Biblioteca

É possível regenerar os dentes?

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Se você lascou um dente, perdeu um completamente ou está faltando um pedaço devido a cáries, tenho certeza que você se perguntou por que ele não pode simplesmente se reparar ou crescer novamente da mesma maneira que nossa pele e ossos. Os danos nos dentes geralmente exigem uma ida ao dentista, algo que aterroriza muitos de nós.

Atualmente, os tratamentos para dentes danificados incluem obturações, implantes, facetas e dentaduras. Tudo isso envolve colocar substâncias artificiais em nosso sistema dentário – o que pode ser preocupante se você preferir remédios naturais. Existe uma alternativa? É possível regenerar os dentes? Leia mais para descobrir.

O básico do desenvolvimento do dente humano

A maioria de nós sabe por experiência própria que temos dois conjuntos de dentes em nossa vida. O primeiro conjunto se desenvolve enquanto ainda estamos no útero. Ao nascer, temos um conjunto completo de 20 dentes escondidos sob nossas gengivas. Este primeiro conjunto é conhecido como nossos “dentes decíduos”, “dentes de leite” ou “dentes de leite”.

Entre a idade de cerca de 6 meses a 3 anos, os dentes de leite rompem as gengivas no processo conhecido como “dentes”. Se você danificar um dente antes dos 6 anos de idade, não precisa se preocupar, pois todos os dentes de leite começam a cair de qualquer maneira.

Uma mulher sorrindo.

De 6 a 13 anos, os permanentes ou “dentes adultos” erupcionam. Este conjunto tem entre 28 e 32 dentes, dependendo se os seus dentes do siso aparecem ou não. Os dentes do siso geralmente nascem entre os 17 e os 21 anos, mas isso pode acontecer muito mais tarde ou não. (fonte)

Bem, é possível regenerar os dentes?

Como você deve ter concluído pelo nome “dentes permanentes” dado ao nosso conjunto adulto, eles são permanentes e não crescem novamente. O único caso em que é possível crescer um dente totalmente novo naturalmente é se você for uma criança que ainda tem dentes de leite.

O outro caso em que seus dentes podem crescer novamente é se você for um tipo de peixe chamado “peixe ciclídeo”. Nesse caso, você provavelmente não pode ler este artigo. Em uma nota séria, discutirei esse peixe mais tarde, pois ele levou a algumas pesquisas promissoras na área de rebrota dos dentes.

Existem algumas evidências de que seus dentes adultos podem “remineralizar”, em vez de crescer novamente. Agora não fique muito animado, pois isso se aplica apenas ao reparo de erosão de esmalte muito superficial, mas vou explicar como você pode ajudar nesse processo.

Como remineralizar seus dentes

O tratamento usual para uma cavidade é inserir um enchimento feito de metal, plástico ou vidro. No entanto, um estudo mostrou que as cáries podem ser revertidas por mudanças rigorosas na dieta. A teoria é que o ácido fítico, uma substância encontrada em grãos, nozes, sementes e feijões, impede que nossos dentes se curem de forma eficaz.

O estudo foi realizado em crianças com cáries. O grupo 1 comeu dieta rica em ácido fítico, o grupo 2 com dieta normal com suplemento de vitamina D e o grupo 3 com dieta pobre em ácido fítico e suplemento de vitamina D. O grupo 3 teve uma grande melhora – quase todas as cáries foram curadas.

Para ajudar a remineralizar seus dentes, você deve evitar completamente o açúcar, comer uma dieta pobre em ácido fítico e consumir muitos laticínios. Os cremes dentais destinados a aumentar a remineralização também ajudam. (fonte)

Remédios tradicionais para o crescimento do dente

Em minha pesquisa, encontrei alguns remédios tradicionais estranhos que alegam ajudar no crescimento dos dentes. Como já expliquei, não é possível regenerar dentes adultos, portanto, tome-os com um grão de sal.

