Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |
O trabalho de uma equipe de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi destaque durante a 49ª Sessão Ordinária da Câmara de Osasco, realizada nesta terça-feira, 13 de dezembro.
A equipe atua na transmissão de todos os eventos oficiais realizados no Poder Legislativo de Osasco, que são transmitidos pela TV Câmara Osasco. O trabalho dos intérpretes é fundamental para que as pessoas com deficiência auditiva consigam entender o conteúdo transmitido.
Por meio da Moção de Reconhecimento 387/2022, a Vereadora Cristiane Celegato parabenizou o Sr. Davi Luiz Nascimento dos Santos e toda equipe de intérpretes pelo excelente trabalho realizado na Câmara Municipal.
“A profissão de Intérprete de Libras é uma ferramenta fundamental de acessibilidade para surdos e deficientes auditivos. Essa atuação no Legislativo garante a inclusão e os direitos linguísticos dos surdos, permitindo a participação e acesso aos debates e informações da administração pública”, justificou o parlamentar.
O serviço de tradução simultânea para eventos do Legislativo foi implantado no início de 2020, durante a gestão do presidente Ribamar Silva, que elogiou o trabalho dos tradutores. “A palavra que temos para você é de gratidão. Parabéns por prestar esse serviço de qualidade com tanta competência”, disse.
O vice-presidente da Câmara, conselheiro Josias da Juco, destacou que o sonho de oferecer tradução simultânea de eventos oficiais em Libras é antigo e remonta à gestão do então presidente Osvaldo Vergínio.
O parlamentar relembrou o início das atividades da Libras no Legislativo, há dois anos. Ele falou das dificuldades iniciais, por conta da equipe reduzida e da evolução das obras, que hoje contam com uma estrutura mais adequada.
Josias da Juco defendeu a criação do serviço Libras em eventos oficiais da Prefeitura, como forma de garantir a inclusão de mais pessoas.
A vereadora Lúcia da Saúde parabenizou a vereadora Cristiane Celegato pela Moção e falou sobre o papel do intérprete de Libras. “Essa profissão é de suma importância para a sociedade no contexto familiar e social”, explicou.
Segundo Lúcia, hoje existem mais de 10 milhões de surdos no Brasil e muitos deles se sentem “estrangeiros” por falta de comunicação.
O parlamentar defendeu que a inclusão social deve ser “mais do que um compromisso” e fazer parte das políticas públicas. “A inclusão em todos os espaços públicos é de suma importância para nossa cidade, para que a população seja acolhida e tenha acesso aos recursos públicos”, concluiu.
Foto: Ricardo Migliorini/CMO
—————-
PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO
Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.
Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.
Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.
Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |