Biblioteca

Como parar o suor excessivo nas axilas

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Um problema de suor excessivo nas axilas está acabando com seu guarda-roupa e sua autoestima? Você já experimentou todos os desodorantes do mercado, esperando que o próximo de alguma forma funcione melhor, mas não funciona?

O suor excessivo nas axilas pode tornar as experiências sociais normais desnecessariamente dolorosas. Desde o encontro quente que não foi até a importante entrevista de emprego que você poderia ter acertado. Esse problema complicado continuará arruinando o que poderia ter sido ótimos momentos até que você consiga chutá-lo para o meio-fio.

Não só cobra seu preço mentalmente. O suor excessivo nas axilas pode ser um pesadelo no guarda-roupa. É um problema muito caro, pois algumas manchas de suor são impossíveis de remover sem limpeza a seco.

Eu fiz algumas pesquisas para tentar encontrar uma maneira de parar o suor nas axilas. Leia para saber mais.

Quanto suor é demais?

O termo científico para sudorese excessiva nas axilas é hiperidrose axilar. Do ponto de vista do dermatologista, a transpiração é considerada um problema médico quando causa sofrimento emocional ou físico e interfere na sua vida social.

Uma pessoa com suor excessivo nas axilas.

Para a maioria das pessoas, a transpiração excessiva nas axilas geralmente é inteiramente situacional. Geralmente só surge em casos de alto estresse, como um compromisso de falar em público. No entanto, se você estiver suando constantemente – especialmente em uma ou duas áreas do corpo – pode ser hiperidrose.

A hiperidrose tende a ocorrer em três áreas: as palmas das mãos, as solas dos pés e as axilas. (fonte)

Se você foi diagnosticado com hiperidrose axilar, você não está sozinho. Algumas estimativas colocam a incidência em 2,8% da população dos Estados Unidos. Geralmente aparece pela primeira vez na idade adulta, mas para alguns azarados, desenvolve-se na primeira infância. (fonte)

Hiperidrose axilar: manchas e odor

Suor e odor se acumulam na região da axila porque é onde estão localizadas as glândulas apócrinas. As glândulas apócrinas secretam uma substância de proteína e ácido graxo que torna o suor das axilas mais espesso e de cor amarelada, e é por isso que você vê manchas amareladas em suas roupas.

A hiperidrose axilar pode ser especialmente humilhante porque as manchas estranhas em sua roupa também são acompanhadas de odor corporal. Antes que você possa parar o odor, você tem que parar a transpiração. O odor é produzido quando o suor se mistura com as bactérias na pele. (fonte)

Uma nova gama de tratamentos

A Sociedade Internacional de Hiperidrose publica novas descobertas sobre vários distúrbios da sudorese (como hiperidrose palmar – sudorese excessiva da palma da mão) e frequentemente realiza ensaios clínicos. Muitos desses testes levaram à descoberta de alguns dos tratamentos que discutirei com vocês hoje.

Ao definir o melhor tratamento para sua situação específica, os dermatologistas aconselham começar com antitranspirantes de venda livre antes de passar para produtos de prescrição mais fortes ou abordagens mais caras, como o Botox.

Uma pessoa secando a axila.

Os antitranspirantes são o que você deseja para combater a transpiração excessiva, não os desodorantes, embora você possa usar os dois. Isso ocorre porque os desodorantes são projetados para combater o odor, não o suor, e você precisa resolver o problema do suor antes que haja qualquer esperança de remover o odor.

Hoje em dia, sabemos mais sobre como parar o suor excessivo nas axilas do que nunca. Espero que você encontre algo na lista de produtos e tratamentos abaixo que funcione para você.

Antitranspirantes, desodorantes e como aplicá-los

Você provavelmente acha que sabe usar seu antitranspirante ou desodorante, certo? Existem algumas dicas e truques que podem torná-los muito mais eficazes. Surpreendentemente, a maioria das pessoas aplica esses produtos de maneira completamente errada, o que significa que os resultados podem ser decepcionantes.