Uma página recomendava comer uma casca de ovo todos os dias, o que soa quase tão horrível quanto ir ao dentista para mim. Aparentemente, eles não têm um gosto tão ruim em smoothies, mas acho a ideia difícil de digerir. Aparentemente, as cascas de ovo contêm muito cálcio e outros minerais saudáveis ​​para os dentes, mas prefiro obtê-los de um suplemento vitamínico ou da minha dieta regular. (fonte)

Ovo cozido duro.

Outra sugestão é uma erva chamada “confrei”, que costumava ser conhecida como “malha”, pois ajudava a curar ossos quebrados. Bem, esta erva contém produtos químicos venenosos que são absorvidos através dele, então eu não vou tentar isso, muito obrigado. (fonte)

Eu amo remédios naturais, mas apenas se eles forem seguros e tiverem uma boa ciência por trás deles. Eu acho que quando se trata de crescimento dentário, sua melhor aposta é modificar sua dieta. Se você tentar algumas das coisas que encontrei online, seu melhor resultado provavelmente é o esmalte fortalecido, mas na pior das hipóteses você pode consumir venenos ou comer centenas de cascas de ovos sem motivo…

O que o futuro reserva para o crescimento do dente?

O crescimento dos dentes parece ser um tema quente na comunidade científica. Com a prevalência do “vício” de açúcar na sociedade moderna, dois conjuntos de dentes simplesmente não parecem ser suficientes. Felizmente, houve alguns avanços promissores, mas eles ainda estão muito longe de se tornarem mainstream.

Como mencionei acima, os cientistas estudam peixes ciclídeos no Lago Malawi. Esses peixes têm um suprimento infinito de novos dentes. A chave é encontrar os genes e produtos químicos envolvidos na transformação de células-tronco em dentes e papilas gustativas (ambos começam como o mesmo tipo de célula).

Gráfico de um dente em decomposição.

Os pesquisadores acreditam que as células na boca de um humano “podem ser mais plásticas do que pensávamos anteriormente”. Mesmo que eles possam descobrir como criar dentes a partir de células-tronco, eles devem ser ligados a nervos e vasos sanguíneos para permanecerem viáveis. (fonte)

Outro grupo liderado por Yang Chai, da Universidade do Sul da Califórnia, estudou o processo em roedores. Os dentes incisivos dos roedores continuam crescendo enquanto os molares param. Ao comparar os dois tipos diferentes de dentes, pode ser possível desbloquear o processo de rebrota dos dentes humanos. (fonte)

Ainda outro estudo usou lasers para reparar com sucesso tecidos dentários de roedores e humanos em laboratório. Ainda não foi testado em humanos, mas os resultados são promissores. O grupo fez furos em molares de ratos, expondo a dentina no interior do dente.

Em seguida, eles aplicaram um laser de baixa potência para ativar as células-tronco para produzir mais dentina e reparar a área. O resultado foi um sucesso, o molar tratado com laser voltou a crescer em 12 semanas, enquanto o controle não. (fonte)

Um médico está à frente quando se trata de rebrota dos dentes. Dr. Jeremy Mao, do Columbia University Medical Center, usou um andaime 3Dl e fatores de crescimento para regenerar um dente em nove semanas. A técnica foi patenteada e a equipe está procurando maneiras de trazê-la para fora do laboratório e para a clínica. (fonte)

Conclusão

Sinto muito se você está desapontado ao saber que não é possível regenerar completamente seus dentes. No entanto, o futuro parece brilhante. Eu não ficaria surpreso se nos próximos 10 – 15 anos não estivermos limitados pelo nosso conjunto adulto “permanente” de dentes e pudermos facilmente desenvolver novos dentes dentro de nossas próprias bocas. Provavelmente virá com um preço alto, por isso é melhor cuidar do conjunto gratuito que você já possui!

Referências: 1, 2, 3, 4, 5

Mais

Conteúdo verificado por RJ5929

Sempre procure um médico

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.