Biblioteca

O que causa dentes amarelos e o que fazer sobre isso

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Dentes de uma mulher sorridente em uma imagem de estilo antes e depois, com o lado esquerdo dos dentes sendo amarelo, enquanto o lado direito é branco.  A legenda diz

Dentes amarelos não são uma ótima aparência em uma sociedade obcecada pela aparência criada com as imagens photoshopadas de sorrisos brancos ofuscantes. Mas o que causa os dentes amarelos e como você pode evitar que isso aconteça em primeiro lugar?

Existem duas razões relacionadas pelas quais seus dentes lentamente mudam de branco para amarelo. O primeiro bem conhecido são os alimentos e bebidas que os mancham diretamente e os 8 piores infratores por fazer isso serão abordados adiante.

A segunda razão menos conhecida são os ácidos em certos alimentos e principalmente bebidas que desgastam o revestimento de esmalte branco dos dentes. O refrigerante, por exemplo, é altamente ácido e deixá-lo regularmente nos dentes pode começar a desgastar sua camada externa protetora.

Por que os dentes ficam amarelos

Quando está mais espesso, o esmalte dos dentes é naturalmente branco. Infelizmente, à medida que é desgastado, torna-se translúcido e começa a aparecer na próxima camada do dente, chamada dentina.

Esta camada de dentina de seus dentes tem um tom naturalmente mais amarelado do que o esmalte que a cobre, então quanto mais fina sua camada de esmalte se tornar, mais amarelos seus dentes parecerão. É por isso que muitos idosos têm dentes relativamente amarelos. Quanto mais tempo você tiver seus dentes, mais chance terá de desgastar seus revestimentos protetores brancos.

Aqui está um pequeno vídeo sobre o tema de causas e tratamento de dentes amarelos

8 alimentos e bebidas que causam dentes amarelos

À frente está uma lista de alimentos e bebidas que são alguns dos piores culpados por fazer seus dentes ficarem amarelos. A razão pela qual a maioria deles fez esta lista é que eles não apenas mancham, mas também são ácidos e podem desgastar o esmalte, proporcionando um duplo golpe de amarelecimento dos dentes.

Embora algumas das bebidas e alimentos que fazem com que seus dentes fiquem amarelos não sejam saudáveis ​​​​de qualquer maneira e vale a pena evitar, um ou dois deles são bons para você e, seguindo esta lista, há algumas coisas surpreendentemente simples que você pode fazer para minimizar os danos que esses alimentos causam. alimentos e bebidas fazem com seus dentes sem abandoná-los.

Chá preto

Um punhado de chá preto.

O chá preto é cheio de taninos que promovem a coloração dos dentes e é considerado uma das bebidas mais problemáticas para a descoloração dos dentes.

É particularmente ruim se você o tiver com outros alimentos e bebidas que mancham (qualquer coisa que você tenha dificuldade em lavar de uma camisa branca conta), pois esses taninos tendem a aumentar a maneira como outros compostos fortemente coloridos aderem à superfície do esmalte dental.

O chá verde é considerado muito menos propenso a causar problemas e mais saudável também, portanto, mudar para ele pode ser uma boa coisa a fazer para o seu futuro sorriso.

Cola, refrigerante e bebidas esportivas

Os ácidos fosfórico e cítrico em refrigerantes de cola e muitos outros refrigerantes, juntamente com suas enormes quantidades de açúcar ácido, desgastam o esmalte dos dentes.

A velha história sobre um dente deixado na Coca durante a noite se dissolvendo completamente foi refutada, mas os experimentos que vi deixaram os dentes fortemente descoloridos depois de uma noite e pretos depois de uma semana. Cola claramente não é algo que você quer grudar nos dentes por muito tempo.

Enquanto a cola, com sua coloração de caramelo à base de amônia e níveis significativos de ácido, é pior, mesmo refrigerantes levemente coloridos são ácidos o suficiente para danificar o esmalte dos dentes. Estudos recentes também mostraram que muitas das chamadas ‘bebidas esportivas’ têm níveis ainda mais altos de ácidos destrutivos do que Pepsi ou Coca-Cola.

Doces açucarados

Doces duros e doces coloridos que você mastiga são um grande problema para manchar os dentes, não apenas por causa de seu alto teor de açúcar, mas também por causa do tempo que eles permanecem na boca.

Quanto mais longo, mais danos eles podem causar às defesas dos dentes e a regra geral com esses doces, e quaisquer outros alimentos e bebidas nesta lista, é que, se puder manchar sua língua, provavelmente estará manchando lentamente seus dentes.

Vinho tinto e branco

Vários vinhos coloridos do mais escuro ao mais brilhante.

O vinho tinto é um conhecido corante dos dentes devido aos seus polifenóis e taninos profundamente coloridos. O vinho branco também é um problema, pois seus taninos e sua natureza ácida preparam o esmalte dos dentes para manchas de qualquer outro alimento e bebida nesta lista, se você os tiver na mesma época.

Não pense que bebendo vinho branco você pode evitar problemas, pois é tão ruim quanto, se não pior.