A maioria das pessoas sai do chuveiro pela manhã, tira a toalha e aplica desodorante ou antitranspirante antes de se vestir para o trabalho. Na verdade, esta é a maneira menos eficaz de se manter seco e livre de odores ao longo do dia. Quando você aplica qualquer antitranspirante ou desodorante pela manhã, as glândulas sudoríparas ficam realmente ativas e lavam as moléculas do desodorante antes de serem absorvidas.

Em vez disso, aplique seu antitranspirante à noite, depois de um bom banho para remover todas as bactérias da pele.

Uma mulher aplicando desodorante na axila.

Além disso, antes do banho, você quer dar um tapinha – não esfregar – a axila seca. Por quê? Porque quaisquer fibras ou fiapos que bloqueiem essas glândulas também impedirão que suas glândulas sudoríparas absorvam ingredientes cruciais como o alumínio. Os antitranspirantes usam moléculas de alumínio para bloquear os dutos de suor, e leva tempo para que os dutos absorvam completamente essas moléculas.

A noite é quando a maioria das pessoas com hiperidrose axilar sua menos e se move menos também. Isso permite que seus poros realmente absorvam o alumínio. Acredite ou não, aplicar antitranspirante na noite anterior pode impedir a transpiração por até dois dias.

Se você quiser se sentir ainda mais fresco pela manhã, ainda pode tomar banho e não vai sair.

É tudo sobre o cloreto de alumínio

Como mencionei anteriormente, compostos de alumínio em antitranspirantes bloqueiam os poros onde o suor é liberado. À medida que são sugados pelos poros, o spray ou sólido preenche a área como um selante, evitando que o suor seja liberado.

Como é o alumínio que bloqueia o suor, você pode dizer o quão forte é um antitranspirante pela porcentagem de compostos de alumínio na lista de ingredientes. Os antitranspirantes de prescrição tendem a conter mais cloridrato de alumínio, mas hoje existem todos os tipos de antitranspirantes de venda livre que são igualmente eficazes contra a hiperidrose axilar. Vejamos alguns deles.

Os melhores antitranspirantes para combater o suor excessivo

Existem tantas opções no mercado agora para mascarar o odor e parar o suor – pode ser esmagador. Quando você sofre de suor excessivo nas axilas, a decisão se resume a mais do que apenas escolher o produto com sua fragrância favorita.

Uma mulher aplicando antitranspirante nas axilas.

Como eu disse antes, para casos mais graves, pule completamente os desodorantes e vá direto para a lista de ingredientes. Todos os produtos que escolhi aqui têm um alto teor de alumínio, então as chances estão a seu favor. Se eles não são adequados para você – não desista.

Não tenha medo de pedir uma recomendação ao seu farmacêutico. Ele ou ela provavelmente vê centenas de pessoas por ano com o mesmo problema, então não há necessidade de ficar envergonhado.

1. Força Clínica Secreta Suave Sólido

A força clínica secreta Smooth Solid contém 20% de glicina triclorohidrex de zircônio de alumínio – a concentração mais forte que você pode comprar sem receita. Secret Clinical Strength é a marca de referência para mulheres (e alguns homens também) que sofrem de sudorese excessiva nas axilas.

O sólido é cremoso, passa facilmente e está disponível em vários aromas diferentes. Existe até uma versão hipoalergênica. Os críticos elogiam sua suavidade e afirmam que dura dias, não horas.

2. Spray antitranspirante Obadan

O Obadan Antiperspirant Spray é apontado por todos os seus usuários como o melhor antitranspirante de venda livre para quem sofre de hiperidrose e um salva-vidas social.

Contendo 20% de cloreto de alumínio, este produto promete ser bastante forte. Na verdade, os consumidores avisam para aplicar isso com muita moderação com uma bola de algodão e não depilar as axilas na noite em que aplicá-lo. Pode irritar a pele quando não usado com cuidado.

Embora seja um pouco mais caro do que alguns antitranspirantes, ele vem com uma garantia, então pode valer a pena o investimento.

