Câmara

Médicas enfatizam prevenção para enfrentar câncer de mama em palestra na Câmara

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Por Charles Nisz. Foto: Ricardo Migliorini.

Na manhã desta sexta-feira (28), uma palestra sobre saúde feminina encerrou a programação da Câmara Municipal de Osasco do Outubro Rosa – mês dedicado sobre o tema da saúde das mulheres.

A ginecologista Simone Giraldi e a psicóloga Sílvia Rezende abordaram aspectos físicos e psicológicos de doenças que acometem as mulheres. “O estresse e a saúde mental influenciam na saúde física”, disse Silvia.

De acordo com a psicóloga, as pessoas não são ensinadas a lidar com emoções: “Geralmente somos ensinados a ser fortes e a suprimir o que sentimos. Isso acaba gerando ansiedade e depressão nas mulheres – muitas delas encaram dupla ou tripla jornada”.

“Ter uma saúde mental boa contribui para o tratamento. Receber um diagnóstico de doença grave não é algo simples e se a pessoa não está bem, isso acaba prejudicando o desenrolar do tratamento físico”, acrescentou a psicóloga.

Simone Giraldi, médica ginecologista, falou sobre a incidência do câncer de mama pós-pandemia: “Com a covid-19, muitas mulheres deixaram de fazer exames de rotina e tivemos 66 mil novos casos de câncer de mama no país”, alertou Simone, que enfatizou a fala da colega psicóloga:

“Manejar os fatores ambientais é fundamental nesse tipo de câncer. Mudar os hábitos de vida reduz em 30% a chance de desenvolver um câncer nos seios”, explicou a médica.

Conforme a ginecologista, os homens não estão livres da doença. “Cerca de 1% dos homens são acometidos de câncer de mama. No caso masculino, a doença acontece de maneira mais forte do que nas mulheres”, relatou a médica.

Conteúdo Oficial – Verificado

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.