Osasco

Uso de máscara é obrigatório no transporte público

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Texto: Olga Liotta

Imagem: Divulgação

A Prefeitura de Osasco publicou o decreto 13.605 na Imprensa Oficial do Município (IOMO, edição 2347) tornando obrigatório, a partir de 30 de novembro de 2022, o uso de máscara de proteção facial no transporte coletivo de passageiros, públicos ou privados, transporte escolar e fretados, bem como nos respectivos locais de acesso, embarque e desembarque de passageiros. As medidas visam evitar uma nova onda de covid-19 na cidade, algo já notado pela comunidade médica em diversas cidades brasileiras em razão da circulação de uma nova cepa do vírus.

O mesmo decreto também recomenda o uso de máscaras de proteção facial em todos os ambientes das unidades escolares das redes pública e privada no município.

O decreto 13.605 pode ser acessado no link http://saude.osasco.sp.gov.br/wp-content/uploads/2022/12/iomo-2347-medidas-sanitarias-_locais-fechados-_-contra-covid19.pdf

VACINAÇÃO

A vacinação contra a covid-19 acontece normalmente em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira. Levar RG e carteira de vacinação com as outras doses.

Saiba os horários de atendimento em www.saude.osasco.sp.gov.br

Público alvo

PRIMEIRA DOSE

– crianças com ou sem comorbidades com idades entre 6 (seis) meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias (menores de três anos)

– Crianças de 3 a 4 anos com e sem comorbidade

– Crianças de 5 a 11 anos de idade

– Adolescentes de 12 a 17 anos de idade

– Adultos com mais de 18 anos

SEGUNDA DOSE

– Crianças de 3 a 4 anos com comorbidade

– Crianças de 5 a 11 anos de idade

– Adolescentes de 12 a 17 anos de idade

– Adultos com mais de 18 anos

TERCEIRA DOSE

– Pessoas com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose) há pelo menos 4 meses

– Pessoas com mais de 18 anos que tomaram a vacina da Janssen há pelo menos 2 meses da 1° dose. Mulheres que tomaram Janssen previamente e atualmente estão gestantes ou puérperas deverão ser imunizadas exclusivamente com imunizante da Pfizer (já estão elegíveis)

– Pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos devem tomar a primeira dose adicional com pelo menos 28 dias após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única)

– Adolescentes com imunossupressão com 12 a 17 anos de idade (inclusive gestantes e puérperas) com pelo menos 8 (oito) semanas (56 dias) após a última dose do esquema vacinal (segunda dose da Pfizer)

QUARTA DOSE

– Pessoas com 18 anos ou mais e profissionais de saúde

(ter recebido a 3ª dose há pelo menos 4 meses)

QUINTA DOSE

– Pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos devem tomar a quinta dose com pelo menos 28 dias após a última dose do esquema vacinal

É necessário apresentar RG e carteira de vacinação com as outras doses.

Conteúdo oficial – Verificado

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.