3. Gel claro Gillette Clinical Endurance

Os desodorantes em gel muitas vezes podem ficar muito úmidos e deixar você com uma sensação pegajosa, no entanto, este produto afirma ser diferente. Os usuários dizem que continua seco e suave, oferecendo um dia inteiro ou mais de proteção forte.

Com preço acessível, este produto é apontado por seus seguidores como fornecendo a melhor proteção durante todo o dia para os homens – mesmo durante treinos pesados! Os usuários dizem que o Gillette Clinical Endurance Clear Gel também não irrita a pele – mesmo aqueles que sofreram irritação na pele por outros produtos.

Botox Tratamentos para Hiperidrose Axilar

Se você achava que o Botox era apenas para fazer as rugas desaparecerem, pense novamente. O Botox provou ser altamente eficaz no tratamento da hiperidrose axilar. A técnica é praticamente a mesma – a toxina botulínica tipo A é injetada logo abaixo da superfície da pele.

A palavra “toxina” é assustadora, eu sei – mas o procedimento é aprovado pela FDA para tratar a transpiração excessiva nas axilas e os riscos são muito baixos quando você está lidando com um profissional licenciado (este não é um trabalho de bricolage!)

Sim, a proteína botox é a mesma substância envolvida na doença do botulismo, mas em doses pequenas e controladas pode ser útil. A proteína botox bloqueia os nervos que suprem as glândulas écrinas, cortando o mensageiro químico que nos faz suar.

O que é ótimo sobre o Botox é que ele reduz a transpiração nas axilas em até 82 a 87%. Os resultados começam a aparecer em menos de dois a quatro dias após o procedimento de injeção. Além disso, o efeito pode durar de quatro a doze meses, com alguns pacientes descobrindo que dura até quatorze meses!

Embora as injeções geralmente custem algo em torno de US$ 1.000 para dois braços, a maioria dos usuários diz que vale a pena. Você pode realmente colocar um preço na confiança e segurança de finalmente estar completamente livre da transpiração excessiva nas axilas? Você também deve levar em consideração o tempo e o dinheiro que economizará lavando menos roupas e não precisando mais substituir as roupas destruídas pelo suor.

Se você estiver interessado em injeções de Botox para as axilas, pergunte ao seu médico de família. Normalmente, este procedimento simples pode ser realizado rapidamente no consultório médico. (fonte)

MiraDry – um tratamento cirúrgico não invasivo

Miradry é um tratamento para quem sofre de sudorese excessiva nas axilas. Miradry usa um dispositivo portátil para fornecer pulsos eletromagnéticos sob a pele para as áreas específicas onde as glândulas sudoríparas estão localizadas.

Miradry usa calor para decompor gradualmente as glândulas sudoríparas enquanto esfria a pele em sua superfície. A maioria dos pacientes só precisa de um tratamento para ficar livre do suor para sempre, mas axilas mais resistentes podem exigir tratamentos extras. A parte mais dolorosa desse procedimento são as injeções usadas para tratar a área com lidocaína. Depois disso, é velejar.

Uma mulher recebendo tratamento de axila Miradry.

Miradry não é exatamente barato. Uma sessão completa de tratamentos vai de $ 2.500 a $ 3.000 dólares. No entanto, promete uma vida inteira sem o incômodo do suor constante nas axilas e para aqueles com hipoidrose grave. Dependendo da sua experiência, você pode decidir que vale a pena o alto preço.

Quanto vale a secura completa para você?

Todos esses novos antitranspirantes e tratamentos oferecem esperança de uma maneira de parar o suor nas axilas de uma vez por todas. Em última análise, você deve decidir se é melhor gastar um pouco todos os meses ao longo de sua vida ou fazer um investimento maior e único agora para se livrar do problema para sempre.

Talvez você possa experimentar os antitranspirantes mais baratos que recomendamos acima enquanto economiza para um procedimento como o MiraDry, que pode salvá-lo do constrangimento do suor nas axilas por toda a vida. De qualquer forma, as recomendações acima devem fazer você viver uma vida mais despreocupada e agradável – com um guarda-roupa muito mais elegante – em pouco tempo.

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.