Biblioteca

Você já ouviu falar sobre a nova cura para cabelos grisalhos descoberta na Europa?

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Close de cabelos castanhos ondulados com uma pequena flor e o título "A nova cura para cabelos grisalhos".

Existem algumas pessoas que balançam o visual de cabelos grisalhos. Estamos falando de caras como Clooney e Mark Sloan (da fama de Grey’s Anatomy), e mulheres como Helen Mirren ou Betty White. Eles só ficam melhores com esse cabelo grisalho, pois os torna elegantes e refinados.

Para o resto do mundo, cabelos grisalhos são algo que queremos evitar a todo custo. Nós simplesmente não temos as maçãs do rosto ásperas ou os sorrisos cativantes desses homens e mulheres famosos, e queremos desesperadamente nos agarrar à nossa aparência de juventude.

“O que você sabe sobre cabelos grisalhos?” você pode perguntar. “Você ainda é jovem, e com uma cabeça cheia de cabelo.”

Bem, obrigado por notar! Eu trabalho duro para mantê-lo bonito, embora recentemente o tenha encurtado. Por que eu cortei? Isso mesmo, encontrei cabelos grisalhos!

Mesmo sendo jovem, quero evitar cabelos grisalhos tanto quanto vocês. Por esta razão, quando ouvi sobre esta nova cura para cabelos grisalhos que foi descoberta na Europa, eu sabia que tinha que fazer minha pesquisa e aprender o máximo possível.

Entendendo os cabelos grisalhos

Uma velha e uma jovem fingindo se comunicar através de latas.

Você sabia: Um estudo espanhol em 2012 mostrou que javalis que tinham cabelos grisalhos eram realmente mais saudáveis ​​do que aqueles que não tinham? Parece que o cabelo grisalho pode realmente ser um sinal de boa saúde, pelo menos em javalis!

Antes de entrarmos em como e por que essa cura para cabelos grisalhos pode ou pode funcionar, você precisa entender o que é que causa cabelos grisalhos em primeiro lugar…

Basicamente, o peróxido de hidrogênio é o gênio do mal por trás dos cabelos grisalhos. Quando há muito peróxido de hidrogênio em seus folículos capilares, isso causará oxidação dos cabelos. Esta oxidação é semelhante à forma como o metal enferruja quando está molhado, a única diferença é que a oxidação dos seus cabelos suga o pigmento dos cabelos. Quanto mais peróxido de hidrogênio houver, mais rápido os cabelos ficarão grisalhos.

Existe uma enzima em seu corpo que é projetada para neutralizar o peróxido de hidrogênio – chamada catalase. É produzido naturalmente pelo seu corpo, assim como o peróxido de hidrogênio. Quando há catalase suficiente em seu corpo, ela impede que o peróxido de hidrogênio oxide seus folículos capilares. Na verdade, a catalase é uma enzima que protege todas as células do seu corpo de serem oxidadas por moléculas contendo oxigênio – espécies reativas de oxigênio. Basicamente, quebra o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio, tornando-o inofensivo.

Quando você é jovem, seu corpo geralmente pode produzir catalase suficiente para proteger todas as células do seu corpo. É por isso que jovens gafanhotos como eu têm cabeças cheias de cabelos ricamente coloridos.

No entanto, quando nossos corpos envelhecem, eles não são capazes de produzir tanta catalase. Quanto menos catalase houver, mais peróxido de hidrogênio será capaz de oxidar as células de nossos folículos pilosos. Quando você atinge a meia-idade, muito peróxido de hidrogênio pode dar a aparência de Anderson Cooper de cabelos brancos.

A cura do cabelo grisalho

Uma mulher, com o cabelo enrolado em uma toalha, segurando um pequeno pote de creme.

A cura dos cabelos grisalhos foi descoberta por acaso – assim como o sabão e a penicilina – em um estudo feito sobre como curar o vitiligo. O vitiligo é um distúrbio da pele em que sua pele começa a perder lentamente o pigmento e fica branca e incolor.

Uma das substâncias utilizadas no estudo foi um tratamento tópico. O tratamento continha uma pseudo-catalase que recebeu o nome de PC-KUS e foi ativada pelos raios UVB do sol. Quando foi aplicado na pele, o creme impediu o peróxido de hidrogênio de quebrar as células de pigmento na pele, basicamente interrompendo o vitiligo em suas trilhas.

Curiosamente, algumas pessoas aplicaram o creme nos cílios e na pele, e parou o mesmo estresse oxidativo que estava drenando a cor da pele. Ao impedir que o peróxido de hidrogênio eliminasse a cor do cabelo, basicamente impediu que os cílios dos sujeitos ficassem grisalhos como resultado do peróxido de hidrogênio.

Bem, isso foi recebido com enorme entusiasmo pelo mundo em geral, e as notícias estão circulando sobre isso desde que foi publicado pela primeira vez no Jornal da Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental no final do mês passado.

Aqui está mais informações sobre o que fazer com cabelos grisalhos.

O que isso significa para o tratamento de cabelos grisalhos de hoje?

Uma mulher presunçosamente segurando seu cabelo castanho ondulado.

Então, o que essa nova cura para cabelos grisalhos pode significar para o mundo? Bem, além de ser uma cura potencialmente eficaz para lidar com o vitiligo – uma condição da pele que é muito desagradável – pode ser a melhor novidade para ajudar a lidar com os cabelos grisalhos.

O conceito do tratamento é bastante simples, embora muitas pesquisas ainda precisem ser feitas sobre o quão eficaz e seguro ele pode ser. Tudo o que o tratamento precisa fazer é impedir que o peróxido de hidrogênio oxide as células do nosso cabelo e folículos capilares, e poderemos ter cabelos gloriosamente coloridos por muitos mais anos!

Esse dia ainda está em um futuro distante. Embora o creme de pseudo-catalase tenha sido usado nos estudos, não há previsão de quando será produzido e lançado ao público em geral. No entanto, o que isso significa é que a ciência encontrou outra maneira de reduzir os efeitos do envelhecimento – pelo menos os visíveis.

Felizmente, podemos dizer adeus a essas sessões de duas horas no salão de cabeleireiro, esperando a tintura de cabelo absorver para que ninguém perceba os cabelos grisalhos crescendo nas raízes. Você pode não ter que se preocupar em parecer mais velho do que realmente é, pois a catalase impedirá que seu cabelo fique grisalho. Os únicos que precisam se preocupar são os fabricantes de tinturas de cabelo, bem como a indústria de cabeleireiros.

Para o resto do mundo, podemos ter finalmente encontrado a solução para acabar com os cabelos grisalhos. Agora, vamos ver se não conseguimos descobrir a cura para a acne!

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.