Biblioteca

Remédios caseiros para mãos secas e rachadas

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

No verão passado, minha família e eu tivemos a sorte de passar a temporada no oeste. Nós pulamos de acampamento em acampamento e vimos as vistas mais incríveis. Durante a maior parte da viagem estivemos nas montanhas a uma altitude mais elevada. Algo que aprendi rapidamente foi que o vento, a exposição ao sol e a falta de umidade nessas áreas realmente desgastam a pele rapidamente.

Apenas algumas semanas depois de nossa viagem, de repente me vi com as mãos secas e rachadas. Fechar o punho até abriu as rachaduras – o que foi mais do que um pouco desconfortável. Escusado será dizer que eu não poderia lidar com isso por muito mais tempo.

Sentei-me em um café na Califórnia uma manhã e comecei a pesquisar as melhores maneiras de curar minhas mãos secas e rachadas de forma natural e rápida.

Se você está com as mãos secas e rachadas devido à altitude, um longo inverno ou apenas a falta de conhecimento sobre cuidados com as mãos, você veio ao lugar certo! Reuni algumas das melhores maneiras de você se curar e evitar que suas mãos sequem.

O que causa mãos rachadas secas?

Existem algumas causas para as mãos rachadas. Alguns motivos incluem:

  • Lavagem frequente das mãos
  • Usar sabonetes ásperos ou não enxaguar o sabão adequadamente
  • Climas secos ou falta de umidade
  • exposição ao sol
  • Uso frequente de produtos químicos, incluindo produtos de limpeza doméstica
  • Falta de umidade na pele

Para pessoas em restaurantes ou ocupações médicas, a lavagem frequente das mãos é muitas vezes a causa de mãos rachadas e secas. Os enfermeiros lavam constantemente as mãos antes e depois de cuidar dos pacientes. O mesmo vale para bartenders, chefs e servidores. Suas mãos estão frequentemente expostas a altas temperaturas e estão frequentemente em contato com água ao lavar pratos ou limpar alimentos das mãos.

Mesmo que você não lave as mãos com tanta frequência, pode estar usando um sabão abrasivo ou não enxaguando bem – fazendo com que sua pele seque.

Uma mulher usando sabonete nas mãos.

Estar em climas secos também afeta suas mãos. Se você vive em um clima seco em tempo integral ou está apenas visitando, isso pode afetar sua pele rapidamente. As altitudes elevadas significam uma exposição solar mais intensa – ressecando a pele. Mais adiante no artigo, entrarei em mais detalhes sobre como prevenir e tratar essa causa de mãos secas.

Outra razão pela qual suas mãos podem estar secas é devido ao uso frequente de produtos químicos. Você trabalha em um emprego que exige que você tenha as mãos perto de produtos químicos? Você gasta muito tempo limpando com produtos domésticos abrasivos?

Estas são todas as coisas para se pensar se você está lidando com a pele seca em suas mãos. Se nenhuma das causas acima soar como a culpada, pode ser apenas a falta de umidade na pele das mãos. Não se preocupe; nós vamos te consertar imediatamente com alguns remédios naturais!

5 remédios naturais para mãos secas e rachadas

1. Elimine os sabonetes abrasivos

Você deve ter certeza de que não está usando sabonetes ásperos ao lavar as mãos. O Dr. Bailey, dermatologista da Califórnia, recomenda usar apenas sabonetes em barra de glicerina extremamente suaves ou sabonetes líquidos com adição de glicerina adicional. Um fato interessante é que quanto mais espuma um sabonete, maior a probabilidade de ser agressivo para a pele. Bom saber!

Sabonete em forma de coração com pincel.

De acordo com o LiveStrong, os sabonetes de glicerina são ótimos para lavar as mãos e cuidar da pele em geral por causa de suas propriedades hidratantes totalmente naturais. Eles são ótimos para pessoas com pele sensível e não costumam causar irritação. A glicerina também é um umectante, o que significa que atrai a umidade.

2. Esteja atento à lavagem frequente das mãos

Se você lava as mãos com frequência devido à sua ocupação, isso realmente não pode ser evitado. No entanto, usar luvas de borracha resistentes pode ajudar. Eles protegem suas mãos e criam uma barreira entre sua pele delicada e as duras condições externas.

