EmpregosOsascoPolíticaSocial

Lutou contra a ditadura e pelos direitos dos trabalhadores 03/12/2022 Cotidiano

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Companheiro de luta inabalável. Assim o descrevem os colegas de Octaviano Pereira dos Santos, o Tigrão.

Santos foi diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e um dos líderes da greve de 1968, que marcou a história da resistência dos trabalhadores à ditadura militar.

O sindicalista nasceu em Guanambi, interior da Bahia, em 9 de maio de 1936. Na década de 1950, migrou para o interior de São Paulo em busca de trabalho.

Em 1968, ano do início da greve, Santos trabalhava na Brown Boveri, fabricante suíça de equipamentos elétricos e ferroviários. Lá, ele foi um dos responsáveis ​​por fazer os trabalhadores aderirem às manifestações em solidariedade aos trabalhadores da Cobrasma (Companhia Brasileira de Material Ferroviário), que iniciaram as mobilizações antissistema.

Pouco depois, Santos foi uma das lideranças presas pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), responsável pela repressão a comunistas, anarquistas, sindicalistas e movimentos sociais durante a ditadura.

Libertado da prisão, sofreu retaliações e não conseguiu mais emprego em metalúrgicas, tendo que trabalhar como taxista durante anos.

Apesar de estar fora das fábricas, dividia sua rotina nas ruas com a militância sindical. Ele disse estar convencido de que os trabalhadores unidos são mais fortes.

Em relato ao grupo de trabalho da Comissão Nacional da Verdade, colegiado instituído pelo governo brasileiro em 2011 para investigar violações de direitos humanos ocorridas no período militar, ele disse que nunca se arrependeu de suas ações, que repetiria.

Santos também foi um dos fundadores e ex-diretor da Fapesp (Federação das Associações dos Departamentos dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado de São Paulo), além de fundador e ex-presidente da Uapo (Sindicato dos Aposentados e Pensionistas do Osasco).

“Em 1968, ele foi um dos sindicalistas que trabalharam para organizar os trabalhadores de Osasco por seus direitos. Enfrentou prisão, sofreu represálias, mas resistiu e, desde então, atuou em diversas lutas em defesa da classe trabalhadora, inclusive depois que ele se aposentou”, disse Gilberto Almazan, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.

“Ele nos deixa um forte legado de luta e resistência, que sempre nos inspirará a fortalecer a cada dia a luta por um país mais justo e solidário”, afirmou.

Octaviano Pereira dos Santos faleceu no dia 12 de novembro, aos 86 anos. Deixa cinco filhos e oito netos.

[email protected]

Veja os anúncios da morte

Ver anúncios em massa

—————-


PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO

Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.

Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.