Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |
As ações fazem parte da campanha “Dezembro Vermelho”, mês escolhido para simbolizar o combate à doença, em declínio desde 1995
No dia 1º de dezembro foi comemorado o Dia Mundial de Combate à Aids, data em que o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional “Dezembro Vermelho”, que reforça a importância de prevenir a doença que ainda não tem cura.
Embora o número de pessoas que desenvolveram AIDS esteja em queda no Brasil, segundo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (em 2021 foram 40.880 casos, enquanto até junho de 2022 foram 16.703), a infecção pelo HIV entre homens jovens, entre 14 e 29 anos, registrou leve aumento entre 2011 e 2021, de 6.641 por ano para 7.979. Mesmo com os tratamentos mais eficazes, esses números alertam sobre a necessidade de conscientização e a importância do uso de métodos preventivos, como a camisinha, entre outros de prevenção combinada.
No estado de São Paulo, dados divulgados no final de novembro pela Fundação Seade, do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, mostram que a mortalidade por aids caiu 78% desde 1995, quando atingiu o pico de óbitos por a doença ocorreu. .
Os números de 1995 apontavam 7.739 óbitos, sendo 5.850 entre homens e 1.889 entre mulheres, contra 1.719 em 2021, sendo 1.237 entre a população masculina e 482 entre a população feminina. As taxas de mortalidade por aids apontam queda visível em todas as regiões, com comportamentos diferenciados entre elas. No estado de São Paulo, ocorreram 22,9 óbitos por 100 mil habitantes em 1995, 7,6 em 2010 e 3,8 em 2021.
Combate na região
Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids, de 1º a 7 de dezembro, o Caminha Sabendo, em parceria com 642 municípios, distribuiu 200 mil testes para detecção de HIV e Sífilis, nos locais definidos pelos municípios. Foram aproximadamente 900 ações em todo o Estado com a participação de 4.000 unidades de saúde.
Nas 12 cidades da Região Oeste da Grande SP, que fazem parte do consórcio de municípios Cioeste*, as ações foram pontuais, mas o atendimento aos infectados pelo HIV nas regionais de saúde continua. Especificamente em quatro municípios, que são Barueri, Jandira, Cotia e Osasco, as iniciativas já aconteceram. No dia 3, aconteceu a testagem para HIV, sífilis e hepatites na estação da CPTM Antônio João, em Barueri, com distribuição de material informativo e preservativos. Ainda no dia 3, a prefeitura de Jandira realizou exames e orientações no Ambulatório de Especialidades Médicas da cidade.
Em Osasco, entre os dias 1º e 7/12, aconteceu a Semana de Combate à Aids, com testes rápidos, orientações e encaminhamentos em diversas localidades.
Cotia, além de mobilizar a população, promovendo uma ação específica no dia 3, também realizou a 15ª Campanha Saber Saber, de 1º a 7/12, intensificando orientações e conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis (DSTs), incluindo editais elucidando o tema.
Outras cidades, como São Roque, continuam realizando atividades voltadas para o combate à aids. Na cidade, a campanha Conheça vai até sexta-feira (09) na Vigilância Epidemiológica de São Roque e no Posto de Saúde São Roque, oferecendo testes gratuitos de HIV e Sífilis para toda a população, das 8h às 15h, basta acessar um dos locais e apresentar documento original com foto.
*Cidades da região metropolitana: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista🇧🇷
—————-
PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO
Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.
Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.
Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.
Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |