EconomiaOsascoPolicial

Estado de São Paulo registra 17 roubos de carga por dia Revista Caminhoneiro

Conteúdo exclusivo:
  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report

Os produtos mais visados ​​são alimentos, cigarros, eletrônicos, bebidas, remédios e perfumes. A capital paulista foi a que teve o maior número de ocorrências, seguida por Guarulhos, São Bernardo, Osasco e Itapecerica da Serra

A cada hora e meia, ocorre um furto de carga no Estado de São Paulo. São 17 ocorrências por dia, 525 por mês e de janeiro a setembro já foram registradas 4.725 ocorrências. Os dados são do Boletim Rastreador-Fecap, que acaba de ser tabulado. Houve um aumento de 2% nesse tipo de crime nos primeiros nove meses do ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Maio e julho concentraram os maiores crescimentos (11% e 10%, respectivamente), na comparação com os mesmos períodos de 2021.

“A ausência do Estado, principalmente nas regiões periféricas, permite o escoamento econômico de mercadorias ilícitas, furtadas, falsificadas, contrabando e outros crimes. Sabe-se, inclusive, que empresários de todos os portes estão envolvidos em atividades de dispersão, financiamento e transmutação de cargas furtadas. O furto de carga e o crime de receptação são considerados leves no Código Penal. Assim, a relação custo-benefício favorece a prática de atividades ilícitas que proporcionam alta rentabilidade com baixo risco”, analisa o coordenador do Departamento de Pesquisa em Economia do Crime – Fecap, Erivaldo Costa Vieira.

Os tipos de carga mais visados ​​pelos bandidos são alimentos (23,58%), cigarros (8,79%), eletrônicos (5,20%), bebidas (4,70%), remédios e perfumes (4,38%). . Para o coordenador da Central de Operações do Grupo Rastreador, o crescimento das vendas online interfere diretamente no aumento desse crime. “Os criminosos aproveitam as diversas paradas de entrega porta a porta para abordar e render os motoristas, apoderando-se do veículo e transbordando a carga de forma ágil e rápida, abandonando posteriormente o veículo. Os meses de novembro e dezembro são os mais críticos para a categoria. Nessa época, o consumo tende a subir devido ao Natal, promoções ligadas à “Black Friday” e pagamento do décimo terceiro”, diz Vitor Corrêa.

A capital paulista foi a cidade com maior número de ocorrências, 44,52% do total, seguida por Guarulhos (7,84%), São Bernardo do Campo (5,21%), Osasco (4,48%) e Itapecerica da Serra (3,03%). ). Na cidade de São Paulo, os bairros mais perigosos para roubo de cargas foram Capão Redondo (39 registros), Iguatemi (36), Jaraguá (29), Jardim Ângela (29) e Brás (28).

Caminhões e reboques ameaçados

Segundo o Boletim Rastreador-Fecap, nos três primeiros trimestres deste ano, os roubos e furtos de caminhões e carretas aumentaram 12,88% e 21,41%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2021.

“Os dados vão contra a tendência dos novos números de caminhões. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), houve queda de 1,80% nas vendas em relação ao mesmo período de 2021. Há indícios de que o crescimento dos furtos se deve à redução na oferta de peças e veículos, em nível internacional, somado ao aumento da demanda interna”, diz Allan Carvalho, pesquisador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime – Fecap.

Vitor Corrêa acrescenta que “esse comportamento influencia diretamente na valorização dos veículos seminovos e, consequentemente, no custo de manutenção e reposição das peças dos veículos usados. Como esse é o principal meio de transporte do país, com milhares de caminhões circulando pelas estradas e rodovias do Brasil, bandidos veem grandes oportunidades de roubo ou furto”.

Cerca de 31% dos roubos de caminhões e carretas ocorreram de madrugada, 25% à noite e 24% pela manhã. Os furtos seguiram um padrão semelhante, com 37% dos casos ocorrendo na madrugada, 19% pela manhã e 17% à noite.

A capital paulista foi a cidade com maior número de roubos (685), seguida de Guarulhos (291), Jundiaí (272), Cubatão (163) e São Bernardo do Campo (116). Analisando especificamente a cidade de São Paulo, destacam-se os bairros Anhanguera (40 assaltos), Lapa (32), Jaguaré (30), Jaçanã (28) e Jaraguá (25). Locais de outros municípios paulistas também tiveram número expressivo de roubos de caminhões e carretas – Cumbica/Guarulhos, com 106 roubos, lidera o ranking geral, seguido por Distrito Industrial/Cubatão, com 59 ocorrências, Distrito Industrial/Jundiaí (33 casos) , Jardim Itapecerica/Itapecerica da Serra (29) e Jardim São Marcos/Cubatão (27).

São Paulo também lidera o ranking de furtos no período, 86, seguido por Campinas (31), Limeira (23), Osasco (17) e Guarulhos (16). O bairro Raposo Tavares teve o maior número de furtos de caminhões e carretas da capital com 7 ocorrências até setembro de 2022.

Gráficos e foto: divulgação

—————-


PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO

Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.

Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.

Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.

Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.

  Fact-checking   Autentic   DMCA   Report
Mostrar mais

CORE

Conselho de Mídia Independente - Grupo independente, de atuação jornalística; baseado em SP. Replica e elabora conhecimentos e assuntos de utilidade pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock Detectado.

Desative seu AdBlock para poder acessar o conteúdo gratuito.