Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |
Divulgação/PMO
Osasco ocupa o 7º lugar no ranking dos municípios com maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram divulgados hoje (16) e referem-se a 2020, primeiro ano da pandemia de covid-19.
A cidade de São Paulo lidera o ranking e foi responsável por 9,8% do PIB do país; seguido pelo Rio de Janeiro (4,4%); Brasília (3,5%); Belo Horizonte (1,3%); Manaus (1,2%); Curitiba (1,2%), Osasco (1%), Porto Alegre (1%), Guarulhos (0,9%) e Campinas (0,9%).
Entre as 10 cidades brasileiras mais ricas que responderam por 25% da economia nacional em 2020, apenas Osasco e Guarulhos, ambas na região metropolitana de São Paulo, não são capitais.
Foto: Secom/PMO
O prefeito de Osasque, Rogério Lins (Podemos), comemorou os números e atribuiu o crescimento à geração de empregos e à chegada de novas empresas ao município. “Ainda temos muitos desafios pela frente, mas nos orgulha muito saber que entre 5.570 cidades, Osasco é uma das que mais cresce no país”, disse Lins nas redes sociais, nesta sexta-feira (16).
Apesar do avanço da cidade de Osasco, que ocupava a 8ª posição no ano anterior, os números ainda refletem os efeitos da pandemia na economia dos municípios. A capital paulista, por exemplo, apesar de continuar sendo a cidade mais rica do país em 2020, perdeu 0,5 ponto percentual em relação a 2019.
Os impactos na área de Serviços, principalmente no formato presencial, foram maiores. “Isso porque esses serviços agregam as atividades com maiores quedas de participação no país entre 2019 e 2020, sendo os mais afetados pelas medidas restritivas de isolamento e precaução de contágio das famílias adotadas durante o ano”, diz o IBGE.
Confira o ranking das cidades com maior PIB em 2020*:
1º – São Paulo (SP);
2ª – Rio de Janeiro (RJ);
3ª – Brasília (DF);
4ª – Belo Horizonte (MG);
5ª – Manaus (AM);
6º – Curitiba (PR);
7 – Osasco (SP);
8 – Porto Alegre (RS);
9 – Guarulhos (SP);
10 – Campinas (SP)
*Fonte: IBGE
Osasco também se destacou como a cidade com maior densidade econômica (R$ mil/km²). Da região, as cidades de Barueri e Taboão da Serra também aparecem neste levantamento e ocupam a terceira e a sexta posição, respectivamente.
Ranking dos municípios com maior densidade econômica, 2020 / Reprodução IBGE
—————-
PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO
Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.
Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.
Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.
Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |