Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |
Em parceria com a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA), a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda, entregou no sábado, dia 10/12, o Memorial em Homenagem às Vítimas do Amianto, que fica localizado em Praça Expedicionário Mário Buratti, centro. A solenidade contou com a presença do prefeito Rogério Lins, do prefeito de Bom Jesus da Serra/BA, Jornando Vilasboas, do deputado estadual baiano Zilton Rocha, entre outras autoridades.
A praça que recebeu o memorial passou por uma grande reforma, que incluiu reconstrução do calçadão, novo paisagismo com diferentes tipos de flores e implantação de iluminação em LED.
O memorial recebeu a escultura “Tree-Lung”, como símbolo que representa a vida. O tronco da árvore, com suas linhas retas, representa as fibras do mineral, os galhos superiores simbolizam o macrocosmo e a folhagem os pulmões de milhares de vítimas do amianto. O monumento pesa aproximadamente 1,5 tonelada de aço e foi construído pelo artista plástico Wagner Hermusche.
O local também ganhou um painel com os nomes de mais de 600 pessoas que foram expostas ao amianto e morreram por doenças causadas pela fibra mineral cancerígena.
Em seu discurso, o prefeito Rogério Lins destacou a importância do memorial não só para Osasco, mas para todo o país. “Esse memorial é muito importante, porque representa a luta pela vida. Então isso aqui é mais do que um ato simbólico. Estamos iniciando uma luta permanente em prol daqueles que ainda sofrem com o amianto e pelas famílias das vítimas, que merecem todo o nosso amor e respeito”.
O presidente da ABREA, Eliezer João de Souza, agradeceu a parceria da administração municipal. “Gostaria de agradecer a Prefeitura de Osasco por esta parceria. Iniciamos esse sonho há sete anos e hoje, graças a essa parceria, entregamos esse memorial, que é o mínimo que poderíamos fazer pelos nossos eternos amigos”, finalizou.
SOBRE AMIANTO
O amianto é um material muito versátil e sua extração é barata, por isso seus produtos possuem baixo valor agregado. No entanto, é uma substância que não possui níveis seguros de uso. Por causar câncer nas pessoas expostas a essa substância, sejam trabalhadores ou população em geral, seu uso foi proibido no Brasil e em vários outros países.
Desde 2017, o uso do amianto está proibido no Brasil graças a uma ação dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que afirmaram que o artigo segundo da Lei 9.005/90, que define as regras para a exploração do amianto no país, é inconstitucional, permitindo seu uso e comercialização de forma controlada.
—————-
PlanetaOsasco.com – Via observatório CMIO
Conteúdo inspirado ou obtido por RJ983 nesta fonte.
Declaração DMCA para este conteúdo disponível no menu superior.
Conteúdo apontado como verificado e procedente por CMIO.
Disclaimer – (English version>) This content has been prepared based on information from research, additional publications, or the translation/verification work of a volunteer editor of this web council. This is a non-profit service. It is strongly recommended that all details and information published be carefully verified. We never allow medication recommendations, medication package inserts or any medication guidance. We never allow partisan politics as information.
Isenção de responsabilidade – (versão em português): Este conteúdo foi preparado com base em informações de pesquisas, publicações adicionais ou no trabalho de tradução/verificação de um editor voluntário deste conselho web. Este é um serviço sem fins lucrativos. É altamente recomendável que todos os detalhes e informações publicadas sejam verificadas cuidadosamente. Nunca permitimos recomendações de medicamentos, bulas ou qualquer orientação sobre medicamentos. Nunca permitimos a política partidária como base para checagem. Para mais informações, leia nossos termos.
Fact-checking | Autentic | DMCA | Report |