Osasco

Osasco participa do Encontro Nacional de Banco de Alimentos

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Texto: Olga Liotta
Imagens: Secom/PMO

O Banco de Alimentos de Osasco, vinculado ao Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura, participou do Encontro Nacional de Banco de Alimentos, realizado em formato online na primeira quinzena de novembro, que buscou, dentre outras ações, fortalecer a rede brasileira do setor no processo de captação das doações, incentivos, armazenamento e distribuição dos mantimentos. O gestor do Banco de Alimentos do município e diretor do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, João Perez, representou Osasco e o prefeito Rogério Lins.

O encontro, promovido pela Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA), por meio do comitê gestor do Ministério da Cidadania, reuniu gestores de bancos de alimentos públicos e privados, pesquisadores, organizações da sociedade civil e gestores municipais de diversas regiões do País, além do SESC Mesa Brasil, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O resultado do Relatório Técnico Científico da “Avaliação Nacional de Bancos de Alimentos” foi apresentado durante o evento e as informações recolhidas e sistematizadas contribuirão para o cenário de atuação dos bancos de alimentos do país e suas redes locais de forma ainda mais eficiente, eficaz e efetivo.

As ações de Osasco durante a pandemia foram mencionadas pelo Ministério da Cidadania, pois tornou-se referência de atuação e ganhou o 3º lugar, em 2021, o Prêmio Estadual “Josué de Castro” com o projeto “Banco de Alimentos de Osasco no Enfrentamento à Pandemia da Covid-19”, recebendo menção honrosa.

“A pandemia colocou a necessidade de expandir o trabalho na segurança alimentar. Aprendemos muito, porque foi um trabalho absurdo manter o funcionamento do banco de alimentos. O que defendemos é que devemos procurar inovar nossa atuação. Acredito que novas metodologias possam trazer novos resultados. Conectar produtores locais com empresas de diversos segmentos, o Poder Público, as ONGs, as universidades, buscar cursos de nutrição e serviço social. São soluções, às vezes simples, mas impactantes. As empresas buscam segurança, não só jurídica, mas no processo de compartilhamento das doações, já que o nome delas está envolvido”, pontuou João Perez.

De acordo com Luís Cláudio Romaguera, diretor do Departamento de Estruturação e Equipamentos Públicos do Ministério da Cidadania, “o objetivo do encontro foi fortalecer a atuação conjunta desses equipamentos, qualificar os bancos e reduzir a perda e o desperdício de alimentos, promovendo o Direito Humano à alimentação adequada. O Ministério da Cidadania participa do Comitê Gestor da Rede, trocando informações e estabelecendo metas a serem alcançadas”.

O Banco de Alimentos de Osasco possui parcerias com 87 entidades e instituições sem fins lucrativos e duas universidades (Anhanguera e São Judas Tadeu e FGV), além das empresas doadoras e órgãos públicos (federal e estadual) e projetos voltados à segurança alimentar e nutricional do município.

 

 

Serviço
Banco de Alimentos de Osasco
Endereço: Avenida General Pedro Pinho, 1340, Pestana
Contato: 3654-4585, das 8h às 17h
Acompanhe as ações @bancodealimentos.osasco

 

Conteúdo oficial – Verificado

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.