a fonte de alimento para o fermento, impedir que o fermento forme uma barreira protetora e atacar ou matar o fermento podem ser maneiras viáveis ​​de se livrar da caspa e controlar a dermatite seborreica.

Maneiras de matar o fermento e reduzir a caspa amarela

A melhor maneira de manter o seb derm sob controle é com ingredientes ativos antifúngicos que atacam e matam o fungo Malassezia ao qual seu corpo está reagindo. Ao controlar esse fungo, você também reduzirá a descamação ou a caspa amarela.

Os xampus medicamentosos de venda livre geralmente incluem pelo menos um dos seguintes agentes antifúngicos:

  • Cetoconazol.
  • Piritionato de zinco.
  • Sulfeto de selênio.
  • Alcatrão de carvão.
  • Ciclopirox olamina.

É importante ao tentar se livrar da caspa amarela ir direto para a causa e matar o fungo Malassezia causador da caspa. Isso também levará a uma redução na vermelhidão e coceira do couro cabeludo, o que causa ainda mais descamação. Depois de se livrar da caspa amarela, você pode se preocupar com pequenos flocos brancos de pele que o couro cabeludo seco causa ao hidratar o couro cabeludo livre de fungos.

Os tratamentos naturais também contêm muitos agentes antifúngicos, juntamente com compostos antibacterianos e anti-inflamatórios que combatem os fungos e reduzem a irritação do couro cabeludo. Óleos essenciais como óleo de melaleuca, óleo de coco ou óleo de argan são armas muito eficazes na luta contra a caspa amarela. A adição de suco de limão ou hamamélis pode atuar como adstringente para contrabalançar o teor de ácidos graxos dos óleos que podem alimentar o fungo.

Como remover a caspa amarela do seu couro cabeludo

Flocos de pele branca seca ou caspa caem facilmente do couro cabeludo e são responsáveis ​​​​pela maioria das gafes embaraçosas da moda quando se vive com caspa. A caspa amarela é mais oleosa e tende a grudar nos fios e no couro cabeludo. Esfoliação ou tratamentos UV que secam a caspa oleosa podem ajudar na remoção da caspa amarela.

O ácido salicílico encontrado como ingrediente ativo em muitos xampus anticaspa esfolia a pele, suavizando e removendo a crosta. Isso também ajudará o ingrediente antifúngico em um xampu combinado a penetrar mais profundamente no couro cabeludo para atacar o fungo na raiz. O uso excessivo de ácido salicílico pode, infelizmente, secar o couro cabeludo se o xampu for usado com muita frequência.

Uma escova de couro cabeludo também pode ser usada para soltar e se livrar de uma crosta de caspa amarela. A escova removerá os flocos, acúmulos e sujeira enquanto redistribui todo o óleo de sebo importante ao redor do couro cabeludo. Um pente UV, como frequentemente usado em casos de psoríase, combina o efeito de pentear ou escovar com os benefícios naturais da luz UV que ajuda a controlar o fermento que causa a dermatite seborreica e a caspa amarela.

Conclusão

A caspa amarela pode não parecer boa, às vezes pode exalar um leve odor também, e definitivamente não é bom, mas não vai te matar. A dermatite seborreica que causa a caspa amarela pode ser facilmente combatida com muitos xampus medicinais ou botânicos que visam matar o fungo que causa os flocos amarelos. Se você encontrar flocos amarelos gordurosos de caspa, as chances são de que você sofre de dermatite seborreica. A grande descamação prateada da pele, que muitas vezes pode aparecer com um tom amarelo, deve-se à queixa menos comum de psoríase, um jogo de bola completamente diferente.

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.