Curry e outros molhos

Um pedaço de curry em pó.

Molhos de cores vivas, como curry, pimenta doce e molho de tomate, podem aderir ao esmalte dental poroso, então você provavelmente não vai querer deixá-los nos dentes por muito tempo.

Curiosamente, foi demonstrado que uma entrada de salada verde ou vegetais cozidos no vapor, como brócolis ou couve-flor, cria uma camada protetora sobre o esmalte dos dentes para diminuir a chance de manchar. Portanto, coma suas verduras, especialmente no início de sua refeição. Eles são realmente bons para você e seus dentes.

Condimentos

Acredita-se que condimentos de mesa como molho de soja, vinagre balsâmico e ketchup contribuam para a coloração dos dentes e você definitivamente deve seguir as sugestões simples que surgirão depois de usar qualquer um deles.

Sucos de fruta

Vários copos de sucos de frutas e vegetais com o ingrediente principal colocado na borda do copo.

Embora não seja exatamente igual à cola ou bebidas esportivas de cores bizarras, os sucos de frutas comerciais são realmente muito mais ácidos do que a maioria das pessoas imagina e, particularmente, os de cores vivas são um problema se você quiser manter os dentes brancos.

Sucos feitos na hora não são processados ​​da mesma maneira, então não são um problema em termos de ácido, mas você ainda não quer que eles permaneçam em seus dentes por muito tempo.

Frutas e legumes de cores vivas

Embora muito saudáveis ​​para você, algumas frutas, bagas e vegetais como romãs, mirtilos e beterraba são carregados com compostos fortemente coloridos, como polifenóis. Essas substâncias são muito benéficas dentro de nossos corpos, mas não tanto em nossos dentes.

Em vez de evitar a categoria mais saudável da nossa lista, vamos dar uma olhada em 2 maneiras de minimizar o potencial de coloração de qualquer um desses alimentos e bebidas.

2 maneiras simples de prevenir dentes amarelos

Você pode ficar tentado, depois de ler sobre como algumas de suas comidas e bebidas favoritas podem ser manchadas e ácidas para os dentes, a pegar sua escova de dentes logo após comê-las. Isso seria um erro.

Na verdade, o esmalte dentário fica mais macio depois de comer um desses alimentos ou beber uma dessas bebidas por pelo menos meia hora depois. Escovar durante esse período pode realmente piorar as coisas, desgastando o esmalte enfraquecido. Felizmente, ele deve endurecer novamente dentro de uma hora para que você possa escovar os dentes com uma escova de cerdas macias, se quiser.

Uma maneira melhor é lembrar de fazer 2 coisas simples depois de comer ou beber qualquer um dos suspeitos da lista acima.

A primeira é tomar um grande gole de água depois de terminar sua refeição ou bebida e agitá-la ao redor da boca para limpar quaisquer ácidos ou compostos de coloração. Apenas lembrar disso por si só pode fazer uma grande diferença em como seus dentes ficam brancos.

A segunda é tentar ativamente colocar mais saliva na boca depois de comer e deixá-la passar sobre os dentes. É fácil de fazer depois de um gole de água e a saliva é a defesa natural da boca contra a erosão do esmalte, manchas e cáries.

Você provavelmente já ouviu falar de mascar chiclete sem açúcar após uma refeição pelo mesmo motivo, mas não é necessário (a maioria dos chicletes sem açúcar contém aspartame potencialmente perigoso, portanto, é melhor evitá-lo). Contanto que você tenha girado a água primeiro, você poderá facilmente acumular um pouco de saliva extra e fazer o mesmo novamente com ela.

Em pouco tempo, isso se tornará um hábito que manterá seus dentes fortes, brancos e protegidos, mesmo que você coma e beba algumas das coisas da lista com bastante frequência.

Clareamento dos dentes

Um número crescente de pessoas está recorrendo a vários métodos de clareamento dos dentes para obter um sorriso mais branco. Se você já tem dentes amarelos, esta é a maneira mais rápida de tornar seus dentes mais brancos rapidamente.

Uma opção é usar um kit de clareamento caseiro. Estes melhoraram muito nos últimos anos e praticamente o mesmo que ir ao dentista, em termos de resultados.

A maioria dos dentistas será capaz de fornecer serviços de clareamento dos dentes. Dependendo do estado dos seus dentes, isso pode exigir várias visitas. A maioria das pessoas dentistas fará isso por um pouco menos de US $ 1.000.

Alternativamente, você pode tentar este método totalmente natural. Demora um pouco mas funciona.

Conclusão

O objetivo desta página não é dizer que nunca coma nenhum desses alimentos e bebidas (deixar cair bebidas como refrigerante ajudaria sua cintura ainda mais do que seus dentes).

Em vez disso, apenas para conscientizá-lo sobre o que causa os dentes amarelos ao longo do tempo e fornecer um pequeno ritual simples que você pode fazer depois de comê-los ou bebê-los para manter seus dentes, se não tão deslumbrantes quanto os modelos retocados nas revistas, pelo menos brancos o suficiente para você não tem medo de exibi-los com um sorriso.

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.