Biblioteca

Cabelos grisalhos prematuros: quais são as causas?

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Mulher observando seu cabelo, imaginando as causas prematuras de cabelos grisalhos.

Num relance

  • Encontrar o primeiro cabelo grisalho pode ser bastante perturbador, mas infelizmente não há como escapar, em algum momento da vida o cabelo perde a cor e fica grisalho ou branco, é um fato biológico da natureza.
  • Ficar grisalho é muitas vezes considerado um sinal de envelhecimento, com a maioria das pessoas começando a encontrar cabelos grisalhos em seus 30 anos. Algumas pessoas podem ficar grisalhas ainda mais cedo, com o envelhecimento prematuro sendo classificado como ocorrendo antes dos 20 anos em caucasianos e antes dos 30 anos em africanos. (fonte)
  • O envelhecimento prematuro está intimamente ligado à genética, mas outros fatores como tabagismo, doenças autoimunes, nutrição ou falta de certas vitaminas também demonstraram causar cabelos grisalhos em idade precoce.

George Clooney praticamente sozinho fez ser uma raposa prateada sexy. Pode ser distinto e elegante, com certeza, mas aos 25…? Sim, mesmo adolescentes e jovens adultos podem ter cabelos grisalhos, sejam apenas alguns fios ou uma cabeça totalmente branca.

Se você encontrou alguns cabelos grisalhos em tenra idade, pode estar se perguntando se poderia ter feito algo para evitá-lo ou se é um sinal de doença subjacente? Os cabelos grisalhos são atribuídos principalmente à genética, mas acredita-se que muitos outros fatores também desempenham um papel. Vamos começar analisando a genética antes de explorar outros fatores, como distúrbios autoimunes, causas nutricionais, tabagismo, abuso de substâncias, estresse e danos ambientais.

A genética por trás dos cabelos grisalhos

Os cabelos grisalhos ocorrem quando seu corpo para de produzir o pigmento melanina necessário para colorir o cabelo ou da produção de peróxido de hidrogênio, que acontece à medida que envelhecemos. Para uma explicação mais detalhada, mas concisa, da biologia por trás dos cabelos grisalhos, você pode assistir ao seguinte clipe informativo no YouTube:

Infelizmente, você pode fazer muito pouco sobre o maior fator que decide quando você fica grisalho – estou falando sobre seus genes. Se seus pais ou avós ficaram grisalhos prematuramente, você provavelmente – se não definitivamente – também ficará. Em um estudo de estudantes universitários com cabelos grisalhos prematuros (também conhecidos como canidades prematuras), 50,4% daqueles que ficaram grisalhos precocemente tinham uma história familiar positiva ou traços do mesmo. (fonte)

Os cientistas descobriram agora que o gene conhecido como IRF4 provavelmente é responsável pelos cabelos grisalhos e, em particular, pelos grisalhos prematuros. Um estudo do DNA de 6.000 pessoas de toda a América Latina permitiu aos cientistas mostrar que o gene IRF4, anteriormente conhecido por ser responsável pelas cores mais claras dos cabelos nos europeus, também está ligado à cor dos cabelos grisalhos. (fonte) O uso dessas informações pode permitir que futuros cientistas criem geneticamente os atributos de DNA do cabelo antes mesmo de brotar do couro cabeludo para evitar o cinza.

Se você tem um histórico familiar de envelhecimento prematuro, já existem medicamentos disponíveis, como o Melancor, que visam aumentar o número de pigmentos de melanina nos folículos capilares. A pesquisa também mostrou que o pantotenato de cálcio pode ter um efeito preventivo e reverso em cabelos grisalhos prematuros. (fonte) Nenhum desses tratamentos vai parar o envelhecimento prematuro se estiver em sua composição hereditária, mas eles podem ajudar a conter o crescimento de mais cinza.

O efeito das deficiências nutricionais, vitamínicas e minerais no envelhecimento prematuro

A nutrição adequada do cabelo depende de muitas vitaminas e minerais como zinco, cobre e vitaminas C, B12 e E. A deficiência de qualquer um destes pode levar a uma quebra do processo metabólico que dá ao cabelo sua cor natural, resultando em grisalhos. Más escolhas de dieta, especialmente junk food ou alimentos processados, também podem acelerar o processo de envelhecimento e resultar em mais cabelos grisalhos.

Uma perda crônica de proteínas, ferro, ácido fólico, vitamina B12 e cobre muitas vezes pode causar envelhecimento prematuro, mas pode ser revertida se forem tomadas medidas corretivas. Meninas de 15 anos saudáveis ​​em um estudo de envelhecimento prematuro mostraram baixos níveis de ferro, zinco e cobre. (fonte) Embora não seja um sintoma primário de deficiência de B12, cabelos grisalhos podem ser resultado de anemia por vitamina B12, onde você tem uma contagem sanguínea baixa porque seu corpo não possui uma substância que auxilia na absorção de vitamina B12 suficiente.

Aumentar sua vitamina B12 e outros minerais pode ajudar a retardar o aparecimento de envelhecimento prematuro. A vitamina B12 pode ser encontrada em uma variedade de produtos de origem animal, incluindo laticínios e ovos; é especialmente rico em fígado e outras carnes de órgãos. Alguns alimentos como cereais ou grãos são frequentemente fortificados com B12 extra, mas o corpo geralmente absorve B12 muito mais facilmente de fontes animais do que alimentos derivados de plantas.

