Osasco

Rede de TV denuncia larvas e baratas em comida de funcionários Nacional

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Bandeja para funcionários da Rede TV, em Osasco-SP, oferece comida com larvas, baratas, vidro e pedras, segundo denúncias sindicais (foto: Reprodução/Internet) Funcionários da RedeTV denunciam que larvas já foram encontradas na comida servida no restaurante da emissora e baratas. Os Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas de São Paulo se uniram para denunciar a situação. As informações são da página Notícias da TV, hospedada no portal UOL. Após reunião na última segunda-feira (12/12), as entidades entregaram uma proposta à emissora para solucionar o caso. Mas, em nota, a empresa nega as acusações.

O Notícias da TV acessou os documentos com as denúncias e trechos de depoimentos de pessoas que ali comem diariamente. Os sindicatos também informam que a rede de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho é a única entre as grandes emissoras nacionais que não oferece vale-transporte aos funcionários.

Apesar de estar reverberando agora, a má qualidade da comida servida no restaurante não é novidade. Colaboradores dizem que a comida não é boa há pelo menos cinco anos, mas piorou muito nos últimos meses. Os representantes sindicais na TV começaram a receber inúmeras reclamações de que as refeições servidas eram salgadas e deixavam gosto ruim na boca.

Há ainda casos de colaboradores que adoeceram após comerem no tabuleiro, frequentado maioritariamente por quadros da empresa com salários mais baixos, que não podem levar comida de casa ou comer num snack-bar privado nas instalações do CDT (Centro de Televisão Digital ) em Osasco, onde fica a sede da RedeTV!.

“São poucos os trabalhadores que não têm ou não tiveram pelo menos uma ocorrência de dor de estômago, dor de barriga, diarreia ou intoxicação alimentar – conforme relatado por vários relatos de colegas que foram contatados por entidades sindicais”, diz o documento, descrevendo também a difusão do gosto ruim da comida na boca, que “não sai direito nem depois de escovar os dentes”.

O restaurante da Rede de TV
Os serviços de alimentação da Rede TV são terceirizados, sendo de responsabilidade da Sapore. No site da empresa, constam nomes de outras TVs da lista de clientes, como SBT e Globo.

Mesmo com esse currículo de prestação de serviço, o sindicato afirma que os funcionários já relataram problemas com a alimentação em diversas ocasiões, incluindo a presença de cacos de vidro e pedras, além de lesmas em saladas.

“Uma pesquisa com funcionários e ex-funcionários do posto encontrou diversos depoimentos ricos em detalhes sobre as doenças causadas. Os entrevistados para esta reportagem afirmam ter encontrado lagartas, besouros e lesmas em saladas, cabelos, pedras no arroz e no feijão, em além de cacos de vidro”, mostra um trecho da nota da RedeTV! sindicatos.

Entre outubro e novembro, um radialista da Rede TV declarou ter comido parte de uma barata em uma sopa na bandeja.

E, apesar de absurdo, isso acontece há muitos anos, segundo o Notícia da TV. Um funcionário disse que é recorrente. E um ex-jornalista de TV disse que em sua época, há mais de uma década, houve outro caso de baratas na comida.

Tentativa de negociação pacífica
A Vigilância Sanitária de São Paulo pode fechar o restaurante popular da emissora, embora até o momento não tenha havido denúncias formais aos órgãos governamentais.

Primeiramente, os sindicatos pediram uma reunião com os dirigentes da RedeTV!, realizada na última segunda-feira (12/12).

As duas entidades apresentaram uma proposta de melhoria do restaurante. Eles sugeriram que a TV oferecesse mais um lugar para comer e abrisse a concorrência entre as duas empresas. Eles também avisaram que a RedeTV! pagar um valor de R$ 29 por dia de vale-alimentação para os empregados que trabalham com carteira assinada e para os que possuem contrato PJ (Pessoa Jurídica).

Os sindicatos também pediram alinhamento com as práticas de outras emissoras. Disponibilizar pratos de alimentação ao custo de R$ 10 para os trabalhadores que ganham menos. SBT, Band, Globo e Record fazem isso.

O que a empresa diz
Em nota, a Rede TV negou todas as acusações do sindicato.

“A informação causa espanto, pois não é válida. A RedeTV! oferece refeições de qualidade por meio de um restaurante terceirizado, que apresenta um cardápio variado e equilibrado. Todos os colaboradores, elenco e convidados utilizam regularmente o restaurante, que é sempre supervisionado pelo departamento de RH. Além disso, em suas amplas instalações, a empresa conta ainda com uma lanchonete e frequentemente com diversos food trucks.”

—————-


PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO

Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.

Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.