Se você lava as mãos com frequência apenas por hábito, deve tentar minimizar isso. Limite a lavagem das mãos ao uso após o banheiro, antes e depois de comer e, claro, quaisquer outras situações difíceis em que você possa se meter.

Uma pessoa lavando as mãos na pia.

Você também pode aplicar sabão apenas na palma das mãos, a menos que as costas das mãos estejam sujas. Meu ditado favorito é “um pouco de sujeira não faz mal”.

3. Hidrate com frequência

Mãos secas precisam de umidade constante para curar. Hidrate várias vezes ao dia – especialmente depois de lavar as mãos ou antes de sair ao sol ou ao vento. Eu mantenho um tubo deste creme para as mãos intensivo ao lado da pia para me lembrar.

Algo que geralmente não consideramos quando se trata de nossas mãos é o protetor solar – não é apenas para o seu rosto! Proteja suas mãos da exposição solar prejudicial aplicando generosamente protetor solar ou mate dois coelhos com uma cajadada usando um creme para as mãos com SFP como este.

Uma pessoa colocando loção nas mãos.

À noite, você pode usar um hidratante mais espesso e forte, como vaselina (boa e velha vaselina), para reter a umidade durante toda a noite. Para fazer isso, aplique primeiro o creme noturno, depois uma camada de vaselina e, em seguida, coloque luvas de cuidados com as mãos enquanto dorme. Você vai bloquear a umidade durante toda a noite.

4. Massagens com Óleos à Base de Plantas

Muitas pessoas não percebem que os óleos que você usa na cozinha também podem ser ótimos para cuidar da pele. O óleo de coco e o azeite de oliva são produtos incríveis para hidratar profundamente a pele.

A boa notícia é que você não precisa comprar nada porque provavelmente já tem um pouco de óleo no armário da cozinha. Abaixo está uma lista dos melhores óleos à base de plantas que você já pode ter em mãos:

Pegue seu óleo vegetal favorito, coloque um pouco nas mãos e esfregue-as por cinco a dez minutos. Você vai querer manter o óleo em suas mãos por cerca de 20 minutos depois disso e depois enxaguar com água morna. Repita diariamente para obter o máximo de benefícios.

5. Tratamento para as mãos com manteiga clarificada

Outro item que você provavelmente tem em casa para tratar as mãos rachadas e secas é a manteiga. Pode parecer um pouco gorduroso e confuso, mas é o lubrificante perfeito para mãos secas.

Simplesmente pegue um pouco de manteiga ou ghee e esfregue nas mãos por alguns minutos. De acordo com o Find Home Remedy, o ghee não apenas hidrata, mas também alivia pequenos cortes e rachaduras nas mãos. Deixe a manteiga agir por cerca de 20 minutos e depois enxágue com água morna.

Repita esse processo algumas vezes ao dia até notar alívio.

Xícaras de manteiga e óleo.

Usar esses métodos caseiros para eliminar as mãos secas pode ser extremamente útil. Uma mistura dos itens acima pode ser uma ótima tática para obter uma pele macia o mais rápido possível.

Como adoro manter as coisas caseiras e naturais, a seguir vou compartilhar como fazer seu próprio creme para as mãos caseiro.

Cremes para as mãos caseiros

Eu amo o YouTube porque ele oferece infinitas demonstrações e receitas para sua leitura. Quer fazer um creme para as mãos em casa? Tem um vídeo para isso!

No vídeo do YouTube a seguir, uma mulher compartilha a receita de creme caseiro para as mãos de sua avó. Confira e me diga o que achou.

Caso contrário, você pode encontrar muitas receitas navegando na web. No The Prairie Homestead, eles compartilham uma receita fantástica que você pode fazer em casa. Os ingredientes são:

Para criar o creme, basta misturar a manteiga de karité, a cera de abelha e o óleo de amêndoa doce em banho-maria. The Prairie Homestead sugere usar um copo medidor de Pyrex e colocá-lo em uma panela com água fervente.

Mexa a mistura à medida que derrete. Depois de totalmente derretido, retire do fogo e deixe esfriar por cerca de cinco a dez minutos.

Em seguida, misture os óleos essenciais e despeje o líquido em um pequeno recipiente de vidro. Deixe endurecer nas próximas horas. Se você mora em um clima quente, guarde sua mistura na geladeira, pois ela ficará líquida se estiver muito quente.

Sabonete artesanal.

Existem literalmente centenas de receitas em toda a internet para loções e cremes caseiros. Esta página sozinha tem links para 50 receitas de loções não tóxicas do tipo faça você mesmo.

O meu favorito é esta receita simples de três ingredientes da Mommypotamus. Se você odeia cozinhar tanto quanto eu, também vai gostar de qualquer receita com apenas três ingredientes! Para esta receita você vai precisar de:

  • ¾ xícara de óleo (azeite, óleo de abacate ou óleo de coco são as melhores escolhas)
  • 3 colheres de cera de abelha
  • ¾ xícara de água ou água de rosas ou chá de ervas (à temperatura ambiente ou um pouco mais quente)
  • Opcional: óleo essencial se preferir perfumado

Nota:

Ao usar o óleo de coco, sempre mantenha sua loção caseira em temperatura ambiente para que o óleo de coco não endureça e derreta uma e outra vez. Você pode ver a demonstração completa em vídeo de Mommypotamus aqui.

Remédios de venda livre para mãos secas e rachadas

Se os passos acima não foram suficientes para curar sua secura, existem outras opções por aí. Como tenho certeza que você já viu, existem infinitas quantidades de produtos para cuidados com a pele no mercado. Ao procurar produtos em sua farmácia ou loja de conveniência local, fique atento a estes ingredientes essenciais para a pele seca:

De acordo com LiveStrong, esses ingredientes têm propriedades benéficas únicas para sua pele. A glicerina e a manteiga de karité proporcionam uma hidratação profunda e duradoura nos poros da pele, ajudando a restaurar a secura.

Aloe tem sido usado como uma tática de tratamento e alívio para queimaduras. A lanolina acalma as irritações da pele e pode ajudar a diminuir a dor que vem com a pele seca e rachada.

A vaselina atua como uma incrível cobertura protetora que acalma e protege suas mãos de mais danos. Ajuda sua pele a evitar danos ambientais e retém a umidade que já está em suas mãos.

sabonete artesanal

Com apenas uma pesquisa rápida na internet, você encontrará toneladas de opções de balcão com ótimas críticas. Eu até amo a opção baseada em cânhamo sugerida neste artigo do Today.com.

A Amazon é outro ótimo lugar para encontrar algumas opções incríveis de cremes para as mãos secos. Você encontrará terapia orgânica, perfumada, sem perfume, intensiva e mais sutil. As opções são realmente infinitas.

Se você já tentou a maioria ou todos os remédios acima e ainda está com pele seca ou desconforto, é provável que seja hora de consultar seu dermatologista. Eles podem dar uma olhada em sua pele e determinar se há uma condição de pele subjacente, como eczema.

O eczema é uma condição da pele que geralmente precisa de tratamento prescrito pelo seu dermatologista. Existem vários tipos diferentes de eczema. Um tipo é chamado de “dermatite da mão”. De acordo com a National Eczema Association, este tipo de eczema pode causar:

  • Vermelhidão
  • Pele seca e escamosa
  • Pele rachada
  • Bolhas na pele
  • Dor e coceira

Essa condição é mais prevalente em pessoas com as ocupações que discutimos anteriormente, como hospitalidade, assistência médica ou um trabalho que envolva exposição a produtos de limpeza ou químicos.

Se você acha que pode estar apresentando algum sintoma de dermatite nas mãos, marque uma consulta com seu médico para obter um diagnóstico. Seu dermatologista pode prescrever pomadas e cremes de grau mais forte para você.

Pensamentos finais

Então, o que você acha? Você se sente pronto para enfrentar suas mãos secas com confiança? Discutimos algumas maneiras naturais de curar suas mãos, incluindo:

  • Lavagem das mãos menos frequente
  • Usando sabonetes menos abrasivos
  • Protegendo suas mãos de produtos químicos e produtos de limpeza em seu trabalho
  • Hidratar frequentemente, seja com produtos de venda livre ou receitas caseiras de loção para as mãos

Qual é a sua abordagem favorita? Ou você vai ser como eu e tentar alguns? De qualquer forma, boa sorte e deixe-me saber como as coisas acontecem nos comentários abaixo. Obrigado novamente por ler!

Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.