Foi comprovado que o curry aumenta os níveis de produção de melanina (fonte); Alimentos ricos em cobre ou zinco, especialmente frutos do mar, também podem ajudar a combater o envelhecimento prematuro. Você pode até obter produtos para o cabelo enriquecidos com cobre ou zinco para combater os efeitos da redução da produção de melanina. Você pode tentar fazer seu próprio óleo de cabelo caseiro de folha de curry para reverter cabelos grisalhos prematuros, como mostrado neste interessante clipe do YouTube:

Óleo capilar caseiro de folhas de curry para crescimento capilar e grisalho prematuro

Homem verificando sua barba para cabelos grisalhos no espelho.

Estresse e seu efeito sobre cabelos grisalhos prematuros

Eu costumava dizer às pessoas que tinha uma rodada de jornais em Bagdá para explicar meu envelhecimento precoce, mas ao contrário da crença popular, o estresse não causa cabelos grisalhos. No entanto, uma liberação constante de hormônios de “luta ou fuga” como cortisol ou adrenalina certamente pode contribuir para o estresse oxidativo que pode levar a uma diminuição na capacidade de pigmentação da melanina e fazer com que o cabelo fique grisalho.

Preocupar-se com cabelos grisalhos é mais provável de causar outros problemas de saúde do que aumentar a velocidade do envelhecimento. Alguns especialistas afirmam que você tem 10 anos depois de encontrar seus primeiros cabelos grisalhos antes de ficar totalmente grisalho ou branco. Por que não tentar abraçar o cinza, colori-lo ou tentar mudar os fatores que podem causar estresse oxidativo, em vez de pensar demais nele.

Distúrbios autoimunes e outras condições médicas ligadas ao envelhecimento prematuro

Algumas condições autoimunes e genéticas também foram associadas ao envelhecimento prematuro. Distúrbios da tireoide, anemia, vitiligo (que destrói as células dos melanócitos), infecção pelo HIV e fibrose cística podem ser acompanhados pelo aparecimento de cabelos grisalhos prematuros. Essas causas, se diagnosticadas por um médico, muitas vezes podem ser tratadas para a reversão dos primeiros cabelos grisalhos.

A maioria das funções do nosso corpo depende dos níveis do hormônio tiroxina produzido pela glândula tireóide. Uma glândula tireóide hipoativa ou hiperativa pode afetar os níveis de melanina no corpo humano. Se uma adolescente ou menino está lutando com o aparecimento precoce de cabelos grisalhos, pode valer a pena consultar um médico para ver se isso está relacionado a um distúrbio da tireoide.

O envelhecimento prematuro também tem sido associado a uma diminuição na densidade mineral óssea de mulheres na pós-menopausa. Um estudo de 293 mulheres pós-menopáusicas saudáveis ​​comparou um grupo que teve a maioria de seus cabelos grisalhos aos 40 anos com um grupo de controle que não teve problemas prematuros de envelhecimento. A diminuição da densidade óssea foi observada nas mulheres que apresentaram cabelos grisalhos prematuros. (fonte)

Fumar e danos ambientais a cabelos grisalhos prematuros

O tabagismo é o principal fator responsável pelo envelhecimento prematuro dos cabelos, especialmente em adultos jovens. Fumar é um gatilho para o desenvolvimento de radicais livres que podem causar estresse oxidativo que faz com que os melanócitos produzam menos pigmentos resultando em cabelos grisalhos.

Tanto o tabagismo quanto o abuso crônico de drogas têm sido associados ao envelhecimento precoce dos cabelos. Um estudo com adultos jovens com menos de 30 anos descobriu que os fumantes tinham duas vezes e meia mais chances de desenvolver cabelos grisalhos prematuros do que os não fumantes. (fonte) Mais um motivo para desistir, além de ser mais saudável e ter uma vida mais longa.

Poluição, luz UV, estresse inflamatório de doenças do couro cabeludo e produtos químicos agressivos podem produzir radicais de oxigênio reativos prejudiciais que podem, por sua vez, atacar as células formadoras de pigmentos, levando ao envelhecimento prematuro. Alguns medicamentos e drogas também podem causar cabelos grisalhos prematuros, incluindo, entre outros, cloroquina, mefenesina e dixirazina. Se o envelhecimento prematuro for um problema, um dermatologista ou outro médico poderá aconselhá-lo sobre medicamentos alternativos.

Podemos parar os cabelos grisalhos prematuros?

Definitivamente, está ao nosso alcance evitar alguns cabelos grisalhos precocemente. Seguir uma dieta saudável e equilibrada, não fumar, expor o cabelo a menos poluentes e evitar produtos químicos agressivos certamente pode reduzir o envelhecimento prematuro. Produtos químicos agressivos encontrados em alguns tratamentos capilares, como aqueles que alisam, muitas vezes podem danificar os receptores do folículo, onde as células de pigmento produzem melanina para colorir o cabelo, e devem ser evitados.

Um dermatologista geralmente começa tentando encontrar a causa dos cabelos grisalhos prematuros e pode exigir exames para verificar seus níveis de ferro, ácido fólico, cobre, zinco ou vitamina B12. Se houver uma deficiência, geralmente os suplementos podem reverter o envelhecimento prematuro. Distúrbios autoimunes subjacentes, como um desequilíbrio hormonal da tireoide, podem exigir tratamento adicional.

Infelizmente, se você mostra uma predisposição genética para o envelhecimento prematuro ou um histórico familiar de doença crônica, há muito pouco que você possa fazer para parar os cabelos grisalhos prematuros. Alguns medicamentos ou remédios caseiros à base de ervas podem retardar o envelhecimento prematuro do seu cabelo, mas eventualmente ele ficará grisalho, então George Clooney cuidado, há outra raposa prateada na cidade!

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.