Câmara aprova alteração na lei do FUMCAD em Segunda Discussão
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |
Por Deniele Simões. Fotos: Ricardo Migliorini.
Os vereadores osasquenses aprovaram três moções e três projetos durante a 40ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (8).
O destaque da pauta da Ordem do Dia foi o Projeto de Lei 121/2021, de autoria do Executivo Municipal, que propõe alterações no Fundo Municipal para Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), aprovado em Segunda Discussão, com 14 votos favoráveis.
O texto propõe que o FUMCAD seja vinculado à Secretaria Executiva da Infância e Juventude. A ideia é permitir a destinação de recursos necessários ao desenvolvimento das políticas públicas destinadas à criança e ao adolescente em Osasco.
O projeto estipula a alteração na Lei 2.980/1994, que criou o FUMCAD há quase 30 anos. Com a mudança, a gestão técnico-administrativa do fundo ficará sob a responsabilidade da Secretaria Executiva, com acompanhamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Durante a votação do texto, a vereadora Elsa Oliveira (Podemos), que é membro da Comissão da Criança, do Adolescente e da Mulher, explicou que o projeto aprovado dará mais transparência à gestão do fundo.
A parlamentar destacou a participação do senhor Marcos Miguel, representante da sociedade civil, que sugeriu a realização de uma audiência pública para a discussão mais detalhada do projeto com a comunidade.
Elsa Oliveira colocou a Comissão à disposição das entidades que atuam com crianças e adolescentes, caso exista a necessidade de novas mudanças no FUMCAD após a aprovação da lei.
O vereador Josias da Juco (PSD) defendeu a instituição de um selo que ateste as empresas e entidades que colaboram com o FUMCAD por meio de doações. “Vamos unir forças para que a gente possa fazer políticas públicas de qualidade para as crianças e adolescentes da cidade de Osasco”, justificou.
Com a aprovação em Segunda Discussão, o projeto agora segue para sanção do prefeito Rogério Lins (Podemos), que é o autor da proposta.
Confira a lista dos projetos aprovados na Sessão Ordinária desta terça-feira:
Segunda Discussão
- Projeto de Lei 121/2021 – Prefeito do Município de Osasco – Altera a Lei n° 2.980, de 25 de abril de 1994, que criou o Fundo Municipal destinado a Implementação da Política de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente – FUMCAD. (Aprovado com 14 votos favoráveis)
- Projeto de Lei 141/2021 – Ana Paula Rossi e outros – Institui no calendário oficial do Município de Osasco o Dia do Fundador do Município de Osasco – Antônio Giuseppe Agú. (Aprovado em votação simbólica)
Discussão Única
- Projeto de Lei 41/2022 – Adauto Tô Tô – Dispõe sobre a denominação da Viela Pedro Manoel Bomfim, localizada no bairro Munhoz Júnior. (Aprovado com 14 votos favoráveis)
MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO
Conteúdo Oficial – Verificado
Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.
Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |