Câmara

Câmara aprova cargos efetivos para a Educação e novo Conselho Tutelar em Osasco

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Por Deniele Simões. Fotos: Ricardo Migliorini.

Os vereadores osasquenses aprovaram, nesta quinta-feira (24), quatro moções, oito projetos e acolheram um veto durante a 44ª Sessão Ordinária. Os destaques da Ordem do Dia foram dois projetos do Executivo, para as áreas da educação e proteção à infância e à juventude.

Aprovado em Segunda Discussão, com 18 votos favoráveis, o Projeto de Lei 64/2022 trata da criação do Conselho Tutelar Norte II em Osasco. A proposta do Executivo é voltada à área da proteção à infância e à juventude, já que atende reivindicações dos conselheiros tutelares e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no que diz respeito à ampliação da estrutura de atendimento do órgão.

Na justificativa do projeto, o prefeito Rogério Lins (Podemos) explicou que o CMDCA e Conselho Tutelar “são unânimes em declarar a necessidade de criação de novo órgão na Região Norte da cidade, o que motivou o empenho da Secretaria Executiva da Infância e da Juventude na edição do presente Projeto de Lei”.

Secretaria de Educação

Voltado à melhoria das políticas públicas para a população, o Projeto de Lei Complementar 8/2022 foi aprovado com 18 votos favoráveis, em Segunda Discussão. O texto dispõe sobre a ampliação do número de cargos efetivos na Secretaria de Educação.

A proposta prevê a ampliação de vagas nos cargos de Cozinheiro (351 vagas), Inspetor de Alunos (207 vagas), Oficial de Escola (130 vagas), Servente de Escola (150 vagas), Professor de Desenvolvimento Infantil I (800 vagas) e Professor de Educação Básica I (250 vagas).

Estimada em 1.888 novas vagas, a ampliação deve atender a demanda surgida com a criação de novas unidades escolares e com a abertura de novas salas de aula.
As vagas devem ser preenchidas por concurso público, de acordo com a necessidade da Prefeitura e, de acordo com a justificativa do projeto, a medida “é essencial para a oferta de um serviço público de excelência no campo da Educação”.

As propostas aprovadas em Segunda Discussão serão encaminhadas para apreciação do Poder Executivo. O prefeito Rogério Lins, que é o autor desses projetos, deverá sancioná-los.

Veto

O plenário manteve o veto total ao Projeto de Lei 122/2020, de autoria do Executivo, com 18 votos favoráveis. O texto diz respeito à isenção de pagamento da Zona Azul para veículos conduzidos ou de transporte de idosos, observado o limite permitido de duas horas.

De acordo com a líder do governo na Câmara, vereadora Ana Paula Rossi (PL), a redação de uma emenda que previa isenção para gestantes acabou inviabilizando o texto na sua totalidade. A parlamentar explicou que o projeto será reapresentado em 2023.

Veja a lista de todos os projetos aprovados na 44ª Sessão Ordinária:

Primeira Discussão – Vetos

1. Veto total ao Projeto de Lei 122/2020 – Prefeito do Município de Osasco – Dispõe sobre a isenção de pagamento do prego estabelecido, em vagas rotativas delimitadas, dos veículos conduzidos ou de transporte de idosos, observado o limite permitido de 2 (duas) horas, com a consequente inclusão da alínea “d” ao art. 13, da Lei n° 3.676, de 21 de dezembro de 2001. (Mantido com 18 votos favoráveis)

Segunda Discussão

1. Projeto de Lei Complementar 8/2022 – Prefeito do Município de Osasco – Dispõe sobre a ampliação de cargos efetivos na Prefeitura de Osasco. (Aprovado com 18 votos favoráveis)

2. Projeto de Lei 64/2022 – Prefeito do Município de Osasco – Dispõe sobre a criação do Conselho Tutelar Norte II e dá outras providências. (Aprovado com 18 votos favoráveis)

Discussão Única

1. Projeto de Decreto Legislativo 59/2021 – Julião – Dispõe sobre a concessão de Placa Comemorativa à Associação das Mulheres em Defesa da Criança. (Aprovado com 19 votos favoráveis)

2. Projeto de Decreto Legislativo 57/2021 – Julião – Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Osasquense ao Sr. Mario Luiz Guide. (Aprovado com 18 votos favoráveis)

3. Projeto de Decreto Legislativo 66/2021 – Ralfi – Dispõe sobre a concessão de Medalha Antônio Raposo Tavares e Diploma Cidade de Osasco ao Senhor Luiz Antônio Enéas. (Aprovado com 18 votos favoráveis)

4. Projeto de Decreto Legislativo 67/2021 – Ralfi – Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Osasquense ao Sr. Joaquim Domingues Filho. (Aprovado com 18 votos favoráveis)

5. Projeto de Decreto Legislativo 56/2021 – Ana Paula Rossi – Dispõe sobre a concessão de Cartão de Prata ao Sr. Júlio César Rodrigues Vaz. (Aprovado com 18 votos favoráveis)

6. Projeto de Decreto Legislativo 74/2019 – Josias da Juco – Dispõe sobre a concessão de Cartão de Prata à Ronda Operacional Municipal – ROMU. (Aprovado com 18 votos favoráveis)

MULTIMÍDIA »» GALERIA DE FOTOS | VÍDEO 1 | VÍDEO 2

Conteúdo Oficial – Verificado

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.