Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |
O trabalho de educação e formação promovido por bandas e fanfarras nas escolas da cidade foi tema de debate nesta quinta-feira (15), durante a 50ª Sessão Ordinária da Câmara de Osasco.
O papel dessas instituições foi discutido em plenário, durante a votação da Moção 391/2022, que aplaude a banda da EMEF Professor Luciano Felício Biondo. A associação venceu o Festival Estudantil de Música Instrumental e Coros da cidade de São Paulo na categoria, com a melhor goleira, Júlia Branco, e com o título de Campeã Geral, obtendo a melhor nota do festival.
A autora da Moção, vereadora Elsa Oliveira (Podemos), destacou que a banda escolar do Biondo “desempenha um grande papel no concelho, com o compromisso de incentivar, desenvolver e transformar os jovens em músicos, coreógrafos e profissionais de amanhã”.
O parlamentar destacou o empenho do maestro da banda, Giovanni Lira, que começou na escola como instrutor voluntário de fanfarras. “No início da carreira travou uma grande batalha pela música e, em 2013, conseguiu novos instrumentos para a fanfarra”, lembrou.
Além de professor da escola Biondo, Giovanni Lira atua na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo e já apresentou a música a mais de 500 alunos – alguns deles trabalhando em entidades como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp).
Vice-presidente da Câmara, o vereador Josias da Juco (PSD) também destacou a importância do trabalho de Giovanni Lira. “Um músico exemplar, que buscava conhecimento e hoje é um exemplo na hora de unir as pessoas pela música”.
festival da cidade
Josias defendeu mais ações para incentivar o trabalho de fanfarras e fanfarras. Uma delas é a alteração da lei 4.146/2007, que instituiu o Festival de Bandas e Fanfarras de Osasco. “Vamos fazer o possível para mudar o mês do campeonato, que é fevereiro“, disse.
Ele acredita que a mudança na data do festival deve impulsionar a participação das bandas, já que fevereiro é marcado pelo início do ano letivo, o que acaba atrapalhando a organização do evento.
Os vereadores Adauto Tô Tô (PDT) e Délbio Teruel também usaram a tribuna para parabenizar a banda pela conquista e destacaram a importância do trabalho musical nas escolas.
“Nós vemos esses jovens, meninos e meninas, formando essa banda maravilhosa. É preciso ter esse incentivo aqui em Osasco, para que as escolas tenham mais instrumentos”, defendeu Délbio.
Adauto Tô Tô assinou o compromisso de trazer Giovanni Lira e banda para participar do Programa Nossa História. “Vou falar com o presidente da Frente Parlamentar Nossa História, Rogério Santos, e Sebastião Bognar, para que os convidem a participar do nosso hasteamento da bandeira”.
—————-
PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO
Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.
Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.
Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.
Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |